Assim como no ano passado, Medicina, Educa e Engenharia UDI são figurinhas repetidas na semifinal da modalidade
Por João Maimoni
Com a competição afunilando somente com as melhores atléticas, as oitavas de final do vôlei feminino da Olimpíada UFU 2023 tiveram início na última sexta-feira (29) e no sábado (30), no Campus Educação Física. A rodada contou com 12 atléticas disputando vaga para as quartas de final do torneio, que aconteceu no domingo (1).
Agrárias 2 x 0 Computação - Oitavas
No primeiro jogo das oitavas, Agrárias e Computação se enfrentaram na sexta-feira à noite, com o jogo começando às 19h30, um horário incomum para a Olimpíada UFU. Mesmo com a diferença, as duas atléticas entraram em quadra dispostas a dar tudo de si, sem contar a grande presença das torcidas, que proporcionaram um show a parte com uma verdadeira batalha.
No primeiro set, ambas as atléticas disputaram cada ponto até o final e, apesar do placar se manter próximo o tempo inteiro, a atlética do “javali” conseguiu a vitória, por 25 a 18. A surpresa do jogo ficou reservada pro segundo set, que iniciou no mesmo ritmo, com as duas atléticas buscando cada ponto até o fim. Porém, na metade do set, a chuva aumentou e com ela as goteiras do ginásio G5, gerando uma paralisação do jogo de quase 1h30.
Com o fim da chuva e o jogo retomado, a Agrárias não perdeu o embalo e conseguiu fechar o set pelo placar de 25 a 20. Após a partida, a atleta Maria Clara Silva Costa comentou sobre a paralisação da partida e o estado da quadra do G5:“É triste, é complicado a quadra não estar em condições melhores, mas acontece, ninguém controla a chuva”.
Educa 2 x 0 Direito - Oitavas
Educa e Direito fecharam as oitavas de final no sábado (30) com o time azul avançando para as quartas de final.
O primeiro e segundo set seguiram roteiros parecidos, com rallys intensos e pontos muito disputados, mas com a Educa sempre saindo em vantagem. Com uma equipe mais organizada, os “cachorrões” conseguiram ganhar os dois sets pelo mesmo placar, 25 a 11.
Educa 2 x 0 Agrárias - Quartas
Abrindo as quartas de final, Educa e Agrárias protagonizaram um duelo surpreendente, onde a vice-campeã do ano anterior, a Educa, quase deixou a vitória escapar em um segundo set de tirar o fôlego.
O primeiro já começou com uma surpresa. A Educa abriu uma grande vantagem e controlou a partida, com a Agrárias não exibindo sinal de reação, fazendo a rival fechar o set com um placar de 25 a 5. Porém, o segundo set mostrou um time da Agrárias completamente diferente, o qual conseguiu reagir e quase ganhar, mas a Educa se mostrou superior e venceu o set por 25 x 21, se classificando para a semifinal.
Em entrevista, a atleta da Educa, Diany Nachelly, falou sobre o segundo set e o motivo do placar tão próximo: “A gente mexeu no time, colocou todo mundo para jogar e como era a primeira vez de algumas meninas, talvez a ansiedade bateu, mas a intenção era botar todo mundo para jogar, porque lá na frente, se precisar mexer, todo mundo vai estar preparada”.
Psicologia 2 x 0 Engenharia Pontal - Oitavas
No segundo jogo realizado na sexta-feira à noite, Psico e Eng. Pontal entraram em quadra tarde da noite, com o jogo começando bem depois do horário previsto devido a paralisação mencionada anteriormente no jogo entre Agrárias e Computação. Com o atraso, o aquecimento das duas equipes foi cancelado e, ainda sim, a partida teve início às 21h30.
Mesmo com início conturbado, as duas atléticas não deixaram a moral diminuir, fazendo um início de jogo muito disputado, mas com a Psico conseguindo abrir vantagem e vencer por 25 a 14. O segundo set mostrou um jogo ainda mais disputado, devido a alguns erros cometidos pelo time de rosa. Contudo, a Psico se mostrou mais preparada e deu a volta por cima, conquistado o segundo set pelo placar de 25 a 21.
Engenharia UDI 2 x 0 Psicologia - Quartas
Engenharia e Psico protagonizaram um duelo quente, com bons rallys e o apoio incondicional de ambas as torcidas, que cantaram sem parar a partida inteira. Vale lembrar que, por ficar em quarto lugar no ano passado, a Engenharia UDI jogou apenas a primeira fase e não teve que jogar as oitavas, pulando diretamente para as quartas de final.
Com o ginásio G5 pulsando com as duas torcidas, as atléticas apresentaram um alto nível de vôlei. A Psico conseguiu sair na frente, mas a Engenharia virou o placar e fechou o primeiro set por 25 a 20. Porém, em um apagão repentino, a Psico perdeu o ritmo e começou a errar muito. Aproveitando a situação, as “leoas” deram um bote certeiro e venceram por 25 a 9, classificando para a semifinal da competição.
Fisioterapia 2 x 0 Humanas - Oitavas
O primeiro jogo de sábado já teve emoção antes mesmo do apito inicial, pois o time masculino de vôlei da Humanas foi eliminado logo antes da partida feminina, gerando um sentimento de urgência para as “panteras”, que tentavam avançar de fase. Porém, a equipe da Fisio também entrou em quadra sonhando com a vaga e as duas atléticas honraram suas camisas protagonizando um jogaço.
Em um primeiro set disputado até o fim, a Humanas saiu na frente, mas com várias trocas de lideranças e rallys muito intensos, a Fisio conseguiu a virada e venceu por 25 a 19. Sem perder a cadência, o segundo set seguiu o mesmo ritmo do primeiro e também teve o mesmo desfecho, com as “jacarés” vencendo por 25 a 21.
Após a partida, a atleta da Fisioterapia, Ana Livia, cedeu entrevista a equipe do ARQ e falou sobre como conseguiram sair com a vitória em um segundo set tão apertado: “Eu conversei muito com as meninas, até parei o jogo para conversar [...], acho que a gente chegou muito cômoda no segundo set, entramos no jogo tarde, mas a gente conseguiu se acalmar, a torcida ajudou muito e conseguimos a virada”.
Medicina 2 x 0 Biológicas - Oitavas
Talvez na partida mais desequilibrada de sábado, a Medicina venceu a Biológicas sem muitas dificuldades, mostrando que vem para defender o seu título de primeiro lugar na modalidade.
Com dois sets muito controlados, a equipe das “cobras” saiu em vantagem em ambos, fechando o primeiro set por 25 a 5 e o segundo por 25 a 13.
Depois do fim da partida, a jogadora da Medicina, Andrea Maiolino, de 56 anos e atleta a 42 anos, comentou sobre como sua experiência pode agregar no time: “Primeiro a gente é uma equipe, então a união pra mim é o primeiro ingrediente de todo o esporte e eu faço parte de uma equipe, eu procuro contribuir com ela com o meu melhor, ajudando cada uma a tirar o melhor delas”.
Medicina 2 x 0 Fisioterapia - Quartas
No jogo disputando as quartas de final, a Medicina venceu a Fisioterapia sem muitos sustos, conseguindo a classificação para a semifinal do torneio e continuando a busca pelo bicampeonato.
Em dois sets que, apesar de vários rallys intensos foram dominados pela Medicina, a Fisio não conseguiu impor seu jogo e perdeu o primeiro set por 25 a 7 e o segundo por 25 a 13.
Monetária 2 x 0 Aplicada - Oitavas
Apesar do placar de 2 a 0, o jogo entre Monetária e Aplicada foi um jogo extremamente disputado, especialmente no primeiro set, onde houveram muitos rallys e cada ponto foi disputado até o fim. Quem levou a melhor foi a equipe do “tamanduá”, pelo placar de 25 a 18. O segundo set não foi tão disputado, com a Aplicada perdendo o fôlego e a Monetárias aproveitando para ganhar o set por 25 a 9.
Vale lembrar que a Monetária, assim como Medicina e Educa, entraram diretamente na fase de oitavas de final, fazendo com que essa fosse a estreia dos “tamanduás” na competição.
Odonto 2 x 0 Exumadas - Oitavas
No segundo jogo de sábado, Odonto e Exumadas entraram em quadra para decidir quem iria para a próxima fase. A Odonto não teve dificuldade, vencendo por 2 a 0 e mostrou muita organização e empenho.
A atlética do “panda” venceu o primeiro set por 25 a 12 e no segundo set aplicou a maior diferença de pontos do fim de semana, com um placar final de incríveis 25 a 3, não dando chance alguma ao azar.
A jogadora, treinadora - pelo menos por aquela partida - e capitã da equipe da Odonto, Laura Garcia, falou sobre sua experiência dentro e fora de quadra com a atlética que representa: “Eu jogo muita coisa dentro da atlética, mas minha paixão é o vôlei, é o que eu joguei a minha vida inteira, então eu tento trazer minha experiência para ajudar o time e ajudar as meninas”.
Odonto 2 x 0 Monetária - Quartas
Na surpresa do fim de semana, a sexta colocada no ano anterior, a Odonto, eliminou a Monetária, terceira colocada do ano passado, em um jogo eletrizante. Mesmo sendo o último jogo no domingo, ambas as torcidas estavam presentes em peso, fazendo muito barulho.
No set mais disputado de toda a competição, as duas equipes brigaram ferozmente pela vitória. Com rallys intensos e muitas trocas de lideranças, a Odonto conseguiu uma pequena vantagem e a manteve até o final do set, saindo com a vitória por 25 a 23.
Aparentando ter o mesmo roteiro, o segundo set começou frenético, mas talvez pela euforia do momento, o treinador da Monetária se exaltou com um dos juízes e, depois de ofendê-lo de diversas maneiras, foi expulso de quadra e só não foi expulso também do ginásio devido a forte chuva que estava tendo. Com a expulsão do técnico, o time da Monetária não conseguiu manter o foco e saiu derrotada pelo placar de 25 a 10.
Resultados do final de semana:
Oitavas de final
Agrárias 2 x 0 Computação
Educa 2 x 0 Direito
Psicologia 2 x 0 Engenharia Pontal
Fisioterapia 2 x 0 Humanas
Medicina 2 x 0 Biológicas
Odonto 2 x 0 Exumadas
Monetária 2 x 0 Aplicada
Quartas de final
Educa 2 x 0 Agrárias
Engenharia UDI 2 x 0 Psicologia
Odonto 2 x 0 Monetária
Medicina 2 x 0 Fisioterapia
Próximos jogos:
Engenharia UDI x Medicina
Educa x Odonto
Comments