top of page

Vôlei masculino na Olimpíada UFU tem destaque das torcidas e tie-breaks

A nova fase definiu as semis com favoritos passando por dificuldades no Campus Educação Física


Por Pedro Franco


O público foi um dos grandes personagens nas disputas deste final de semana. Foto: Ítana Santos

O vôlei masculino está de volta no terceiro final de semana da Olimpíada Universitária com suas fases de oitavas e quartas de final. Ambas foram disputadas no mesmo final de semana: na sexta e sábado (29 e 30) ocorreram os jogos de oitavas, e no domingo (1) foram realizados os jogos das quartas de final.


Lembrando que, por questões de chaveamento, Monte Carmelo e Engenharia Uberlândia já estavam classificadas para as quartas, jogando somente no domingo. Devido a isso, as oitavas contaram com seis jogos, e nas quartas foram realizadas normalmente quatro partidas, com todas as atléticas classificadas disputando.


Monetária x Computação - oitavas


O primeiro confronto das oitavas de final ocorreu na noite de sexta entre a Monetária e a Computação. A partida contou com grande presença das torcidas, o que salientou o clima de um grande jogo. O início apresentou grande disputa por pontos e, com o ambiente de apoio, os atletas e técnicos das duas equipes se exaltavam bastante em quadra, chegaram a confrontar a arbitragem e discutir entre si. Dentro desse cenário, a Money se sobressaiu e fechou o primeiro set em 25 a 20.


Diferente do set anterior, o início do segundo foi avassalador por parte do Tamanduá, que não permitiu qualquer reação do Lobo. Com o segundo tempo conturbado na relação torcida e arbitragem, incluindo um coro da torcida de azul contra a arbitragem, a classificação foi selada com um 25 a 16 pela equipe vermelha com um ace no match point.


Agrárias x Biológicas - oitavas


A disputa por uma vaga nas quartas de final entre Agrárias e Biológicas teve um roteiro que estava visível para quem estava presente. Houve uma paridade no placar durante o início, mas o domínio técnico do Javali logo se mostrou nos números. Logo, o set foi encerrado em 25 a 14.


O segundo set teve a mesma toada do primeiro: um início parelho, mas uma disparada dos “javalis” em pouco tempo. Em uma atuação incontestável, a atlética do Campus Glória selou sua vaga na próxima fase com uma vitória por 25 a 21 no set.


Monetária x Agrárias - quartas


Monetária e Agrárias apresentaram o que se espera de uma fase de quartas de final: uma disputa acirrada do início ao fim. A partida começou com o Javali sufocando o oponente e abrindo vantagem. O Tamanduá não ficou para trás e conseguiu empatar o placar, mas passou a ter problemas com os ataques fortes do adversário. Dentre as viradas de placar, a equipe vermelha conseguiu a vitória no primeiro set com um apertado 25 a 22.


O segundo set também iniciou com domínio verde e azul. A Money se mostrou aérea e sem foco por vários momentos da partida, assim ficando em desvantagem. Mas, ao readquirir o foco, o Tamanduá ressurge de volta ao domínio da partida. Após um set bastante disputado, a Monetária selou sua vaga nas semifinais com uma vitória por 26 a 24, mesmo com algumas oscilações.


Em meio a dificuldades, Monetária passa pela Agrárias e enfrentará novamente a Engenharia | Foto: Ítana Santos

Educação Física x Humanas - oitavas


Educa e Humanas apresentaram um show nas oitavas, com uma das partidas mais disputadas da Olimpíada até o momento. O placar foi aberto pela Pantera, que sofreu facilmente uma virada após isso e se mostrou atordoada, deixando vários espaços na quadra e errando saques. O set foi encerrado em 25 a 21 para o Cachorro.


O segundo set foi uma grande retomada da equipe roxa. A Humanas foi atropelada no início, mas correu atrás da recuperação. Com várias viradas de placar, a Pantera conseguiu a vitória no set com um 26 a 24, forçando o tie-break.


O último set foi o mais apertado e tenso da partida. A Humanas parecia instável, com cada ponto que parecia fornecer uma esperança quase masoquista para a torcida aflita, que temia pela falha, que veio com a possibilidade de match point em um saque para fora. Assim, a Educa conquistou a virada e a vitória, com um 17 a 15 ao final.


Fisioterapia x Eng. Bio. Patos - oitavas


A Fisioterapia e a Eng. Bio. Patos se enfrentaram com a melhor apresentação de um time nessa fase. Os atuais campeões não perderam o controle da partida em nenhum momento, em uma atuação comparável a um time profissional. O primeiro set foi encerrado em 25 a 14 para o Crocodilo.


O intervalo contou com um momento inusitado entre as duas torcidas. Ao invés de provocações ou cantos de apoio, ambas entraram em um coro da música infantil “Cinco Patinhos” durante todo o intervalo, levando o jogo a ser reiniciado logo ao fim da música. Novamente, a Fisio venceu o set com tranquilidade, dessa vez com um 25 a 9.


Equipe da Fisioterapia tem apresentação de gala nas oitavas | Foto: Pedro Franco

Educação Física x Fisioterapia - quartas


O confronto entre a Educação Física e a Fisioterapia foi surpreendente devido a apatia demonstrada pela Fisio, atuais campeões e com uma incrível apresentação nas oitavas de final. O Crocodilo ficou atrás no placar na maior parte do set e, mesmo buscando o empate, a Educa venceu o set por 25 a 22.


O segundo set foi um completo domínio do Cachorro, que parecia estar preparado para todas as bolas que viessem, sem espaços para reação adversária. O Crocodilo estava completamente rendido em quadra, e foi derrotado por 25 a 14 desta vez.


Jefferson Vieira da Silva, da Educa, falou com a equipe do ARQ UFU após a classificação da sua equipe para as semifinais. “A gente vem treinando bastante, consertando tudo que é necessário, conversando entre nós e não abaixando a cabeça nunca. Mesmo à frente do placar, temos que imaginar que está 0 a 0 [no placar]”.


Medicina x Exumadas - oitavas


No embate entre Medicina e Exumadas, a atlética do Campus Pontal começou atropelando, abrindo larga vantagem no placar sobre a Serpente, que parecia atordoada em quadra mesmo com grande presença de sua torcida. Mesmo com a Medicina encostando no placar, o set foi verde e rosa com um 25 a 22 ao final.


O segundo set contou com uma inversão de papéis. A torcida de futuros médicos empurrou seu time para conquistar a vitória sobre os adversários, que não conseguiram repetir a mesma boa atuação. Com um bom ritmo de jogo, a Serpente venceu por 25 a 15, forçando o tie-break. O desempate consagrou a virada e classificação da Med com um 15 a 10 e grande alívio para o lado verde e branco.


Engenharia UDI x Medicina - quartas


O primeiro set das quartas de final entre Engenharia e Medicina começou com amplo domínio preto e amarelo, que abriu mais de 10 pontos de vantagem aproveitando diversos erros de seus oponentes. Mesmo com a Med se recuperando dos erros, a Engenharia fechou o set em 25 a 13.


No segundo set, parecia que estávamos nos encaminhando para o mesmo cenário, com o Leão somente administrando o placar. Mas a Medicina buscou um empate em 22 a 22, e então, em uma grande reta final da Serpente, “deu o bote” e venceu por 25 a 23.


O tie-break, no entanto, contou com uma apresentação “medonha” dos futuros médicos, que viram o Leão abrir 10 a 1 e liquidar a partida em 15 a 10.


Samuel Victor Rodrigues Reis, da Engenharia, ressaltou uma possível revanche contra a Monetária, que eliminou o Leão na última Olimpíada, e a busca pelo título que veio em

2019.


"No segundo set, principalmente com as substituições, nossa concentração caiu um pouco. Acredito que a torcida ajudou a nos levar para o tie-break e voltar a fazer o que treinamos para estar aqui" completou.


Exatas x Direito - oitavas


O confronto entre Exatas e Direito contou com a melhor apresentação do Guará acontecendo fora de quadra, já que sua torcida levou, além do bandeirão da atlética, uma bandeira da Macedônia do Norte, que possui as mesmas cores da equipe. Porém, a festa ficou apenas do lado de fora da quadra, já que isso não impediu o Gorila de aproveitar as péssimas recepções dos oponentes para vencer o primeiro set em 25 a 17.


Com o mesmo controle no segundo set e saques com força e direção, a Exatas exerceu seu domínio na partida novamente. O Gorila ainda abriu uma vantagem maior ao fim da partida, que foi liquidada em 25 a 13 com o match point feito em um ace.


Exatas x Moca - quartas


A partida entre Exatas e Moca trouxe a eliminação da última atlética fora de Uberlândia remanescente na modalidade. O Gorila apresentou o mesmo nível técnico da partida anterior, mas o jogo foi mais parelho. A Exatas segurou uma reação da Moca para vencer o primeiro set por 25 a 22.


O segundo set foi ainda mais parelho, com a diferença nunca passando de dois pontos. Somente ao final, o Tigre saiu derrotado novamente, desta vez com um 26 a 24, selando a classificação do Gorila para a semifinal.


Exatas é uma das equipes mais regulares da competição | Foto: Pedro Franco

Resultados do final de semana


Oitavas de final


Monetária 2 x 0 Computação (25x20 / 25x16)

Educação Física 2 x 1 Humanas (25x21 / 24x26 / 17x15)

Agrárias 2 x 0 Odonto (25x14 / 25x21)

Medicina 2 x 1 Exumadas (22x25 / 25x15 / 15x10)

Exatas 2 x 0 Direito (25x17 / 25x13)

Fisioterapia 2 x 0 Eng. Bio. Patos (25x14 / 25x09)


Quartas de final


Engenharia UDI 2 x 1 Medicina (25x13 / 23x25 / 15x10)

Monetária 2 x 0 Agrárias (25x22 / 26x24)

Exatas 2 x 0 Moca (25x22 / 26x24)

Educação Física 2 x 0 Fisioterapia (25x22 / 25x14)


Próximos jogos


  • Educação Física x Exatas

  • Engenharia UDI x Monetária

Ambos os jogos estão marcados para o próximo sábado, 7 de Outubro, porém sem horário definido.


0 comentário

Comments


bottom of page