top of page

Seletiva para Time da UFU e goleadas marcam futebol de campo no Agita UFU 2025/2

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • há 17 horas
  • 5 min de leitura

Foram 23 gols marcados em apenas três partidas disputadas no Campus Educação Física


Por Eduardo Bessa

O Arquibancada Sports Bar estreou com vitória no campo do Agita UFU | Foto: Ítana Santos/Comunica UFU
O Arquibancada Sports Bar estreou com vitória no campo do Agita UFU | Foto: Ítana Santos/Comunica UFU

Na manhã deste último sábado (01) aconteceu no Campus Educa o tradicional Agita UFU, evento de recepção aos novos discentes da Universidade Federal de Uberlândia. O sol amanheceu mais cedo para aqueles que participaram da seletiva da Equipe de Futebol de Campo UFU, programada para às 08 horas da manhã. 


Cerca de uma hora após o fim da atividade, a Computação superou a Medicina, medalhista de bronze na Olimpíada UFU 2025, pelo placar elástico de 5 a 1. Em seguida, a Exatas confirmou o seu favoritismo e venceu a Psicologia por 6 a 0. Por fim, o Arquibancada Sports Bar fez a sua estreia no futebol de campo com uma vitória convincente de 8 a 3 sobre a Fisioterapia.


Seletiva


Visando a disputa do Campeonato Mineiro Universitário de Futebol Masculino, o técnico do Time de Futebol da UFU, Erick Borges, comandou atividades com os atletas que se inscreveram na seletiva, por cerca de duas horas. Entre exercícios físicos e técnicos, ele conseguiu fazer suas observações e definir a lista final de quem se juntará à equipe para a disputa dos próximos compromissos.


Em entrevista, Erick detalhou as suas impressões após a seletiva: “Nos surpreendeu pela quantidade de atletas inscritos e também pela qualidade. A gente viu novos atletas universitários despontando, coisa que estávamos procurando nestes últimos dois anos, então está vindo uma leva boa. Devemos aprovar cerca de dez á doze atletas com um bom nível.” 


Primeiro a chegar e último á sair, Erick Borges assistiu toda a programação do campo no Agita UFU 2025/2 | Foto: Eduardo Bessa
Primeiro a chegar e último á sair, Erick Borges assistiu toda a programação do campo no Agita UFU 2025/2 | Foto: Eduardo Bessa

Não Faltaram Gols


Após um atraso de quarenta minutos devido à ausência de alguns atletas da Medicina,  foi dado o apito inicial para o Futebol de Campo. Os jogos contaram com apenas um juiz na equipe de arbitragem, não havia contabilização oficial dos gols e não havia limite de substituições, como tradicional no Agita UFU. Um destaque na estrutura do local foi o gramado, que estava parcialmente renovado, após as condições desastrosas apresentadas na Olimpíada UFU 2025.


Medicina e Computação fizeram um confronto que pareceu definido desde os seus minutos iniciais. Se por um lado a Atlética da Serpente estava com desfalques, e ainda com um técnico interino após a saída de Raphael Moraes, o Lobo estava com fome após a saída prematura na Olimpíada e mostrou isso dentro de campo, visto que já no primeiro tempo o placar marcava 3 a 0. Ao final da partida, Enzo Pamenzoni, estudante de Sistema da Informação, comentou a importância desta vitória: “O Agita é para dar oportunidade para quem está entrando, estamos reformulando a equipe, agora com um novo técnico também, então estamos querendo mostrar serviço pra ele”.


Enzo também comentou sobre o apelido “Cucurella”, que recebeu de seus companheiros de equipe pela semelhança com o jogador espanhol que atua no Chelsea: “Eu também jogo na lateral-esquerda e falam que eu pareço com ele, então acabou pegando esse nome (...) eu gosto do estilo de jogo dele, é bem agressivo e também faz a parte defensiva”.


Após a conquista da medalha de prata pela Educação Física na Olimpíada UFU 2025, João Vitor Vaz comandou a Computação neste Agita UFU | Foto: Eduardo Bessa
Após a conquista da medalha de prata pela Educação Física na Olimpíada UFU 2025, João Vitor Vaz comandou a Computação neste Agita UFU | Foto: Eduardo Bessa

Exatas e Psicologia fizeram a segunda partida do dia e o jogo não teve muitas emoções. Desde o começo da partida a Atlética do Gorila confirmou o seu favoritismo e já nos minutos iniciais abriu o placar do jogo. Quem roubou a cena na partida foi Rodrigo José Pereira, que se consagrou artilheiro do Agita UFU 2025/2 ao marcar quatro gols e contribuir para o placar final de 6 a 0 á favor da Exatas.


Em entrevista, ao lado de Igor Santos, capitão do time da Exatas, Rodrigo contou que os gols tiveram um gostinho especial já que esta pode ter sido a sua última partida pela atlética, tendo em vista que sua formatura está próxima: “Nós estamos nos formando, tem que acabar o ciclo em algum momento, tenho que focar no curso agora (...) não costumo fazer muitos gols, a galera fica zoando bastante, mas é isso, quatro gols, pedi música e agora vou beber um “litrão” na conta da galera (risadas)”.


Por fim, o capitão Igor afirmou que apesar da vitória, a preparação da Exatas para a próxima Olimpíada ainda está sendo desenhada: “Não temos mais competições este ano, até por isto a gente nem trouxe treinador. Devemos começar o novo c


Artilheiro do dia, Rodrigo José Pereira pediu a música “Interfone” do Menos é Mais | Foto: Eduardo Bessa
Artilheiro do dia, Rodrigo José Pereira pediu a música “Interfone” do Menos é Mais | Foto: Eduardo Bessa

O Arquibancada Sports Bar é seleção?


No confronto mais aguardado do dia, a equipe formada por funcionários, ex-funcionários e até mesmo DJ’s que rotineiramente tocam no Arquibancada Sports Bar, se juntou para enfrentar a Fisioterapia, atlética que figurou no top-8 do futebol de campo na Olimpíada UFU 2025. 


Logo no primeiro tempo, o Arquibancada abriu 2 a 0 e mostrou para o que veio. No segundo tempo esta vantagem apenas aumentou, com o brilho de Murilo Vinhal e Guilherme Augusto, apelidados respectivamente de Pitico e Brinquedo. Ambos fizeram três gols na partida e contribuíram com a formação do placar final de 8 a 3, a Fisioterapia mostrou resistência, já no final da partida, e marcou três gols em sequência para descontar o placar. A atuação do Arq Bar foi extremamente positiva e colocou a dúvida, ou para alguns a certeza, de que aquele time brigaria por medalhas na Olimpíada UFU.


Em entrevista após a partida, Murilo Vinhal, estudante de Psicologia, detalhou como foi a montagem da equipe que disputou esta edição do Agita: “Nas nossas resenhas, lá no bar mesmo, a gente ficava falando sobre os possíveis resultados das Olimpíadas, do Agita mesmo, conversando sobre os times. Até que um dia a gente percebeu que tínhamos gente o suficiente para fazer um time bacana. Na edição passada disputamos o futsal e desta vez conseguimos montar um time de campo, para todos jogarem”.


Guilherme Augusto, estudante de Engenharia Mecânica, complementou: “Todos que trabalham lá são estudantes da UFU, até mesmo os proprietários, então a gente tá sempre por dentro, sempre brincando e era o sonho nosso estar aqui brincando com a galera”. Quando perguntado se este time pegaria medalha em Olimpíadas, Brinquedo - que faz parte da equipe da Engenharia campeã nas últimas duas edições, afirmou: “Dá demais, o time do Arq seria campeão com facilidade do futsal e campo, por que as peças do Arquibancada são de todas as atléticas que estão no topo, é uma seleção, não tem jeito”.


“A gente até brinca sobre montar uma atlética para jogar a Olimpíada” disse Murilo Vinhal | Foto: Eduardo Bessa
“A gente até brinca sobre montar uma atlética para jogar a Olimpíada” disse Murilo Vinhal | Foto: Eduardo Bessa

Resultados


Computação 5 x 1 Medicina

Exatas 6 x 0 Psicologia

Arquibancada Sports Bar 8 x 3 Fisioterapia


 
 
 

Comentários


bottom of page