Jogos de integração no Agita UFU 2022/2 teve favorita e surpresa na final
Por Giovanna Trovó
E foi dada a largada, oficialmente, no semestre da UFU, já que o Agita é o campeonato responsável pela integração em todo início de período, para que os novos integrantes da Universidade possam conhecer mais seus veteranos e pessoas de outros cursos também.
Bem parecido com a Olimpíada Universitária, o evento ocorreu no último domingo (12) e ficou marcado por amistosos em algumas modalidades e mini-torneios com pódio em outras. O vôlei foi um dos esportes no qual teve entrega de medalhas, e o evento contou com atlética que surpreendeu e com atlética que correspondeu às expectativas.
A quadra G5, no campus Educa, sediou o vôlei masculino. Os jogos começaram na parte da manhã com os times divididos em chaves e disputando partidas rápidas de apenas um set de 19 pontos para se classificarem para a fase seguinte. Foram 13 atléticas participantes do torneio, onde 10 equipes passaram para as eliminatórias.
Oitavas de final
O torneio começou com dois jogos e o primeiro foi Educa contra Odonto. Com tranquilidade e sem muitos sustos, quem venceu foi o time da casa por 19 a 9, garantindo vaga para a próxima fase. No segundo e último jogo das oitavas, a Engenharia ganhou por 19 a 14 da Biológicas, em partida equilibrada onde as atléticas alternavam na liderança.
Quartas de final
Desta forma, oito times seguiram na mini-competição. As disputas, por ser um set só, continuavam desequilibradas. A Educa passou pela Exatas por 19 a 11. A Humanas seguiu na competição por ter vencido a Engenharia por 19 a 10. A Fisioterapia derrotou a Psicologia com o placar de 19 a 11. E, ficando com a última vaga, a Monetária eliminou a Agrárias por 19 a 15.
Semifinal
Na luta por um lugar no pódio, as quatro classificadas jogaram entre si. Nas fases finais, a disputa também era de um set só, mas de 25 pontos. O primeiro duelo foi entre Educa e Humanas, e terminou com o placar de 25 a 18. A Humanas foi a surpresa da modalidade do vôlei masculino, pois chegou à sua primeira final na história da competição.
Refazendo a final da última Olimpíada UFU, Fisioterapia e Monetária se encontraram em uma fase anterior no Agita UFU, e, mantendo o favoritismo, já que é a atual campeã, a atlética do crocodilo levou a melhor. Com um placar de 9 pontos de vantagem em um jogo tranquilo, a Fisio garantiu uma medalha.
Disputa de terceiro lugar
Na luta pelo último lugar no pódio, Monetária e Educa se enfrentaram. A atlética de vermelho conseguiu o bronze por 25 a 16. O calouro no time da Monetária, Ed Júnior, que cursa Gestão da Informação, disse que é uma experiência única jogar campeonatos da UFU e exaltou o Agita.
“É importante essa competição para o início da temporada porque a gente conhece os calouros e os veteranos, e de outras atléticas também” relatou o graduando, que ainda fez elogios à atuação do time pelo feito de ficar em terceiro lugar após jogos desgastantes.
Final
Na tão esperada final do Agita, Humanas e Fisioterapia se enfrentaram. Dado a atuação dos times até aquele momento, o resultado era imprevisível. Qualquer atlética poderia ganhar, e por isso, foi uma partida emocionante. No começo, a Fisio disparou no placar, mas o time da Pantera se reergueu e mostrou porque tinha chegado até ali passando por adversários fortes.
Chegando perto dos 25 pontos, que mostraria quem seria campeão, a disputa ainda estava acirrada, mas, atendendo às expectativas de que a atlética campeã da Olimpíada se tornaria campeã do Agita, o esperado aconteceu: a Fisio derrotou a Humanas por 25 a 22, em uma partida digna de se assistir devido às grandes atuações dos finalistas. Ao fim do jogo, os jogadores de ambos os times respiravam orgulho.
Em entrevista exclusiva para o Arquibancada UFU, o novo técnico da Humanas, Igor Ramos, comemorou o feito inédito já conquistado pelo time roxo, mesmo atuando na área há apenas três meses. Ele revelou o orgulho que sentiu em ter alcançado o pódio com pouco tempo de trabalho, afirmou que espera que a equipe conquiste cada vez mais medalhas, e decretou que o seu objetivo principal é que a Humanas se destaque de forma positiva na CIA, a Copa Inter Atléticas.
Um dos grandes destaques não só da final, mas do campeonato, foi Lucas Vinicius de Paula, ponteiro do time da Fisioterapia, reforçou a importância do Agita como campeonato de integração e preparação para os esportes universitários.
“É muito importante passar esse sentimento para os novos que estão chegando do que é competição universitária, para a Olimpíada, [a fim de] disseminar o que é o esporte universitário dentro e fora da Universidade”, disse ele.
Lucas Vinicius de Paula ainda acrescentou que as expectativas de medalhas nesta temporada são altas, pois a formação do time vencedor é a mesma, considerando que ninguém saiu. Desta maneira, ele acredita e espera que o time tenha um desempenho semelhante ao ano passado.
Confira os resultados de todos os jogos do vôlei masculino no AGITA.
Fase de grupos:
Exatas 19 x 9 Psico
Humanas 19 x 7 Odonto
Monetária 19 x 6 Engenharia
Fisioterapia 19 x 6 Educa
Odonto 19 x 13 Direito
Exatas 19 x 14 Computação
Fisioterapia 19 x 16 Medicina
Humanas 19 x 15 Direito
Educa 19 x 9 Medicina
Agrárias 19 x 13 Biológicas
Psico 19 x 14 Computação
Oitavas de final:
Educa 19 x 9 Odonto
Engenharia 19 x 14 Biológicas
Quartas de final:
Educa 19 x 11 Exatas
Humanas 19 x 10 Engenharia
Fisioterapia 19 x 11 Psico
Monetária 19 x 15 Agrárias
Semifinal:
Humanas 25 x 18 Educa
Fisioterapia 25 x 16 Monetária
Terceiro Lugar:
Monetária 25 x 16 Educa
Final:
Fisioterapia 25 x 22 Humanas
Atletas destaques de cada partida, independente da classificação ou não, ganharam tirantes da Liga Esportiva da UFU (LAUFU), como bonificação.
Comments