top of page

Amistosos de basquete integram estudantes em clima descontraído no Agita UFU 2025

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 6 de nov. de 2025
  • 6 min de leitura

Atualizado: 6 de nov. de 2025

Nove jogos foram divididos entre os naipes masculino e feminino


Por: Ester Moraes e Vitoria Dechechi


As torcidas tiveram uma pequena presença  nas arquibancadas | Foto: Vitória Dechechi


O Agita UFU 2025/2, evento que promove a integração entre os “bixos” e veteranos da Universidade Federal de Uberlândia, ocorreu no último sábado (01) no Campus Educa. Entre descontração e improviso, os jogos tiveram início às 9h e seguiram por toda a manhã e tarde. As partidas contaram com quatro quartos de 10 minutos cada e, apesar do clima leve, os amistosos foram bem disputados pelas equipes.


Feminino


Fisio 17 x 6 Engenharia

 

Com a quadra do G6 sem placar eletrônico, a contagem dos pontos foi feita de forma manual, com o apoio do placar de mesa. A partida começou melhor para a Engenharia, que não perdeu tempo e marcou o primeiro ponto do Basquete no Agita UFU 2025/2. Logo em sequência, a Fisio tentou dar uma resposta, mas desperdiçou a chance de pontuar em um lance livre. 


Com boas movimentações e desarmes, o Leão manteve a vantagem nos primeiros minutos. Porém, após parada técnica, o Crocodilo reagiu, virou o jogo e deixou as futuras engenheiras para trás. No último quarto, a Engenharia tentou algumas jogadas para reverter o resultado, mas falhou na finalização e o ataque não encaixou. O Crocodilo venceu a partida por 17 a 6.


A caloura de Fisioterapia Ana Luísa Gomes, comentou sobre a integração do evento e o acolhimento da equipe da Fisio. “Adorei o jogo, fazia tempo que eu não jogava basquete, estava com saudades. Foi ótimo integrar com as meninas do meu time e com as meninas da Engenharia também. Quero jogar mais vezes e quando me chamarem para os esportes, o que tiver vaga, eu estou indo”.


Medicina 11 x 5 Odonto

 

O jogo disputado entre a Medicina e a Odonto foi o mais tranquilo e com menos pontos dentre todos. O primeiro quarto ficou por conta da Atlética da Serpente, que finalizou com um 4 a 1. O restante da partida não foi muito diferente, com a Med dominando os tempos e pontuando para cima do Panda.


Após a partida, Sofia Montanari, atleta da Medicina, contou sobre sua experiência dentro do esporte universitário: “Nossa, é muito bom. Depois de muito tempo sem jogar esportes, eu chego na faculdade, é uma loucura e você tem oportunidade de jogar muitos jogos, é uma mudança total de rotina. As pessoas que eu conheço aqui da atlética são as mesmas que eu saio e curto a faculdade junto, é maravilhoso.” 


Computação 19 x 8 Artes

 

Para encerrar o dia de disputas, Comp e Artes se enfrentaram às 17h em um jogo tranquilo e sem grandes surpresas. O ritmo lento marcou a partida, que seguiu praticamente igual do primeiro ao último quarto. A equipe do Lobo aproveitou melhor as chances de ataque e, com boas jogadas coletivas, deixou o Arlequim sem reação durante boa parte do confronto. Já no fim da tarde, que escureceu a quadra, a Comp fechou o jogo com o placar de 19 a 8.


Sarah Mireille Linhares, “bixete” do curso de Ciência da Computação, comentou sobre a sua relação com o basquete e a recepção da equipe da Comp. “Eu já tive aula de basquete, tentei montar um time de basquete feminino no ensino médio, mas as meninas cansaram depois de um tempo. E aqui o acolhimento é ótimo as meninas são gente boa e tentam enturmar todo mundo”, finalizou


Houveram três jogos na modalidade feminina e seis na masculina | Foto: Vitória Dechechi


Masculino


Engenharia 57 X 29 Artes


O segundo jogo da manhã teve início às 9 horas e foi disputado pelo Arlequim e o Leão. O jogo começou com mais pontos do lado da Engenharia e permaneceu assim até o apito final. O time auri-negro manteve uma boa performance ao longo de toda a partida e conseguiu levar a vitória, fechando o placar com 28 pontos de vantagem.


Paulo Vitor, estudante de Engenharia Civil, comentou sobre a  experiência de jogar pela primeira vez com a camisa preta e amarela em um evento da UFU: “É uma iniciativa muito boa da universidade e é uma oportunidade de jogar, porque nesse período nós ficamos muito tempo sem jogo, tendo que marcar amistoso por conta própria, então é muito bom pode jogar com um time que, querendo ou não, vai jogar uma Olimpíada ou outro evento parecido, então é muito bom”.


Humanas 32 x 19 Agrárias


Humanas e Agrárias protagonizaram um jogo bem disputado do início ao fim e mesmo com algumas diferenças de pontos, a Pantera se manteve ajustada e com alguns lances livres, permaneceu à frente durante os quatro quartos do jogo.


O Javali não desistiu e converteu alguns arremessos de dentro e fora do garrafão, entretanto, eles não foram o suficiente para reverter o placar do time preto e roxo. Nenhuma das equipes contou com caras novas, mas a entrega dos veteranos em quadra se destacou e a Pantera encerrou a disputa com o placar de 32 a 19.

 

Monetária 43 x 33 Fisioterapia


O quarto jogo do dia foi protagonizado por Monetária e Fisioterapia. A partida, muito equilibrada, contou com pontuações próximas ao longo de todos os quartos. No início, a Atlética do Crocodilo abriu o placar e seguiu assim até o terceiro quarto, quando o Tamanduá virou o jogo e levou a melhor até o final.

 

Ronald Pereira, “bixo” de Ciências Contábeis falou em entrevista sobre a sua experiência no Agita UFU 2025/2f: “Eu sempre joguei por outras atléticas, mas pela UFU realmente está sendo algo muito legal. O pessoal da atlética me recebeu muito bem e são muito gente boa, receptivos mesmo.”


O time da Monetária conseguiu superar o terceiro colocado da Olimpíada UFU 2025 | Foto: Vitória Dechechi


Computação 47 x 28 Psico


Seguindo a tarde de jogos, às 13h começou a partida entre Comp e Psico. O confronto começou com um placar equilibrado, com ambas equipes explorando suas jogadas. Do segundo quarto em diante, o Lobo tomou a dianteira e aproveitou bem as chances que criou. 

Apesar da Psico dar alguns sustos, a Fênix se viu parada no mesmo lugar, enquanto o adversário avançou cada vez mais. A Comp se manteve na frente na maior parte do tempo e finalizou a partida por 47 a 28.


O estudante do segundo período de Sistemas de Informação, Matheus Damasceno, já havia participado da última Olimpíada UFU, mas estreou no Agita pela primeira vez. “Eu achei muito legal porque é um formato parecido com a Olimpíada. Nosso time da Comp é feito quase totalmente por veteranos, então quando eu cheguei aqui eu era o mais novo. O pessoal me recebeu super bem e o professor já deixou eu começar jogando, então foi uma experiência muito boa na Olimpíada e aqui no Agita”.


Exatas 48 x 43 Rep. Casa Branca

 

O jogo mais imprevisível do dia teve início às 15h. A atlética da Exatas enfrentou a equipe da República Casa Branca e não deixou a desejar. Para quem talvez não esperasse nada desse confronto, foi surpreendido por um jogo bem acirrado e descontraído. Durante os quatro quartos, as duas equipes mantiveram um jogo equilibrado, o Gorila ampliava e a Rep diminuía a vantagem logo em seguida.

 

Com algumas jogadas individuais, a Exatas não cedeu sua posição no placar e estabeleceu uma pequena vantagem, mas a Casa Branca não facilitou e com diversos arremessos de três pontos não saiu da cola do adversário. Mesmo com um bom desempenho, a Rep não conseguiu empatar a tempo e o Gorila levou a partida por 48 a 43.

 

O veterano de Estatística, Alexandre Costa, falou sobre o Agita e a integração do evento. “O Agita é um programa para isso, para integrar ‘bixos’ e veteranos. Foi um jogo muito bom, a Exatas tá passando por uma reconstrução, nossos atletas antigos formaram e alguns acabaram saindo por lesão. Hoje tivemos quatro ‘bixos’ que vão entrar para Matemática e, por ser um time em reconstrução, foi um resultado excelente”, finalizou.

 

Ao final do amistoso, o integrante da Casa Branca e ex-atleta profissional, Rafael Gumerato, mais conhecido como Bilu, comentou sobre o clima amigável e descontraído da partida. “A ideia é essa, temos um rachinha que jogamos na resenha. Meu curso de Educação Física não se inscreveu para o Agita, eu pensei: ‘Ah, vou inscrever minha República, jogar de brincadeira ali. Foi daora”.


Racha do praia 68 x 55 Time UFU


O penúltimo jogo do dia ficou por conta do time oficial da UFU e pelo time de basquete não oficial do Praia Clube. Essa partida foi, sem dúvidas, a mais truncada do Agita. Com um placar muito bem disputado, o time do Praia conseguiu se sobressair e levar a vitória. Cestas de 3 pontos protagonizaram os tempos e deram destaque à disputa, complementando o placar final.


Em entrevista, João Antônio, estudante de Sistemas da Informação e atleta do time da UFU, dividiu a suas impressões sobre a partida: “Foi um clima muito legal, nós tentamos nos manter unidos por mais que o jogo não fosse tão pegado, e nós estamos buscando nos conectar mais em time para termos mais entrosamento em quadra. Foi bem legal e foi uma oportunidade de nós conhecermos novos atletas que estão entrando agora e eles puderam conhecer um pouco de como a gente joga e interage também.”


Resultados


Feminino


Fisio 17 x 6 Engenharia

Medicina 11 x 5 Odonto

Computação 19 x 8 Artes


Masculino

 

Engenharia 57 x 29 Artes

Humanas 32 x 19 Agrárias 

Monetária 43 x 33 Fisio

Computação 47 x 28 Psico 

Exatas 48 x 43 Rep. Casa Branca

Racha do Praia 68 x 55 Time UFU


 
 
 

Comentários


bottom of page