top of page

Primeiro final de semana de peteca feminina na Olimpíada UFU é marcado por jogos dominantes

Na competição realizada no sábado (16) e domingo (17), na ESEBA, nenhum dos 12 confrontos chegou ao tie break, evidenciando o claro domínio de algumas equipes


Por Miguel Santiago


Saques foram decisivos em diversos jogos | Foto: Ítana Santos

No último sábado (16), tivemos o pontapé inicial da Olimpíada UFU 2023 e, junto dele, a competição de peteca feminina também teve início. A modalidade, que conta pela primeira vez com um formato com repescagem, teve seu primeiro jogo cedinho, às 8h30 da manhã em uma das quadras da ESEBA.


ARTES X BIOLÓGICAS


Apesar do horário, o primeiro jogo do dia começou bem animado, com as torcidas das duas equipes apoiando suas atletas. Todo o “hype” se deu pelo fato de, na Olimpíada passada, a Atlética das Artes ter eliminado a Biológicas.


O primeiro set foi marcado pelo domínio da Biológicas, que manteve uma enorme vantagem do início ao fim e fechou o set em 25 a 7. Já no segundo set, a história foi um pouco diferente As atletas do Arlequim reagiram e conseguiram manter o placar próximo no início da parcial. Porém, com o passar do tempo, a Biológicas conseguiu virar e fechar o segundo, e último, set em 25 a 16.


A atleta e estudante de Biotecnologia na UFU, Bruna Giselle, comentou sobre a revanche que tiveram. “A gente estava treinando toda semana e aos finais de semana também, inclusive pós CIA. Ano passado a Artes tinha sido nossa algoz, então a gente veio com sangue nos olhos pra esse jogo, estou bem feliz com o resultado”, concluiu a jogadora.


DIREITO X MONTE CARMELO


Seguindo com o padrão de jogos dominantes, desta vez as meninas do Direito impuseram seu jogo e ganharam das visitantes de Monte Carmelo. Ambos os sets foram bem parecidos, as futuras advogadas não abriram espaço para a Moca mostrar seu jogo e se classificaram para a próxima fase.


Resultado final: dois sets a zero para o Guará (parciais de 25 a 6 e 25 a 9).


ARTES X MOCA - REPESCAGEM


Já no domingo, as duas duplas femininas que saíram derrotadas no sábado se enfrentaram. Durante a manhã, Artes e Moca disputaram a repescagem. O primeiro set foi unilateral para a Atlética do Arlequim, que chegou a abrir incríveis 23 pontos a 0 e cravou o primeiro set em 25 a 4.


Já o segundo set seguiu o mesmo roteiro: um ínicio absurdo das Artes e uma tentativa de recuperação lenta da Moca, que perdeu por 25 a 8 desta vez. Placar final: 2 a 0 para a Atlética das Artes.


FISIOTERAPIA X ENG. BIO. PATOS


A partida que viria a ser a mais disputada de todo o final de semana teve seu início ao meio-dia de sábado. O jogo entre Fisioterapia e Eng. Bio. Patos (Engenharias e Biotecnologia de Patos) já começou com tudo, pois ambas as duplas estavam fazendo ótimos saques e estavam com a defesa em dia. O resultado dessa combinação foi um primeiro set bem equilibrado e muito disputado. A primeira etapa do jogo foi decidida nos detalhes e a equipe da Fisio conseguiu levar o set por 25 a 20.


Durante todo jogo, houve um fator externo que chamava a atenção de quem estava presente: um torcedor da Fisioterapia gritava bastante contra a dupla de Patos, que no segundo set parece ter sentido a pressão e se desestabilizado. No segundo set, o jogo foi outro. A dupla da Fisioterapia conseguia facilmente encaixar os ataques na dupla visitante, que não resistiu e acabou perdendo a parcial por 25 a 6.


Alguns jogos tiveram um atraso pela mudança da altura da rede que cada modalidade pede | Foto: Ítana Santos

ENGENHARIA UBERLÂNDIA X EXUMADAS


Voltando aos jogos de sábado, Engenharia e Exumadas se enfrentaram em mais um jogo de extremos. Desta vez, a dupla da Engenharia saiu na frente desde o início e conseguiu dominar completamente o confronto, que terminou terminou o primeiro set em 25 a 8.


No segundo jogo, o mesmo roteiro foi seguido. Ótimos ataques da Engenharia e problemas defensivos por parte da Exumadas. Assim como no primeiro set, a Atlética do Leão saiu na frente com um início positivo e não viu muitas dificuldades para fechar o jogo, que teve seu segundo, e último set, finalizado em 25 a 9.


EXUMADAS X ENG. BIO. PATOS - REPESCAGEM


No dia seguinte, na repescagem, as atletas da Exumadas não estiveram na ESEBA e perderam por WO para a Eng. Bio. Patos. Após se classificar para as oitavas, a atleta e estudante de Biotecnologia Maria Júlia Maia relembrou o confronto contra a Fisioterapia. “O segundo set, na verdade, foi uma junção de fatores. Tanto a torcida deles entrando muito em nossa cabeça, quanto a nossa torcida muito quieta, e também a questão do calor, em que a gente foi começando a passar mal”.


Além disso, a atleta também comentou sobre a importância da repescagem. “Eu acho que a repescagem é muito boa. Às vezes o jogador não está conseguindo jogar muito bem naquele dia, e a repescagem nos dá essa segunda oportunidade. Ainda mais para as atléticas pequenas, como a nossa que vem de fora, [a repescagem] acaba sendo uma chance a mais da gente vir e participar da bagunça”, completou a jogadora.


ENGENHARIA PONTAL X ODONTOLOGIA


Outra partida marcante de sábado foi entre as duplas da Engenharia Pontal e da Odonto. O primeiro set do jogo começou bem disputado, com nenhuma das duas equipes conseguindo abrir uma vantagem muito expressiva. Mesmo durante a disputa acirrada, a dupla de Pontal, em gesto de fair play, assumiu para o juiz (que estava em dúvida em relação ao lance) que o ataque da Odonto tinha entrado. Com o passar do tempo, a Atlética da Odontologia se aproveitou de bons saques e conseguiu fechar o set em 25 a 13.


No segundo set, a Odonto conseguiu encaixar melhor os ataques e aumentou a vantagem em relação à primeira etapa do jogo. As jogadoras da Atlética do Panda fecharam o segundo, e último, set em 25 a 9 pontos. A estudante, atleta e presidenta da Odontologia, Laura Garcia, comentou sobre sua estreia na peteca. “A gente retomou o projeto no final do ano passado e a peteca da Odonto está crescendo agora. Foi meu primeiro jogo e eu estou ‘botando’ muita fé no time, a gente está muito confiante que vai dar bom”, complementou a estudante.


COMPUTAÇÃO X PSICOLOGIA


Após 15 minutos de atraso por uma regulagem na altura da rede, o confronto entre Computação e Psicologia começou. Com um primeiro set disputado, demorou bastante para alguma das duplas sair na frente. Porém, já no final do primeiro set, a Computação conseguiu abrir vantagem e finalizou a parcial em 25 a 15.


No segundo set, a Psicologia continuou tentando, mas as meninas da Computação já estavam adaptadas ao estilo de jogo das adversárias e não deixaram o jogo afunilar tanto, fechando o placar em 25 a 11.


ENGENHARIA PONTAL X PSICOLOGIA - REPESCAGEM


No dia seguinte, era chegada a hora de decidir quem iria subir para as oitavas e voltar a competição. O jogo começou cedo e, mesmo assim, teve a presença de alguns torcedores, que ficaram bem próximos à quadra apoiando as duplas das suas atléticas. O disputadíssimo jogo de repescagem foi quente do início ao fim, com ambas as duplas jogando ofensivamente e fazendo boas defesas. O primeiro set terminou em 25 a 23 para a Psicologia, que no finalzinho conseguiu importante vantagem.


Mesmo com o resultado, a dupla de Pontal não se desanimou e veio com tudo tentar um empate para decidir tudo no tie break, mas a expectativa não foi cumprida. As atletas da Psico mantiveram a cabeça no lugar e finalizaram o último set em 25 a 18.


BIOLOGIA PONTAL X MEDICINA


Não tem como falar em jogos dominantes sem citar a partida entre Medicina e Biologia Pontal. As futuras médicas dominaram a partida, fazendo 25 a 1 no primeiro set e repetindo a história no segundo com 25 a 2. A expressiva torcida presente e os ótimos ataques da Medicina, que dominou o jogo dentro e fora de quadra, foram cruciais para a vitória com maior vantagem dessa etapa da Olimpíada.


EDUCAÇÃO FÍSICA X MONETÁRIA


No fim da tarde do sábado (17), tivemos a partida entre a Educação Física e a Monetária. O jogo começou disputado, mas, com o passar do tempo, a Monetária conseguiu abrir vantagem e decolou no primeiro set, conseguindo fechar em 25 a 12.


No segundo set, a história se repetiu, e o resultado também. As meninas da Atlética Monetária impuseram seu jogo e venceram o segundo set por 25 a 12 e, com isso, estão classificadas para as oitavas de final.


BIO PONTAL X EDUCA - REPESCAGEM


Por fim, a partida de repescagem entre Biologia Pontal e Educação Física aconteceu pela manhã de domingo (18). Logo no começo do primeiro set, a Educa já saiu na frente, com a Biologia Pontal correndo atrás do resultado ao longo do jogo. Os esforços da Arara foram em vão, e a Educa fechou o placar em 25 a 12. No segundo set, a história foi a mesma e a Bio Pontal não conseguiu alcançar a Educa no placar, que finalizou em 25 a 10 e fechou o jogo.


RESULTADOS DO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA


Artes 0x2 Biológicas (25/10 e 25/16)

Biologia Pontal 0x2 Medicina (01/25 e 02/25)

Computação 2x0 Psicologia (25/15 e 25/11)

Eng Pontal 0x2 Odonto (13/25 e 09/25)

Engenharia 2x0 Exumadas (25/08 e 25/06)

Fisioterapia 2x0 EngeBio Patos (25/20 e 25/06)

Direito 2x0 Moca (25/06 e 25/09)

Educa 0x2 Monetária (12/25 e 12/25)


REPESCAGEM


Eng Pontal 0x2 Psicologia (23/25 e 18/25)

Eng. Bio. Patos 2x0 Exumadas (25/0 e 25/0 - W.O)

Biologia Pontal 0x2 Educa (13/25 e 10/25)

Artes 2x0 Moca (25/04 e 25/08)



0 comentário

Comments


bottom of page