top of page

Torneio de vôlei masculino marca integração de “bixos” no Agita UFU 2025/2

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 10 de nov. de 2025
  • 5 min de leitura

Nove atléticas divididas em três chaves se confrontaram em quadra


Por Victor Bringel


Valendo medalha, os times deram tudo de si dentro de quadra | Foto por Victor Bringel


Realizado na quadra G5 do campus Educa no último sábado (01), a categoria do vôlei masculino no agita 2025/2 contou com  um torneio entre as atléticas da Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram marcados por disputas equilibradas e espírito esportivo, que teve como principal objetivo promover a integração entre veteranos e bixos por meio do esporte universitário.


Ao todo, nove atléticas participaram do torneio, sendo as equipes divididas por meio de um sorteio realizado pela DIESU, que formou três chaves nas quais os times se enfrentaram em confrontos diretos. A competição contou com fases classificatórias, oitavas, quartas de final, semifinais e final.


Todos os jogos da fase classificatória foram disputados em um set de 18 pontos, exigindo diferença mínima de dois pontos para definir o vencedor. Já nas oitavas e quartas de final, as partidas ocorreram em um set de 21 pontos e manteve a mesma regra de diferença. As semifinais e a disputa de terceiro lugar foram definidas em um set de 25 pontos, enquanto a grande final seguiu o formato melhor de três sets, cada um jogado até 15 pontos.


Classificatórias


Na Chave A, competiram as atléticas Educa, Monetária e Engenharia. A equipe do Cachorro mostrou superioridade desde o início, vencendo os confrontos contra Monetária e Engenharia que garantiram o primeiro lugar do grupo. A Monetária, com uma vitória em cima da Engenharia e uma derrota, ficou em segundo lugar, enquanto Engenharia terminou em terceiro, perdendo os dois confrontos.


A Chave B reuniu as equipes da Humanas, Computação e Psicologia. O destaque ficou para o time de Humanas, que venceu seus dois jogos e se classificou em primeiro. A Comp, com uma vitória e uma derrota, terminou em segundo lugar, e a Psico encerrou a fase sem vitórias.


Na Chave C, os confrontos ocorreram entre Artes, Medicina e Aplicada. A equipe das Artes se destacou, vencendo as duas partidas, enquanto Med garantiu o segundo lugar com uma vitória e uma derrota. Aplicada acabou sendo eliminada após não comparecer à sua partida, perdendo por WO.


Eliminatórias


A fase eliminatória começou com três confrontos diretos entre os segundos e terceiros colocados das chaves, que compuseram as oitavas de finais. A equipe da Med venceu a Engenharia; já a Computação superou Aplicada; e por fim a Monetária levou a melhor sobre a Psico e garantiu vaga nas quartas de final.


Nas quartas, os confrontos foram entre Medicina e Computação, com vitória da Comp. Já entre Artes e  Monetária, com triunfo da atlética do Tamanduá. Assim, as quatro melhores equipes do torneio foram definidas para as semifinais. Educa por ter sido a melhor da chave A, Humanas por ter sido a melhor da chave B, Computação e Monetária.


Na fase seguinte, a Educa venceu a Comp em uma partida equilibrada e conquistou vaga na final. No outro confronto, a Monetária superou Humanas e também garantiu seu lugar na disputa pelo título.


Disputa de 3º Lugar


A decisão pelo terceiro lugar colocou frente a frente as equipes da Computação e Humanas,  sendo decidido em um set de 25 pontos. Logo no início do único set da partida a atlética do Lobo conseguiu abrir seis pontos de vantagem que foram cedidos após muitos erros do time adversário. A  Pantera pediu tempo para se reorganizar, o que funcionou, já que na volta do tempo o time conseguiu diminuir a vantagem para três pontos, pressionando a Comp, que então fez uso de seu único pedido de tempo.


A estratégia se mostrou eficaz, pois logo após o retorno, a equipe do Lobo retomou o controle da partida, voltou a ampliar a vantagem para seis pontos e manteve o ritmo até o fim. O confronto terminou em 25 a 19 para a Comp, que assegurou o terceiro lugar no torneio.


Nicolas Nogueira, “bixo” do curso  Sistema de Informação, contou como foi participar pela primeira vez da competição. Ele destacou a importância do evento para a integração entre os novos alunos, afirmando que, apesar do receio inicial, foi bem acolhido pela equipe e encontrou no torneio uma experiência enriquecedora.  “Os treinos e os jogos foram bem interessantes, porque deu pra aprender bastante e conhecer melhor o pessoal do curso”, finalizou.


Final


Monetária superou os vencedoras do último Agita | Foto por Victor Bringel


A grande final, disputada em melhor de três sets de 15 pontos, colocou frente a frente as equipes da Educa e da Monetária. A atlética do Cachorro brigava pela defesa do título, já que havia superado a atlética do Gorila no último Agita.


O primeiro set  mostrou o equilíbrio que marcou toda a decisão, ponto a ponto, as duas equipes demonstraram eficiência em todos os fundamentos e muita entrega dentro de quadra. No fim, a Monetária conseguiu abrir dois pontos de vantagem no final do set, aproveitou o set point e fechou o placar em 15 a 13.


Na segunda etapa, o time vermelho e azul começou melhor e abriu dois pontos logo no início. No entanto, com uma boa sequência de saques, o time do Cachorro reagiu e empatou o placar. A partida seguiu intensa e equilibrada, mas a experiência da Monetária prevaleceu. A equipe conseguiu se impor na reta final, ampliou a vantagem e venceu o set por 15 a 10, garantindo assim o título do torneio masculino do Agita UFU 2025/2.


Entre os campeões, o “bixo” Paulo Schneider do curso de Ciências Contábeis, relatou a satisfação de participar do seu primeiro Agita e de integrar o time vencedor. Paulo atuou fora de sua posição original, ele contou que o torneio foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. O atleta destacou ainda o ambiente acolhedor do grupo, afirmando que o time era “muito unido e tranquilo, o que deixou a experiência ainda mais especial”. Para ele, o Agita foi uma vivência única, que fortaleceu tanto o espírito esportivo quanto a convivência entre os colegas.


Resultado dos Jogos


Classificatórias


Chave A


Monetária 18 x 15 Engenharia 

Educação Física 18 x 11 Monetária 

Educação Física 18 x 12 Engenharia


Chave B 


Computação 18 x 16 Psicologia 

Humanas 18 x 16 Computação 

Humanas 18 x 06 Psicologia


Chave C 


Artes 18 x 11 Medicina 

Artes W.O. Aplicadas 

Medicina W.O. Aplicadas


Oitavas de Final


Medicina 21 x 16 Engenharia

Computação 21 x 09 Aplicadas

Monetária 21 x 15 Psicologia


Quartas de Final


Computação 22 x 20 Medicina

Monetária 21 x 14 Artes


Semifinais


Educação Física 25 x 20 Computação

Monetária 25 x 21 Humanas


Disputa de 3º Lugar


Computação 25 x 19 Humanas


Final (melhor de 3 sets de 15 pontos)


Educação Física 13 x 15 Monetária

Educação Física 10 x 15 Monetária


Classificação Final do Torneio


 1º lugar: Monetária


 2º lugar: Educação Física


 3º lugar: Computação

 
 
 

Comentários


bottom of page