top of page

Handebol no Agita UFU 2024.2 esquenta o clima frio com grandes duelos

 O evento é o último compromisso oficial antes da Olimpíada UFU


Por Guilherme Vargas e João Maimoni



O Agita UFU 2024.2 ocorreu no Campus Educa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no último sábado (9). O evento tem como proposta aproximar os veteranos dos calouros, além de ser uma ótima oportunidade para as equipes realizarem testes e conhecerem novos atletas. Foram realizados 10 jogos de handebol no G1, sendo cinco masculinos e cinco femininos, disputados entre 11 atléticas: Medicina, Monetária, Educação Física, Agrárias, Engenharia, Psicologia, Fisioterapia, Exatas, Humanas, Direito e Biológicas. 


JOGOS FEMININOS


Medicina X Monetária


As atléticas realizaram a primeira partida feminina, e chamaram a atenção pelo equilíbrio durante todo o confronto.As goleiras de ambas as equipes se destacaram com excelentes defesas, resultando em um placar baixo ao final do primeiro tempo,  que terminou empatado em 3 a 3.


Os ataques encaixaram no segundo tempo da partida e os futuros médicos contaram com o belo desempenho da camisa 11, Malu, e abriram 8 a 6, mas a Money não se abateu e viraram para 9 a 8. Com poucos segundos no cronômetro, Maju, artilheira do embate com três gols, deixou tudo igual, 9 a 9. 


Marcella Matheus, bixete de Medicina, avaliou a performance da equipe: ¨Conseguimos defender e atacar bem, e a Monetária também jogou muito bem, por isso acredito que tenha sido um bom teste para as próximas competições¨, afirmou em entrevista. 


Agrárias X Educação Física


A atlética do javali e a atlética do cachorro protagonizaram a partida mais acirrada do dia. Apesar de um início avassalador da Agrárias, que abriu 6 a 1 na 1ª metade, a Educa fez um bom 2° tempo, cortando a vantagem que era de 7 a 1 para 9 a 8. Neste momento o ginásio veio abaixo.


A atlética azul e verde tinha duas atletas fora por punição de dois minutos, mas Paula Mattos, autora de cinco gols, organizou e acalmou suas companheiras. Com isso, a Agrárias saiu vitoriosa por 12 a 11.


¨Estou entrando no time agora, então é cedo para falar se sou uma líder ou não, mas acredito que, quando perdemos a cabeça, é fundamental trabalharmos em equipe. Se uma está nervosa, a outra precisa vir e acalmar¨, comentou Paula Mattos sobre ter assumido a responsabilidade. 


UFU X Engenharia 


O jogo entre o time da UFU e a Engenharia foi o com a maior diferença de gols. Com a equipe das futuras engenheiras recheadas de “bixetes” e sem muito entrosamento, a equipe da Universidade dominou a partida e aplicou 20 a 5.


O grande nome em quadra foi Maressa Sarah, do time da UFU, que, curiosamente, também faz parte da Engenharia. Dona de cinco gols. A atleta afirma que a próxima competição que vão participar é a Liga do Triângulo, que se inicia no fim deste mês e se estende até o final do ano¨. Ela também comentou que as atletas estão muito esperançosas para este torneio.


A jogadora também comentou sobre como é atuar após a greve: ¨Em questão de entrosamento, para algumas meninas foi bom o teste, mas para o time em geral, não, pois faltam algumas atletas que estão nas suas cidades ou atuando por suas atléticas. Mas, acredito que de duelo em duelo vamos nos entrosar cada vez mais”.


Direito X Humanas


O sétimo confronto do dia se destacou pelas ótimas atuações das goleiras, mas o  guará teve o controle da partida e criou as melhores oportunidades. Ao final do primeiro tempo, o placar estava empatado em 3 a 3, graças a uma bela atuação individual de Sofia Volpi, camisa 69 da Pantera, que marcou dois gols.


Na segunda parte, a superioridade da atlética do Direito junto com os dois 7 metros defendidos pela arqueira, se transformou em bola na rede. Os dois gols de Luiza Bougleux, aniversariante do dia, ajudaram a abrir diferença no placar, que acabou em 9 a 5.


Luiza, que está no 10º período e participou do seu último Agita UFU, é uma das poucas remanescentes e ficou contente com o desempenho de suas companheiras: ¨Particularmente, fiquei bem surpresa pois as principais jogadoras formaram e mesmo assim a performance foi boa. Hoje é meu aniversário e estou comemorando da maneira que sempre amei neste 5 anos, que é jogando handebol¨. 


Artes X Psicologia


Com ritmo alucinante do Arlequim do início ao fim, a Psico não conseguiu respirar e foi facilmente dominada. Logo no começo do embate, foi possível perceber que a atlética da Artes era quem comandava o confronto, e o 4 a 0 no primeiro tempo refletiu o que era apresentado em quadra. 


Na outra metade, a Psicologia evoluiu no jogo, desenvolveu no ataque, melhorou nas finalizações e marcou três gols. Entretanto, a equipe que estava na liderança não perdeu o foco e manteve o alto nível, encerrando o duelo em 9 a 3.


A bixete Maria Eduarda Tavares, do curso de Arquitetura, comentou sobre a sensação de fazer sua primeira partida pela atlética: ¨Foi muito legal jogar com as meninas, tivemos apenas um treino, porque todo mundo entrou agora, então nossa atuação foi muito boa¨.



JOGOS MASCULINOS


Medicina x Monetária


A partida inaugural do Agita UFU 2024.2 começou logo cedo, às 8h. Mesmo com o frio de 12 ºC, as atléticas deram um show em quadra. O jogo começou em alta voltagem, a Medicina abriu o placar no primeiro lance e se mostrou mais entrosada. Com o tempo a Monetária se encontrava na partida e chegou a abrir uma vantagem de cinco gols ao fim do primeiro tempo.


A segunda etapa manteve o ritmo acelerado, ambos os times cometeram muitas faltas, tendo total de quatro punições de dois minutos ao todo. O time do tamanduá conseguiu se manter à frente do placar, sempre com uma confortável liderança, e saiu com a vitória por 15 a 9.


Gabriel Marques, veterano do curso de Relações Internacionais, comentou sobre a preparação da Monetária para a Olimpíada UFU: “Eu sempre falo que o Agita UFU é importante para pegar ritmo de jogo. Agora, o foco é treinar o máximo possível para pegar entrosamento, trabalhar ataque e defesa, e chegar forte para a Olimpíada esse ano.”


Engenharia x Educa


O clima estava um pouco mais ameno, às 11h. Quem estava no G1 assistiu a melhor partida do dia, com incríveis 39 gols marcados ao todo. O primeiro tempo foi equilibrado, tanto no ataque como na defesa, ambas atléticas jogaram com tudo que tinham, fazendo muitas faltas e gols, a Educa saiu a frente do placar por 8 a 4.


Mas a melhor parte foi a segunda metade, com uma maior rotação das equipes, os gols começaram a sair sem parar. Gols em contra ataques, gols em cobranças de sete metros, os times simplesmente não paravam de balançar a rede, no final, os “cachorrões” terminaram à frente por 21 a 18, em grande atuação do goleiro Nathan Calixto.


O grande destaque da partida foi o camisa 73 do time vencedor, Pedro Paulo, estudante do 5º período de Educação Física e responsável por oito gols do time de camisa azul. O atleta contou que já jogava profissionalmente no Praia Clube, mas devido a uma cirurgia ficou afastado das quadras por oito meses, sendo esse seu primeiro jogo “pra valer”.


Ele também falou sobre as expectativas para a Olimpíada UFU. “Para mim é muito gratificante voltar e ganhar dos favoritos, [...], Chegamos confiante, a gente tava em dúvida, mas vimos que nosso time está forte e a gente vem com tudo para ser campeão dessa Olimpíada”.


Fisio x Psico


Dando sequência às partidas do dia, os times se enfrentaram em um embate muito equilibrado, alcançando o objetivo principal do Agita UFU: integração e preparação. O início do jogo mostrou uma Fisio mais confiante e entrosada, com a equipe da Psico ainda tentando achar o ritmo de jogo perfeito, mas em um jogo muito faltoso, os futuros fisioterapeutas foram para o intervalo vencendo por 7 a 5.


Na volta, os dois lados ainda sofriam com erros bobos e faltas intencionais. Com um baixo uso das alas, o jogo era muito focado em ataques centrais, sendo a segunda metade mais truncada e acirrada. Mesmo assim, os gols saíram, a Fisio manteve a vantagem e ganhou por 12 a 8.


Os “bixos” Vinicius Rodrigues, Eduardo Simões e Rafael de Morais falaram sobre o grande número de novos jogadores no time e sobre a renovação do grupo para a Olimpíada UFU, também falaram da primeira experiência em competições oficiais. “O Agita é muito bom, a gente vê como uma oportunidade, porque a gente tá chegando agora, ninguém conhece a gente jogando, então é uma oportunidade de se mostrar.” comentou Rafael.


Direito x Exatas


O Direito venceu com tranquilidade a Exatas, que mesmo jogando bem, não foi o suficiente para parar o ataque avassalador dos lobos guarás, o time  abriu uma vantagem de sete gols no 1º tempo, com ele terminando 8 a 1.


O 2º tempo seguiu um semelhante roteiro, mesmo com os gorilas conseguindo fazer alguns gols e melhorando tanto ofensivamente quanto defensivamente, o Direito manteve o ritmo, com jogadas rápidas e contra ataques fatais, assim, finalizando o adversário por 17 a 5.


Em entrevista, o estudante do 3º período de Direito, Flávio Arifa, falou sobre as dificuldades para a preparação para a Olimpíada UFU, como a falta de treinos, e também falou sobre o desempenho da equipe. “Estou muito feliz. Nós conseguimos desenvolver bem o que a gente treinou, efetuamos em quadra, os “bixos” entraram bem, a confiança para a Olimpíada é a melhor”.



Agrárias x Biológicas


Para pôr fim no Agita UFU 2024.2, Agrárias e Biológicas protagonizaram a última partida do dia, com os javalis dominando a 1ª etapa, tendo uma defesa muito sólida e ataque efetivo, e o adversário não conseguindo criar boas jogadas, fazendo com que a 1ª parte do confronto terminasse com uma larga vantagem de 7 a 0 para o time de branco e verde.


Contudo, a conversa no intervalo teve efeito e o time de azul voltou com tudo, fazendo 5 gols só na parte final e diminuindo a diferença, vencendo o 2º tempo por 5 a 3. Mesmo com a recuperação, a Agrárias ainda sim se manteve à frente e, pelo o que fez no início do jogo, e saiu com a vitória por 10 a 5.




0 comentário

Yorumlar


bottom of page