As três medalhistas do ano passado seguem na briga, enquanto a Engenharia Uberlândia tentará entrar no pódio
Por Luisa Nielsen e Felipe Pirovani
No último final de semana, as atléticas se enfrentaram nas oitavas e quartas de finais das modalidades coletivas na Olimpíada UFU 2023. Os jogos de basquete feminino ocorreram no G6 do Campus Educa no sábado (30) e no domingo (01). As equipes que disputaram entre si foram Agrárias, Direito, Educação Física, Engenharia UDI, Exatas, Fisioterapia, Humanas, Monetária, Odontologia e Psicologia.
Odonto x Psicologia - oitavas de final
Dando início ao fim de semana de competições, a Odonto e a Psicologia, que retornaram à Olimpíada após vencerem na fase de repescagem, se enfrentaram em uma disputa com poucos pontos marcados.
A partida começou equilibrada, e os dois times apresentaram dificuldades em marcar pontos. A partir do segundo quarto, mesmo que as representantes da Fênix tentassem marcar pontos, as jogadoras da atlética das cores vinho e preto bloquearam os ataques sem muita dificuldade e, isso combinado com uma superioridade técnica, fez com que a Odonto ganhasse a partida por 12 a 6.
O destaque do jogo foi a dona da camisa 25 do Panda, a atleta Lilian Sueko Fujiwara, que bloqueou a maioria das jogadas ofensivas e, sempre muito rápida, marcou a maioria dos pontos. “No começo do jogo, a gente levou um susto por causa da marcação muito em cima. Mas depois a gente se equilibrou, se adaptou ao jogo delas e conseguimos a vitória”, celebrou a estudante.
Direito x Exatas - oitavas de final
Como a vencedora da última Olimpíada UFU na modalidade do basquete feminino, a Exatas não teve dificuldade em pontuar. Logo nos primeiros três minutos de jogo, o time do Gorila já havia marcado oito pontos, enquanto o Direito não conseguiu ultrapassar a defesa das rivais. No fim, a atlética das cores vermelho e preto venceu por 45 a 2. Mesmo com a derrota, a Atlética do Guará agradeceu pela segunda chance. “Era muito chato perder de primeira e já ser eliminado, achei isso [a repescagem] muito importante. E, mesmo com a derrota, nosso time é muito unido. Ganhando ou perdendo, a gente se abraça, se apoia e corre até o final”, comentou Ana Clara Farias Tiago, atleta do Direito.
Exatas x Odonto - quartas de final
O embate protagonizado por Exatas e Odonto foi tranquilo para a Atlética do Gorila. As jogadoras da equipe do Panda até tentaram alguns arremessos de três pontos, mas não tiveram sucesso.
As atuais campeãs da Olimpíada defenderam a maioria dos ataques da Odonto, e a atlética vinho e preto conseguiu fazer só quatro pontos no primeiro quarto, enquanto o Gorila havia marcado 14.
O jogo terminou com a vitória da Exatas, em um placar de 54 a 10. “O placar é um resultado da união do time, dentro e fora das quadras”, destacou Isadora Neves, que cursa Matemática.
Fisioterapia x Humanas - quartas de final
A Fisioterapia e a Humanas se enfrentaram em um embate marcado por uma grande rivalidade das torcidas e pela superioridade da equipe do Crocodilo.
No primeiro quarto, a partida ainda estava acirrada, com as duas atléticas marcando pontos com certa dificuldade. No segundo, o time verde e preto já havia definido o jogo em 10 a 4.
A Fisio levou a vitória por 24 a 8, sendo a primeira atlética a passar para a semifinal da modalidade.
Agrárias x Monetária - quartas de final
No segundo jogo das quartas de final, a Monetária, apesar de um começo lento, marcou dois pontos de arremessos livres nos últimos minutos do primeiro quarto e, depois, impulsionou o seu ataque. No fim, a Agrárias não conseguiu bloquear a atlética do Tamanduá e perdeu por 22 a 7.
A atleta destaque da partida, Mariana Castilho, capitã da Money, comemorou a vitória. “A gente conseguiu desenvolver bem [as jogadas], dentro das nossas possibilidades. Acredito que a gente poderia ter aumentado um pouco o placar mas, no geral, fizemos uma boa partida”, comentou a estudante de Ciências Contábeis.
Educação Física x Engenharia UDI - quartas de final
A partida que marcou o fim do terceiro final de semana olímpico foi disputada entre as duas atléticas mais antigas da UFU: Engenharia UDI e Educação Física. Elas realizaram uma disputa emocionante, com as duas torcidas apoiando em peso e o placar parelho do início ao fim.
Ao final da partida, a Atlética do Cachorro parou na defesa das adversárias e, neste momento, Gabriella Carvalho Inácio, graduanda em Engenharia Ambiental, conseguiu impor um estilo de jogo rápido, abrindo vantagem no placar para a Engenharia.
Assim, o embate teve a maior quantidade de pontos marcados e foi encerrado em 41 a 34, com a vitória das futuras engenheiras.
Gabriella, que disputa vários esportes pela Engenharia, afirmou estar bem cansada, ainda mais com este novo modelo de jogos da Olimpíada. “Eu treino bastante, gosto demais de estar jogando”, afirmou.
“A gente ganha na raça mesmo. […] Começamos mais nervosas, e, por sabermos que a Educa é bem rápida, não estávamos encaixando direito a marcação. Mas conversamos, consertamos os erros e conseguimos fazer o nosso jogo encaixar”, comemorou a atleta.
Próximos jogos:
Engenharia UDI x Exatas
Fisioterapia x Monetária
O próximo final de semana de competições promete muitas emoções. A Fisioterapia tem a chance de alcançar, pelo menos, o segundo lugar e desbancar a atual vice-campeã: a Monetária. Além disso, a Engenharia UDI pode eliminar a Exatas, que foi a campeã da última Olimpíada UFU. Ainda, podemos ter a reprise da última final entre Exatas e Monetária, que foi contada pelo ARQ UFU.
Resultados - oitavas de final:
Odonto 12 x 6 Psicologia
Exatas 45 x 2 Direito
Resultados - quartas de final:
Fisioterapia 24 x 8 Humanas
Monetária 22 x 7 Agrárias
Exatas 54 x 10 Odonto
Engenharia UDI 41 x 34 Educa
Comments