top of page

Handebol feminino no Agita UFU 2024.1 volta com caras novas e antigas

Veteranas dão show e bixetes mostram habilidades até em posições que não são acostumadas a jogar


Por Felipe Domingos e Sofia Volpi



O primeiro Agita de 2024 aconteceu no último sábado (20), no semestre 2023/2 do calendário universitário, e o handebol foi uma das modalidades da primeira competição das atléticas da UFU no ano. Os jogos que aconteceram entre G2 e Eseba marcaram a volta de muitas atletas e a estreia das "bixetes" de vários cursos. 


Psico x Odonto 


O primeiro jogo do dia foi entre a Psicologia e a Odonto. No começo, a equipe da Psico comandou as ações ofensivas, sem sucesso na finalização, a Odonto se fechou na defesa e abriu o placar,conseguindo uma vantagem inicial de três gols. Ao final do primeiro tempo, a diferença era ainda maior: 7 a 2 para a equipe do Panda. 


O segundo tempo manteve o ritmo do primeiro. A Odonto continuou com um jogo bem agressivo, resultando em várias punições de dois minutos para as atletas. Resultado final: Odonto 13 a 6


“No nosso time a gente já tem duas (calouras), uma de central e uma de ponteira. A gente não esperava tanto talento novo na Odonto. Queremos voltar com força para a gente continuar fazendo história.”, comentou Manuela Cardoso, veterana da Odonto, quando perguntada sobre a preparação do time com as novas jogadoras.  


Humanas x Exatas

 

A equipe da Exatas chegou para o jogo com alguns desfalques na linha, diferente da Humanas, que jogou sem suas duas goleiras. Sorte da Atlética do Gorila, que colocou a goleira Lais Macedo de central e acabou sendo o destaque da partida. A estudante de Física Médica foi responsável pelos principais ataques da equipe, que abriu 3 a 0 logo no início do jogo. Esses gols prejudicaram a partida da Humanas, que mesmo após se encontrar na defesa e no ataque, não conseguiu tirar essa vantagem. 


A ponta da Humanas, Sofia Volpi, até tentou, mas a troca de tática do treinador Saymon Black de inverter a ponta da esquerda para a direita, diferente dos outros jogos da atlética, acabou diminuindo o poder ofensivo da equipe.



A nova central da Exatas, Lais Macedo, aproveitou as oportunidades de longe que teve e a desvantagem física do time da Humanas para terminar a partida com cinco gols, ajudando a equipe na vitória de 13 a 10. Em entrevista pós jogo, Macedo comentou sobre jogar na linha e aproveitou para mandar um abraço para a torcida:


“Na verdade eu sou goleira. Só que a gente só tem uma goleira, precisa de gente na linha, aí eu vou na linha e acabo jogando. A gente está com uma esperança muito boa pro handebol feminino, esse ano a gente vai vir forte para Olimpíada e CIA [...] Amo vocês (torcida), vocês são demais. Bora, Exatas!”, apontou a estudante de Física Médica.  


Direito x Fisioterapia 


O jogo das 10 da manhã foi marcado por falta de atletas da Fisioterapia, que teve o time completo pelas jogadoras da adversária. O Direito mandou no jogo de início ao fim, sem esforço algum, aproveitando principalmente as jogadas de contra-ataque.


As jogadoras da Fisio não se acharam em quadra, mesmo com a ajuda do Direito. O jogo acabou antes do previsto por pedido da Fisioterapia, já que suas atletas estavam cansadas e teriam de jogar outras modalidades. A partida acabou com um placar de 19 a 4 para o Direito. 


Educação Física x Medicina 


A vice-campeã da Olimpíada UFU do ano passado decidiu enfrentar a Medicina em amistoso, revivendo a semifinal de 2023. As duas equipes entraram com escalações modificadas: a Educa por exemplo, entrou em quadra com apenas uma veterana no time titular. 


As "bixetes", jogando em casa, pareciam veteranas. Empurradas pela torcida, que não parava de gritar um minuto sequer, dominaram a partida no início. Diferente da Med, que desperdiçou boas chances de se manter próxima do placar, perdendo lances de sete metros, arremessando chances claras para fora e metendo bola na trave. 


O jogo mudou de cara quando a goleira da Educa, Larissa Ester, se machucou, e quem foi para o gol foi uma das calouras da linha, Giovanna Barros. Mais uma vez, a troca de posição de uma jogadora no Agita foi boa para a equipe. A atleta, que nunca jogou como arqueira, defendeu quase todos os ataques da Medicina, de bola cara a cara a lance de sete metros. A comissão técnica já dizia ter achado uma goleira reserva. A própria jogadora deixou uma mensagem de como foi jogar na nova posição:


“Foi muito bacana. Infelizmente, a nossa goleira machucou e a gente não tinha goleira reserva, então eu assumi esse BO. Mas foi muito bacana, tive que relembrar algumas coisas que eu aprendi na educação física, mas valeu a pena, foi muito divertido".


Quando o time titular de veteranas da Educação Física entrou em quadra, quase todos os ataques foram organizados por elas. Aproveitando os contra-ataques com a conhecida da torcida do Pitbull, Ana Vitória Casagrande ou, para os íntimos, Tita, que teve 100% de aproveitamento quando encontrou a goleira cara a cara após fintar a defesa, terminando a partida com sete gols e a vitória de 19 a 8.



Engenharia x UFU/Praia Clube


Umas das novidades desse Agita foram os jogos com a participação de repúblicas e das equipes da UFU em parceria com o Praia Clube. E coube à atual campeã da Olimpíada encarar o poderoso time da Universidade, na quadra da Eseba.


Em jogo calmo e sem torcida, a Engenharia tentou de tudo para infiltrar na defesa da UFU, que ficou fechada durante toda a partida, planejando muito bem sua linha de defesa, impossibilitando os ataques das futuras engenheiras, que rodavam a bola procurando por brechas. 


O time da UFU, no ataque, realizava suas ações sem erros na hora da finalização, o que garantiu às jogadoras, além de jogadas bem construídas, a maior vantagem do dia: 16 gols de diferença contra a Engenharia. A UFU/Praia deu uma aula de como defender, marcando somente as faltas necessárias, e no ataque e no ataque com muita técnica e habilidade, resultando em um placar final de 27 a 11. 


Monetária x Agrárias


No último jogo do dia, Monetária e Agrárias encerraram o Agita com uma partida de uma equipe só e muitas punições de dois minutos para os dois lados. A Money começou o jogo marcando o primeiro gol e liderando o começo da partida, mas logo a Agrárias entrou de vez no confronto e não deixou mais a Monetária encostar. Lideradas por Amandinha, a equipe do Javali defendia e impossibilitava os ataques da Atlética do Tamanduá, que não conseguia infiltrar a defesa.


Os gols da Agrárias saíram de seis jogadoras diferentes, mas o destaque foi ela mais uma vez, Amandinha. A atleta terminou o jogo como a maior pontuadora do dia, com nove gols.



RESULTADOS DO DIA


Odonto 13 x 6 Psicologia 

Humanas 10 x 13 Exatas 

Direito 19 x 4 Fisioterapia

Educa 19 x 8 Medicina 

Monetária 6 x 21 Agrárias 

Engenharia 11 x 27 UFU/Praia Clube

0 comentário

Comments


bottom of page