Velhos campeões retornam e levam ouro no xadrez da Olimpíada UFU 2025
- Arquibancada UFU
- 12 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Exatas e Engenharia são campeãs na classificação geral
Por: Felipe Regal

A competição foi toda realizada no mesmo dia. Foto: Felipe Regal
O xadrez masculino e feminino da Olimpíada UFU foi disputado no domingo (7), no G2 do Campus Educa. Em meio ao obrigatório silêncio das torcidas, que contrastava com o barulho do tênis de mesa no G1, favoritos confirmaram o ouro e surpresas apareceram no pódio.
A competição consistia em seis rodadas, em disputa de pontos corridos. A vitória rendia um ponto ao atleta, empate meio, e a derrota, claro, zero. Dessa forma, ao fim das seis rodadas, os 3 atletas com maior pontuação formavam o pódio. As rodadas do feminino e do masculino eram disputadas simultaneamente e se estenderam até quase o anoitecer.
Feminino - Irmãs no topo (de novo)
Para quem acompanha o cenário de xadrez da Olimpíada UFU já está acostumado com certos personagens e no feminino não seria diferente. Ano passado, as atléticas viram a Engenharia emplacar a primeira e segunda posição do pódio, mas isso nem é o mais impressionante. O que mais chamou a atenção foi que as duas atletas são irmãs.
O pódio individual do xadrez feminino em 2024 foi composto por Thamyres Miyuki, da Monetária, Eymi Montufar, da Engenharia e Lesly Montufar, da mesma atlética da irmã.
As duas irmãs já são bem conhecidas dentro do cenário competitivo do xadrez da UFU e chegam claro como favoritas sempre que estão em disputa. Em 2023, inclusive, 2 anos atrás, Eimy já havia sido ouro.
E esse ano, com novamente as duas competindo, não foi diferente. As irmãs foram ao G2 e reforçaram a hegemonia criada pela família Montufar. As atletas inclusive chegaram a se enfrentar. Na quarta rodada, a mesa dois sediou o confronto entre as duas atletas da Engenharia que terminou em empate.
E é claro que ainda tiveram outros destaques na competição. Carla Azevedo, da Comp, por exemplo, somou cinco pontos na competição. E ainda tiveram sete atletas que conquistaram quatro pontos, são elas: Evelin Santos, Clara Cerqueira (que estava em primeiro lugar até o fim da quarta rodada) , Larissa Ferreira, Ana Oliveira Guimarães, Ana Beatriz Perin e Ana Laura Dias.
No pódio individual, a medalha de bronze ficou com Carla Azevedo, da Computação, a prata com Eimy e a ouro com Lesly. Já a classificação geral contou com a Engenharia em primeiro, Computação em segundo e a Humanas fechou o pódio. Após a competição, Eimy falou sobre sua preparação e da irmã: “A gente tem a experiência de ter participado de vários torneios desde criança, joga algumas partidas online”.
Masculino - Um novo velho campeão
Se no feminino as campeãs já são conhecidas, no masculino não foi diferente. A disputa pelo pódio foi grande e tiveram confrontos bem acirrados que ajudaram a definir os três melhores colocados.
Medalha de ouro ano passado, Rodrigo Machado, do Direito, estava presente novamente, mas também encontrou atletas de muita capacidade. E para entender a história de um desses atletas, precisamos voltar lá pra 2022.
Na Olimpíada daquele ano, a posição mais alta do pódio no xadrez masculino foi ocupada por Marcos Vinicius Nunes, da Psicologia. Marcos, à época, disputava sua última Olimpíada, ou pelo menos era o que imaginava. O atleta se formou e inclusive não chegou a disputar o Jubs seguinte.
Nas últimas 2 olimpíadas, Marcos esteve presente na competição, mas não como atleta, mas sim como parte da arbitragem. Dois anos depois ele está no mestrado e voltou a competir na Olimpíada, também pela Psico
Além dele e de Rodrigo, o xadrez masculino ainda contou com outros atletas que tiveram um desempenho muito bom, como Aloísio Teixeira, George Nunes, Davi Silva, Murilo Lemos e vários outros
A disputa foi tão grande que inclusive não sobrou espaço no pódio para o atual campeão. Rodrigo Machado conquistou quatro pontos e meio e não foi suficiente para chegar ao pódio. Rodrigo inclusive teve um jogo que prendeu a atenção de todo mundo que estava perto da mesa, exatamente quando enfrentou Marcos, na quinta rodada.
Falando em pódio, o individual contou com George Nunes, da Medicina, em terceiro, Aloísio Teixeira, da Exatas, em segundo, e a medalha de ouro voltou para o peito de Marcos Vinicius, da Psico.
Marcos é um dos fundadores da Liga de Xadrez da UFU, projeto que reúne enxadristas da universidade para que eles possam continuar treinando e também ajudando novos atletas que querem começar na categoria.

“Hoje, o top 3 faz parte da Liga”, explicou Marcos. Foto: Felipe Regal
Marcos falou sobre voltar à competição depois de um tempo fora: "Eu me formei em 2023, no segundo semestre. Naquele ano eu tinha sido campeão do Jums, não consegui jogar o Jubs porque já tinha me formado, é uma decepção que eu tenho. Arbitrei 2 anos seguidos, me dediquei mais a minha profissão, mas eu sempre tive o sonho de fazer o mestrado aqui na UFU. Assim que eu consegui, desde o primeiro momento quis voltar a competir.”
O atleta da Psico também falou da importância da Liga de Xadrez para o cenário competitivo da faculdade. “O maior benefício que a Liga traz sem dúvida é a integração com o pessoal de outras atléticas, então inevitavelmente todo mundo joga contra todo mundo. A gente não precisa esperar uma competição específica O nível do pessoal vai aumentando, a gente faz torneios internos também, tem uniforme, uma estrutura boa, e estamos tentando fazer com que se torne um projeto de extensão. A gente faz essa ponte através do xadrez e acaba ganhando em vários sentidos”.
Outro destaque importante esse ano foi George Nunes, da Medicina, que ajudou a Atlética da Serpente a chegar à sua melhor campanha na modalidade. George falou um pouco sobre a sensação de conseguir a medalha de bronze: “Isso aqui é fruto de muito esforço, a equipe inteira está trabalhando o ano todo em prol de conseguir essa medalha que é inédita para a Medicina, então é uma conquista de todos, de toda a Medicina e de todo o xadrez da atlética”.
Resultados
Masculino
Top 5 individual
1- Marcos Vinicius Nunes
2- Aloísio Teixeira
3- George Nunes
4- Rodrigo Machado
5- Davi Silva
Coletivo
1- Exatas
2- Psicologia
3- Medicina
Feminino
Top 5 individual
1- Lesly Montufar
2- Eymi Montufar
3- Carla Azevedo
4- Evelyn Santos
5- Clara Cerqueira
Pódio coletivo
1- Engenharia
2- Computação
3- Humanas
.png)








Comentários