top of page

Direito: preparação e expectativas para a CIA 2024

Atualizado: 21 de mai.

Atlética do Guará busca repetir o bom desempenho do ano passado, quando foi campeã da terceira divisão, e voltar à elite do torneio


Por Roberto de Santis



O Direito está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA), que será disputada entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Uberaba. O objetivo é manter a mesma pegada de 2023, e conseguir subir novamente de divisão. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2024. 


Expectativas do Direito na CIA 2024


Na última edição da competição, o Guará conquistou o primeiro lugar da terceira divisão, com mais de dez pontos de diferença para o segundo colocado. Essa ótima campanha encheu a atlética de confiança para os duelos que encontrarão no caminho do próximo acesso, como destaca o presidente do Direito, Leonardo Yamaguti.


“A expectativa é muito alta. Neste ano, vamos mostrar que nosso lugar não é na terceira divisão, nem na segunda, nós conseguimos coisas maiores. Nosso individual também está mais forte”.


Além disso, Leonardo comentou sobre como a Atlética do Guará conseguiu manter a intensidade nos treinos, mesmo com o período de férias da UFU ocorrendo tão próximo da competição.


“No Direito, nós temos uma vantagem: a partir do quarto semestre, muitos alunos já fazem estágio, então acabam não tirando férias e ficam aqui em Uberlândia. Lógico que teve uma adesão um pouco menor, mas não acredito que tenha sido um impacto tão grande”.


São justamente esses treinamentos que passam tranquilidade ao ex-diretor esportivo e atual vice-presidente, João Passeri, apesar de enfrentarem somente atléticas de fora da cidade.


“Todas as outras atléticas da segunda divisão não são da UFU, então fica complicado ter um parâmetro. O que nós sabemos é sobre o trabalho que fizemos até agora, e nisso estamos bem confiantes. Os treinos estão correndo bem”.


Destaques do Direito na CIA 2024


João não faz parte somente da gestão do Direito, ele também vai disputar sete modalidades diferentes na CIA (handebol, basquete, vôlei de quadra, vôlei de praia, peteca, tênis de campo e salto em distância). 


“Uma coisa casa muito com a outra, quando tem alguma necessidade, eu consigo resolver. Estar no dia a dia dos treinos é muito bom”, afirmou o vice-presidente sobre ser gestor e atleta.


Quanto à preparação e dedicação exigida para competir em tantos esportes diferentes em alto nível, João já avisa que não é nada fácil. “Do ponto de vista físico, está sendo muito puxado. Eu treino na academia, são dois ou três treinos de modalidades diferentes por dia. É cansativo, mas eu faço com muito prazer, amo estar na atlética”.


Flávio Heberth Arifa é mais um dos destaques que vão representar o Guará em Uberaba. O atleta, de bastante importância, principalmente na parte defensiva da equipe de handebol, vai participar pela primeira vez do CIA, mas isso pouco importa ou assusta o competidor estreante.


“Sei que o nosso time é capaz de ir longe, não só o time de handebol mas também toda a Atlética do Direito. Nós treinamos muito e vamos buscar o título em todas as modalidades”, disse o estudante. 


Ficha técnica do Direito


  • Nome: Associação Atlética Acadêmica Direito UFU

  • Apelido: Guará

  • Mascote: Lobo Guará

  • Fundação: 2011

  • Campus da UFU: Santa Mônica 

  • Sede na UFU: Bloco 3D

  • Curso da atlética: Direito

  • Presidente: Leonardo Yamaguti 

  • Diretor de esporte: Gustavo Brandão

  • Primeira participação na CIA: 2017

  • Melhor campanha na CIA: 6º lugar na primeira divisão

  • Campanha na CIA em 2023: 1º lugar na terceira divisão

0 comentário

Comments


bottom of page