Engenharia conquista ouro no handebol feminino na Olimpíada UFU 2025
- Arquibancada UFU
- 22 de set.
- 3 min de leitura
Atlética Aurinegra venceu a Educa e se sagrou campeã da modalidade; Monetária garantiu o terceiro lugar.
Por Eric Robert

Após o vice-campeonato no ano passado, Engenharia voltou ao lugar mais alto do pódio | Foto: Eric Robert
O último fim de semana de handebol na Olimpíada UFU 2025 foi marcado por dois excelentes duelos no G2 do Campus Educação Física. Em uma partida equilibrada e de alto nível técnico, a Engenharia saiu como a grande campeã do torneio ao vencer a final contra a Educa, enquanto a Monetária completou o pódio após superar a Agrárias na disputa pelo terceiro lugar.
Final – Engenharia 18 x 15 Educa
Na tarde do último domingo (14), a decisão do handebol feminino colocou frente a frente duas equipes que fizeram excelentes campanhas. A Engenharia vinha de vitórias seguras diante da boa equipe da Fisio nas quartas de final e da Agrárias, na semifinal. Já a Educa chegou até a final superando o Direito e posteriormente a Monetária, uma das favoritas ao título.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando bastante. Na metade da primeira etapa, a Engenharia conseguiu encontrar espaços na defesa do Cachorro e abriu três gols de vantagem. Com isso, Ana Flávia Buiatti, a principal referência ofensiva da Educa, que estava sendo marcada individualmente pela defesa adversária, precisou sair da marcação e participar mais do ataque. O placar do primeiro tempo terminou em 11 a 7 para a Engenharia.
No segundo tempo, a Educa voltou melhor, ensaiando uma reação, mas sempre que encostava no placar, esbarrava na atuação brilhante da goleira Rafaella Lima. A atleta, que já havia sido destaque nas partidas anteriores, foi decisiva para manter a vantagem da sua equipe. Nos minutos finais, as campeãs controlaram o jogo. A Engenharia abriu dois gols de frente a dez minutos do fim, forçando o treinador da Educa, Raphael Artiaga, a pedir um tempo técnico. A parada não surtiu efeito e o Leão ainda teve tempo para ampliar mais o marcador, fechando em 18 a 15 para levantar a taça.
Após a conquista, a atleta destaque da modalidade, Rafaella Lima, comentou sobre a sensação de ser campeã sendo protagonista: “É uma emoção muito grande, até porque ano passado sofremos uma derrota amarga, mas esse ano a gente veio confiante, querendo muito e conseguimos sair campeãs. Graças a Deus consegui fazer o melhor, fiz várias defesas decisivas que acabaram resultando em um título pra gente.”
A goleira ainda aproveitou para elogiar os torcedores da sua atlética. “A Engenharia tem essa vantagem de em todos os esportes a torcida sempre estar presente, o que faz total diferença. Eles nos dão uma empolgação gigante e conseguimos esses bons resultados que a gente vêm trazendo”.

Mesmo com uma mudança grande em relação ao elenco campeão na temporada passada, a Educa voltou a medalhar em 2025 | Foto: Eric Robert
Disputa de terceiro lugar – Monetária 17 x 10 Agrárias
Na disputa pela medalha de bronze, a Monetária teve que lidar com a ausência do técnico Rafael Tim, que não pôde estar presente por um compromisso pessoal. Mesmo assim, o time entrou focado e conseguiu se impor, principalmente a partir da metade do primeiro tempo, quando aproveitou erros de passe do ataque adversário para encaixar contra-ataques rápidos e eficientes.
Já a Agrárias não conseguiu repetir o mesmo ritmo das fases anteriores. Na reta final, o time demonstrava desânimo e pouco poder de reação, permitindo que a Monetária administrasse bem o resultado até fechar a partida em 17 a 10 e garantir lugar no pódio.
Ao fim da partida, Ana Ravila Silva, um dos destaques da Money ao longo da competição, comentou a respeito da importância da conquista da medalha de bronze. “A gente buscou essa medalha por muitos anos. Nós sempre parávamos nas quartas, então fica um sentimento de que o nosso trabalho foi feito. É um bronze, mas a gente buscou essa conquista durante muitos anos, então eu acho que deu pra sentir na quadra em cada jogo o tanto que a gente quis e o quanto a gente buscou essa medalha”.

Torcedores compareceram em grande número ao G2 na disputa pela medalha de bronze | Foto: Eric Robert
Resultados:
Final: Engenharia 18 x 15 Educação Física
Disputa de 3º lugar: Monetária 17 x 10 Agrárias
Classificação geral:
1º Lugar: Engenharia
2º Lugar: Educa
3º Lugar: Monetária
4º Lugar: Agrárias
5º Lugar: Fisioterapia
6º Lugar: Direito
7º Lugar: Medicina
8º Lugar: Humanas
Atleta Destaque: Rafaella Lima (Engenharia)
.png)








Comentários