Com a chegada de uma forte frente fria em Uberlândia, atletas enfrentaram não apenas adversários em quadra, mas também as difíceis condições climáticas
Por Maria Sansoni e Eric Robert
O Agita UFU 2024/2, evento responsável pela integração entre veteranos e “bixos” que ingressaram na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no semestre 2024/1, ocorreu no último sábado (10).
Realizado no Campus Educação Física e no Sesi Gravatás, os atletas se reuniram para um dia de jogos, torneios e treinos de diversas modalidades. Entre elas, o futsal, que ocorreu no Sesi e contou com a participação de 11 atléticas: Educa, Monetária, Exatas, Engenharia, Direito, Psico, Humanas, Computação, Odonto, Fisio e Agrárias.
Futsal Feminino : Educa x Monetária
A primeira partida de futsal do Agita UFU 2024/2 contou com três protagonistas: a Educa, a Monetária e o frio. Com a temperatura abaixo de 11°C, os primeiros minutos do jogo foram marcados pela adaptação das atletas com o clima..
Não demorou muito para que a Educa se encontrasse na partida. Com um passe da camisa 10, Giovana Barros, que estreava no Agita UFU como veterana, o time abriu o placar.
A reação da Monetária foi rápida e, em um contra-ataque, a equipe conseguiu empatar com um gol de Loyane. Mas a Money não conseguiu manter o ritmo e sofreu com o ataque da adversária. A Educa, liderada por Vitória Lima e Vitória Rodrigues, marcou mais três gols e fechou a partida com 4 a 1 para a Educa.
“A gente estava com o time misto, com duas veteranas e duas bixetes. A intenção é acolher e incentivar elas para que quando a gente formar, elas deem continuidade ao projeto”, contou Vitória Lima, autora de um gol da Educa e ex-atleta da Monetária.
Futsal Masculino: Exatas x Monetária
Exatas e Monetária fizeram uma das partidas mais quentes do dia. Em um jogo extremamente disputado, a Money bateu a atlética do gorila por 3 a 2. O confronto começou no auge do frio, feito na manhã do último sábado. Devido ao clima, muitos atletas jogaram com uma “segunda pele” por baixo do uniforme de suas atléticas.
Um dos destaques da partida, do lado da equipe vencedora, foi o camisa 7, Jota. O atleta marcou o terceiro gol do time rubro-celeste e, em entrevista, comentou sobre como foi jogar no frio. “Foi tenso. Acordar e ter que levantar da cama foi a parte mais difícil, mas aí cheguei aqui e dei de cara com os meninos todos animados, porque a gente não jogava desde a CIA e me deu um ânimo a mais”.
Futsal Masculino: Engenharia x Educa
Dando sequência à competição, Engenharia e Educa protagonizaram mais um jogo espetacular.
Na primeira etapa, a Engenharia manteve um alto volume de posse de bola na quadra ofensiva, mas não conseguiu concluir em gol. A Educa quando chegou, foi mais efetiva e abriu o placar com Renanzin.
Já no segundo tempo, o time preto e amarelo voltou melhor e pôde contar com uma partida inspirada de seu camisa 10, Brinquedo. O craque da Engenharia contribuiu com um gol e uma assistência para o seu camisa 8, Pedrão. No minuto final da partida, o Cachorro, numa desatenção da defesa adversária conseguiu marcar, dando números finais a partida: 2 a 2.
Futsal Feminino: Direito x Psico
Marcado por alguns lances confusos, Direito e Psicologia protagonizaram o primeiro jogo do turno da tarde.
Na primeira etapa, a atlética do guará começou bem ofensiva. A Psico não conseguia se encaixar no jogo e sofria na defesa, o que resultou em um gol de Maria Fernanda, atleta do Direito, em um lance confuso e que gerou dúvidas se havia sido gol de fato.
A partir desse momento, a Psico não conseguiu acompanhar a movimentação do adversário e sofreu mais duas finalizações: uma pela goleira e a outra pela camisa 27, Ana. A segunda etapa foi mais equilibrada, sem grandes lances e com a continuação do domínio do Direito. O placar terminou com 3 a 0, com vitória do Guará.
Futsal Masculino: Humanas x Psico
Se enfrentando pela primeira vez após representarem juntas a camisa roxa e preta na CIA 2024, Humanas e Psico disputaram o último jogo da manhã de sábado.
A partida foi dominada do início ao fim pela Atlética da Pantera. Com maior posse de bola e criação de jogadas mais elaboradas, não demorou muito para que a Humanas abrisse o placar com um gol marcado do meio da quadra pelo camisa 8, Fred.
Ainda na etapa inicial, a Psico tentou conquistar o controle do jogo, mas não deu certo. Com um gol do Marcelo Mota, chamado pelos seus companheiros por “Celin”, a Humanas fechou o primeiro tempo com 2 a 0. Na volta, a situação permaneceu a mesma e a Pantera terminou de golear seus ex-parceiros de equipe. Celin e Fred marcaram mais dois gols na partida e Gabriel fechou a goleada com 5 a 0 no placar.
“É o meu primeiro gol oficial pela Humanas, em um jogo com torcida. Pra mim foi muito importante para eu pegar mais confiança e seguir junto com a galera para a Olimpíada que está chegando”, contou Celin, atual diretor esportivo da Pantera.
Futsal Feminino: Computação x Odonto
Seguindo a programação do futsal no Agita UFU, as meninas da Odonto entraram em quadra para enfrentar a Comp, mas não tomaram conhecimento das adversárias.
A partida até começou equilibrada, mas logo as atletas do Lobo começaram a demonstrar certo nervosismo e foram perdendo o controle do jogo. A atlética do panda, que contou com uma tarde inspirada de Giza, aproveitou os vários erros da equipe rival e venceu por 6 a 0, com quatro gols de sua camisa 9.
Giza Batista, a craque do jogo, falou um pouco sobre a meta da Odonto na Olimpíada UFU 2024: “No ano passado a gente foi super bem na Olimpíada, entregamos tudo da gente nos jogos e esse ano não vai ser diferente. A Odonto está vindo muito forte e com um time muito entrosado para a Olimpíada”.
Futsal Masculino: Humanas x Odonto
Dando sequência a competição, Humanas e Odonto marcaram mais uma goleada na modalidade.
O início do primeiro tempo foi marcado pela ofensividade da Odonto e pela dificuldade da Humanas em encaixar as jogadas. Com essa situação, a Atlética do Panda conseguiu levar a melhor e abriu o placar. A Humanas conseguiu se encontrar na partida e, com um chute do canto esquerdo, o capitão Pedrinho finalizou a primeira etapa com um empate.
Já no segundo tempo, a Pantera mostrou as suas garras e foi para o ataque. Muito mais ofensiva e com maior posse de bola, a Humanas fechou a sua segunda goleada do dia com dois gols de Felipe Ponzio, um do Celin e outro do Gabriel. Com 5 a 1 no placar, a Atlética do Panda levou a pior.
Eleito o melhor da partida pelo próprio time, Pedrinho falou um pouco sobre seu desempenho para o ARQ UFU. “Eu fiquei muito triste porque cheguei atrasado no primeiro jogo e quis compensar todo o esforço que a galera fez no primeiro jogo. Quis ajudar eles para a gente chegar nesse resultado”.
Futsal Masculino: Fisioterapia x Computação
Um dos jogos mais esperados do dia, acabou deixando a desejar. Os primeiros minutos entre Fisio e Comp até foram equilibrados, com a Fisioterapia tentando manter a bola na quadra de ataque, usando a estratégia do goleiro linha. No entanto, pouco tempo depois o placar começou a deslanchar. Vinicius, o camisa 6 da Computação, não desperdiçou a chance que teve e abriu o marcador. Em seguida, Juninho, capitão do Lobão, recebeu um belo passe de Vitor Hugo e fez o segundo.
A Fisioterapia não se abateu com os gols sofridos e tentou ensaiar uma reação, mas em nova assistência de Vitor Hugo, o camisa 11, Kauê, ampliou a vantagem do time azul e branco. Na reta final do duelo, Rodrigo foi acionado por Allan e “fechou o caixão”: Computação 4 x 0 Fisioterapia.
Futsal Masculino: Agrárias x Direito
Na última partida do dia, tivemos um jogo morno dentro de quadra, mas muito quente nas arquibancadas.
O duelo começou muito estudado pelas duas equipes, sem muitas chances de gol, até que em uma saída errada do Javali, Brunin, o camisa 80 do Direito, abriu o marcador. Destaque para a celebração do atleta, que após o gol, fez a icônica comemoração de Bebeto na Copa do Mundo de 1994, embalando um neném. “Eu tive um filho recentemente, ele está com 3 meses e hoje é o mesversário dele, ele nasceu dia 10/05, então foi pra ele o gol e fiz a comemoração tradicional de quando se é pai”
Quase no apagar das luzes, a Agrárias empatou o placar com seu camisa 9, Zolla, dando números finais à partida: 1 a 1. Outro ponto que chamou a atenção foi a torcida do Guará, que fez muito barulho ao longo de toda a partida, provocou os atletas e a torcida adversária e impulsionou seus jogadores durante os 40 minutos.
Comments