top of page

Humanas: detalhes da preparação, competidores e expectativas para a CIA 2023

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Atlética se empenha para contar com delegação completa na competição e busca classificação para primeira divisão na Copa Inter Atléticas


Por Vitor Turolla


Humanas comemora medalha inédita na história da atlética | Foto:Ítana Santos

A Humanas se prepara para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA) entre os dias 8 e 11 de junho em Uberaba. A atlética da Pantera deseja subir de divisão neste ano. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas da Humanas para a CIA 2023.


Na última edição da CIA, em 2022, a Atlética Humanas encerrou a competição na 13ª colocação da primeira divisão. Essa posição lhes rendeu o retorno à segunda divisão. Desde então a atlética vem em uma crescente.


Nas Olimpíadas UFU 2022, a Pantera conquistou sua primeira medalha em esportes coletivos de sua história. O basquete masculino foi contemplado com a medalha de bronze após vencer a Monetária na disputa de terceiro lugar. Tal conquista colaborou para que a atlética terminasse na melhor colocação de sua história: 8° lugar na classificação geral.


Expectativas da Humanas na CIA


No ano de 2023, com gestão renovada, a atlética tem como principal objetivo contar com sua delegação completa durante a CIA, como indicou o presidente Arthur Martins.


“Estamos fazendo o possível e o impossível para que os treinadores possam contar com aquelas pessoas que eles escolheram e acompanharam durante a preparação”. Segundo o próprio, a presença de um grande número de atletas faz com que as equipes sejam mais fortes.


Como consequência da delegação completa, o presidente almeja que a Humanas esteja na elite da CIA em 2024. A classificação é vista como o objetivo esportivo principal. "Estamos fazendo diversas ações diferentes do ano passado para que possamos subir, se vier acompanhado do título deixa a conquista ainda maior”.


Destaques da Humanas na CIA 2023


Os atletas de melhor desempenho são ferramentas fundamentais para alcançar o objetivo de conquistar a classificação para a primeira divisão. Entre eles, o presidente destacou dois esportistas: Lucas Guerrezi, atleta do basquete, e Nayara Rocha, atleta do judô e futsal.


Lucas vê sua equipe como uma das mais fortes coletivamente e acredita que carrega a responsabilidade de trazer resultados positivos para ficar cada vez mais próximo da primeira divisão. “Fazer parte da equipe de basquete da Humanas é motivo de alegria e de satisfação, por ser uma equipe dedicada e que sempre entra com o intuito de buscar as primeiras colocações nas competições”, afirmou o atleta.


O pivô ainda afirmou: “O fator fundamental para ser campeão da CIA é a disciplina e dedicação aos treinos e aos amistosos para podermos evoluir e apresentarmos a melhor versão de nós mesmos”.


Já Nayara Rocha crê que não encontrará um caminho fácil. “Já participei na segunda divisão em 2019 e encontrei duas atletas faixa preta”. Apesar do nível da competição e a alta responsabilidade, a judoca diz se sentir confortável na situação. “Me sinto ao mesmo tempo pressionada, mas também acolhida e incentivada”.


A atleta comparou o nível da CIA com a Olimpíada UFU, e, apesar da dificuldade, acredita que a Olimpíada tenha um nível maior de competitividade.”Na segunda divisão pela falta de competidores, acredito que a CIA tenha um nível menor que a Olimpíada“.


Ficha técnica da Humanas


  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Humanas

  • Apelido: Humanas

  • Mascote: Pantera

  • Fundação: 6 de fevereiro de 2017

  • Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia

  • Sede na UFU: Sala 310 do prédio 5s

  • Cursos da atlética: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Língua Portuguesa com Domínio de Libras, Pedagogia, Saúde Coletiva e Tradução

  • Presidente: Arthur Martins

  • Diretor de esporte: Fernando Vasconcellos

  • Primeira participação na CIA: 2018

  • Melhor campanha na CIA: 4º na 2ª divisão em 2019

  • Campanha na CIA em 2022: 13º na 1ª divisão em 2022


Atletas da Humanas


Procurada pelo ARQ UFU, a Humanas não divulgou a lista de atletas que disputarão a CIA 2023.


0 comentário

Comments


bottom of page