O evento que tem como objetivo promover atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida dos estudantes
Por Lyege Evangelista e Samira Batalha
O Agita UFU é um evento realizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem como objetivo promover atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos universitários com ações de promoção à saúde mental e alimentar, esporte, atividade física, palestras, oficinas e tendas de orientação sobre a assistência estudantil, sendo um importante espaço para integração dos novos e antigos alunos com a comunidade.
Após a espera por conta da pandemia, as atividades presenciais deram espaço para jogos esportivos como o Futsal, que iniciou e encerrou as atividades do dia.
O período da tarde foi agitado. No masculino, a atlética das Artes enfrentou a atlética da Medicina e mesmo com uma ótima marcação e defesa perdeu para a equipe verde e roxa pelo placar de 2 a 1. Diogo Augusto, da Medicina, frisou que sabia que o jogo não seria fácil, mas que foram surpreendidos pela boa marcação da defesa adversária. O integrante da Medonha também citou o clima de jogos pós pandemia e disse estar com boas expectativas para as próximas disputas.
O segundo confronto foi entre a atlética da Educação Física (Educa) e a Engenharia de Uberlândia na categoria feminino. Contando com um jogo muito favorável para a Educa, as meninas venceram a partida de 5 a 0.
A torcida do time amarelo e preto estava agitada e esquentou o clima tanto dentro quanto fora de quadra. Um dos integrantes da torcida, por mau comportamento, acabou levando cartão amarelo. Mesmo com o tumulto do momento, as jogadoras da Educa não deixaram a pressão interferir e continuaram com a sua estratégia de jogo, marcando bem as adversárias e dificultando a criação de jogadas. Ingrid dos Santos, da Educa, citou a grande rivalidade contra a Engenharia e destacou a comunicação entre as atletas para conseguir neutralizar as oponentes e vencer o jogo.
Na terceira disputa, que rolou entre as equipes masculinas da Agrárias e a Engenharia de Uberlândia, quem levou a melhor foi a Engenharia, que venceu a Agrária com 6 a 2. Durante o primeiro tempo, a equipe do leão começou perdendo, porém, conseguiu virar o jogo e garantir a sua vitória. O clássico empurrão da torcida preta e amarela agitou novamente a quadra e deu energia para os jogadores ampliarem bastante o placar. André Mesquita disse que o jogo foi difícil, bem truncado, mas que depois de conversar com seu professor o time foi se encaixando.
Também na categoria masculina, o terceiro combate da tarde foi entre a Educação Física e a Fisioterapia. Com um placar de 4 a 2, a equipe do crocodilo levou alegria à sua torcida que também ajudou com a motivação nas arquibancadas, como conta Giovanni Paiva: “O diferencial mesmo foi a torcida, porque sem essa torcida maravilhosa não teríamos ganhado. A gente começou com dois, três e agora já estamos com um monte de gente na arquibancada.”
Arthur Freitas, o goleiro do time, diz que o jogo foi difícil, pois os adversários jogaram muito bem e possuem um time muito organizado.
Já a quarta disputa da tarde foi entre o Direito e a Exatas masculino. O jogo ficou no empate por 1 a 1.
De volta aos jogos do feminino, tivemos o jogo entre a atlética das Aplicadas e a Biológicas que venceu por um placar de 5 a 0. Nova no curso, Ana Júlia Amaral, da Biológicas, comentou que as jogadoras não se conhecem muito bem e os treinamentos começaram há pouco tempo, mas que a comunicação foi essencial para elas se encontrarem e vencerem o jogo.
O penúltimo jogo do Agita UFU foi entre Odontologia e Biológicas masculino e a Odonto foi quem levou a melhor vencendo por um placar de 5 a 3.
Encerrando as partidas do dia, o último confronto, também na categoria masculina, foi entre a atlética das Aplicadas e das Humanas, no qual a Humanas saiu vencedora ao finalizar o jogo com um placar de 6 a 1. Juliano Damas, jogador veterano da atlética, ficou feliz com o jogo da equipe e disse que o foco dos treinamentos está no CIA, competição que acontece no próximo mês em Uberaba (MG). Ele frisou que a expectativa agora é conseguir fazer o maior número de jogos e treinamentos possível para conseguir ritmo de jogo.
Comments