top of page

Peteca feminina é decidida por partidas dominantes no Agita UFU 2024.1

Atléticas que fizeram o primeiro ponto terminaram como vencedoras das disputas em que participaram


Por Joyce Rocha



A peteca feminina do Agita UFU 2024.1, disputado no semestre 2023/2 do calendário universitário, ocorreu na Eseba e contou com atletas e torcedores prestigiando o evento que propõe a integração entre os “bixos” e os veteranos. As disputas da modalidade foram marcadas por partidas dominantes e muita vontade de vencer pelos atletas, que competiram durante todo o sábado (20). 


Fisioterapia x Engenharia 


A partida que deveria abrir as competições da peteca neste sábado não aconteceu, já que uma das atletas do Leão não compareceu no tempo esperado. Resultando assim em W.O, mesmo após seus adversários aceitarem esperar cerca de 25 minutos além do tempo estipulado para o início da disputa. 


Monetária x Artes 


Duas equipes com torcidas empolgadas e competitivas entregaram um jogo calmo no início, com empates e poucos pontos, o que logo foi transformado em uma disputa cheia de reviravoltas. Os placares se alternavam de um para outro. Mesmo que a Artes tenha virado o jogo em muitos momentos, o primeiro set terminou com um placar de 25 a 22 para a equipe do Tamanduá.


No segundo set, o Arlequim voltou com tudo e fez os dois primeiros pontos da disputa, mas a Monetária logo desbancou o adversário ao abrir cinco pontos de diferença ainda no início deste set. O restante da partida não foi muito diferente; a equipe do Tamanduá alternava entre 7, 9 e 13 pontos de vantagem contra seu rival até o final. 


Agrárias x Biológicas 


A disputa entre agrárias e biológicas se manteve equilibrada, mesmo que o Javali tenha conseguido uma vantagem de três pontos. A Bio logo recuperou e mudou o placar ao transformar o seu zero do início da partida em um quatro. A dominação do Dragão se manteve por um certo tempo, até que a Agrárias recuperou a força do começo e não permitiu que os adversários passassem dos 17 pontos.


No segundo set, quem começou pontuando foi a Biológicas que se manteve à frente por dois pontos. A Agrárias conseguiu voltar ao jogo e aproveitou a deixa do adversário para empatar, virar a disputa e abrir uma vantagem de nove pontos.


Engana-se quem achou que a equipe do Dragão desistiria neste momento. A Bio quase conseguiu alcançar o rival e ainda acender uma esperança de um possível terceiro set. Apesar da insistência da Biológicas, o placar de 21 a 18 para o Javali logo se transformou em 25 a 21. 



Odonto x Exatas 


Já nos primeiros minutos da partida, a Odonto se mostrou disposta para a competição e abriu uma vantagem de oito pontos contra seu adversário, que teve dificuldade para conseguir um empate. A primeira etapa da disputa atrapalhou a possível vitória do Gorila e resultou em um placar de 21 a 7 para o seu adversário. 


No segundo set, a Exatas entrou na quadra com vontade de atrapalhar a dominância que o seu rival tinha mantido no placar anterior e tornou a disputa um pouco mais apertada, o que não adiantou muito. A equipe do Panda continuou na frente e ganhou a partida com uma diferença de sete pontos. 


Fisioterapia x Psicologia 


O jogo que começou com o domínio da Fisioterapia acabou perdendo a força pela busca da Fênix pelo empate, que resultou em um placar de 14 a 14 no meio da disputa. Logo, a equipe do Crocodilo se recuperou e tornou a proximidade entre os pontos cada vez mais longa, resultando na vitória de 21 a 17 no primeiro set. 


No segundo set, o domínio da Fisioterapia se manteve durante toda a partida, resultando em placares com diferença de 11 pontos. Mesmo com o jogo totalmente desequilibrado, a Psicologia e a sua torcida estava presente, vibrando por cada ponto e discutindo para que a pontuação fosse marcada corretamente, conseguindo assim os seus cinco pontos contra os 17 marcados pela equipe preta e verde até aquele momento.


O ponto da vitória veio pelo erro de uma das adversárias, que rebateu a peteca com as duas mãos, o que é expressamente proibido e resultou em 21 a 7 para o Crocodilo. 


Ana Luísa Pains, atleta da Fisioterapia, esteve presente na quadra para competir em dois jogos, dentre eles o que ganhou por W.O, e afirmou que: “Não ter jogado o primeiro jogo contou muito [para a segunda vitória], principalmente por ser contra a Engenharia, que seria uma disputa apertada”.


Monetária x Humanas 


Assim como no seu primeiro jogo do dia, a Monetária já começou a partida pontuando e saiu na frente do adversário, a Humanas não se abalou e conseguiu empatar a disputa em 10 a 10. Mesmo com a tentativa da Pantera de manter o jogo equilibrado, o Tamanduá abriu uma vantagem de dois pontos e continuou pontuando até que vencesse o primeiro set de 25 a 13. 


Diferente do set anterior, a Humanas seguiu com o ditado popular de não deixar a peteca cair e abriu vantagem contra a Monetária, que logo se recuperou e, além de alcançar, manteve três pontos a mais. O jogo seguiu com as vantagens no meio da partida e o Tamanduá levou a melhor.


“Eu faço vôlei, handebol e basquete, e acredito que elas contribuem para a disputa nesta modalidade, principalmente o vôlei por ser ‘comparado’ com a peteca”, comentou Nurian Almeida, estudante de Administração e atleta da Money.


Resultados


Fisioterapia 2 x 0 Engenharia (vitória por W.O.)

Monetária 2 x 0 Artes (25 x 22 / 25 x 12)

Agrárias 2 x 0 Biológicas (25 x 17 / 25 x 21)

Odonto 2 x 0 Exatas (21 x 7 / 21 x 14)

Fisioterapia 2 x 0 Psicologia (21 x 17 / 21 x 7)

Monetária 2 x 0 Humanas (25 x 13 / 25 x 12)


0 comentário

Comments


bottom of page