Por Gabriela Tostes e Ana Luiza Figueiredo
O relógio marcava um pouco mais de seis horas da noite quando Erick Borges chegou ao campo de futebol do Campus de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Erick é o treinador de futebol feminino da UFU e enquanto esperava as meninas chegarem para treinar, ele nos contou um pouco sobre a formação do time feminino, os resultados e a oportunidade para novas jogadoras.
Quando foi formada a equipe feminina de futebol da UFU?
A UFU já possui uma equipe masculina há quatro anos, então eles decidiram montar uma equipe em março de 2014 com o objetivo de disputar o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol Feminino em agosto do mesmo ano em Maceió. O time encaixou, as meninas tiveram uma boa frequência e continuamos até dezembro de 2015 quando disputamos a Copa Futel, competição que acontece na cidade de Uberlândia. Ou seja, o time foi formado na intenção de competir campeonatos universitário local, regional e nacional. Retornamos em março desse ano para dar prosseguimento a esses objetivos, de setembro a dezembro o Campeonato Brasileiro e em dezembro a Copa Futel.
Como foi o processo de divulgação para as meninas participarem?
O processo de divulgação foi em conjunto da Diesu com as atléticas da UFU. A Diesu passou as informações para as atléticas e estas notificaram suas atletas.
A equipe é formada por quantas meninas?
Temos uma média de 20 meninas. Depende muito da época, se elas estão em semana de prova a quantidade diminui, se não estão, a quantidade é maior.
O time possui as mesmas jogadoras ou teve mudança?
Algumas meninas formaram, outras estão com dificuldade de conciliar o horário dos treinos com o da faculdade, devido a mudança de horário na grade que ocorre e algumas chegaram no começo do ano. O fato é que sempre tentamos dinamizar os horários na melhor maneira para atender todas as meninas.
Qual foi o desempenho das meninas nas competições passadas?
O principal resultado foi a evolução. A maioria jogava futsal e tiveram que se adaptar no campo. A grande vitória foi essa rápida adaptação. No Brasileiro, disputamos quatro jogos, com uma vitória e três derrotas. Já na Copa Futel chegamos até a semifinal. Em termos de resultado para um primeiro ano, foi excelente. Agora esperamos dar prosseguimento no trabalho com elas.
Qual suporte a UFU oferece para o time?
A UFU banca o projeto fornecendo o espaço físico, material para os treinos e paga o profissional para treinar as meninas.
O treino de futebol feminino acontece todas terças (18:30), quintas (20:00) e sábado (9:00). E se você, menina, tiver interesse de participar da equipe é só comparecer aos treinos!
Comments