Por Thiago Crepaldi
Na noite da última sexta-feira (17) aconteceu a Seletiva de Judô no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia promovida pela Divisão de Esportes e Lazer Universitário em parceria com a Equipe de Judô da UFU. Participaram ao todo 28 atletas, na categoria masculina (18) e feminina (10). Os melhores judocas da instituição irão disputar os Jogos Universitários Mineiros (JUM's) entre os dias 26 e 31 julho na cidade de Uberaba.
As mulheres foram as primeiras a subirem no tatame, seguiu alternando com o masculino. A judoca Thais Schmidt Almeida (Eng. Computação) venceu Brena Luiza Sousa (Eng. Química) na categoria meio pesado (70kg à 78kg) com duas vitórias por ippon e se classifica.
O atleta Gabriel Castanheira (Gestão da Informação) venceu a primeira luta da categoria Pesado (mais de 100kg) de Breno Kmaleao (Pedagogia). Mas Yuri Barreto (Gestão da Informação) contra Gabriel Castanheira levou por ippon. Em luta contra Kmaleao, Yuri fez melhor entrada e por pouco não aplicou um seoi-nague ajoelhado e a classificação veio em seguida com ippon de Yuri.
Na categoria leve masculino (66kg à 73kg) disputa ficou entre Felipe Camargo Rosa (Eng. Mecânica) e Gabriel Cardoso de Oliveira (Agronomia). Felipe fez boa entrada e tentou aplicar um golpe com o quadril (harai-goshi), mas Gabriel caiu de lado. Felipe se classificou com um waza-ari e ippon (o uchi-gari) no primeiro confronto e ippon no segundo.
O Meio médio masculino (73kg à 81kg), foi a categoria com mais atletas. Mas Artur Birraque (Educa) se destacou dos oponentes ao vencer Guilherme Aranha (Eng. Ambiental) por dois waza-ari, Maycon Allan da Silva (Agronomia) por ippon e Renan Pitilin (Biologia) por dois waza-ari. Guilherme, Renan e Maycon empataram com uma vitória cada, a partir dos critérios de desempates Renan ficou em segundo lugar com um waza-ari e um ippon.
O Meio médio feminino (57kg à 63kg) a judoca Layana de Oliveira e Silva (Enfermagem) venceu a primeira luta contra Amanda Flores Coleto (Agronomia) com duas imobilizações com menos de 25 segundos (waza-ari). No segundo confronto Amanda empatou a disputa com um waza-ari. No confronto final Layana conseguiu a classificação para a competição com imobilização de baixa pontuação (yuko) e waza-ari.
Na categoria Médio ma masculino (81kg à 90kg) o atleta Mario Lau (Biologia) após pegada tentou projeção do adversário Vitor Martini (Biologia) que se defendeu bem. Com duas imobilizações (yoko) a favor Mario venceu a disputa. No confronto com Eduardo Martins (Educa), Mario entrou com posição melhor de pegada e aplicou um taiotoshi com perfeição projetando as costas de Eduardo sobre o tatame, garantiu a vitória por ippon. Vitor Martini também venceu Eduardo por ippon. Assim sendo, Mario com duas vitórias se classificou.
Na categoria Ligeiro feminino (até 48kg) a atleta Janaina Aguero Pereira (Enfermagem) se classificou após vencer por dois ippon sem dar chance para Atielly Fernanda Ramos (Eng. Química), marcando uma das lutas mais rápidas da seletiva.
Bárbara Silveira Nunes (Relações Internacionais) se classificou depois de derrotar Juliane Araújo Maria Graziella Bernardes (Biologia). Na primeira luta de Bárbara contra Juliane, a atleta conseguiu dois waza-ari. No confronto contra Grazi, Bárbara venceu com um yuko e ippon. Graziella no confronto contra Juliane bate por yuko e um waza-ari. Grazi ficou com a segunda posição.
Lucas Akira (Medicina) após vitória contra Felix Johnny Faria (Pedagogia) e de Júlio César Stringhini (Eng. Aeronáutica), se classificou para o Mineiro e pela pontuação Júlio ficou em segundo e Johnny em terceiro lugar.
O Judoca Johnyvecson Nascimento (Física) na categoria Meio leve (60kg à 66kg) conquistou a vaga para o JUM’s após duas vitórias sob Gustavo Fernandes Araújo (Engenharia Mecânica).
As categorias Meio pesado masculino (90kg à 100kg) e Médio feminino (63kg à 70kg) não tiveram disputas por ter apenas um atleta, sendo assim se classificaram, Gabriel Faleiro (Eng. Química) e Vitória Teixeira Cabral (Educa), respectivamente.
Comments