Após seis rodadas, o pódio do xadrez feminino contou com atletas estreantes e uma história de superação
Por Lucas Mendes
No último sábado (23), ocorreu no G2 do Campus Educação Física a competição de xadrez feminino da Olimpíada UFU. Após seis rodadas disputadas, Eymi Montúfar, atleta da Engenharia, foi a grande campeã depois de vencer todas as partidas que disputou. A Monetária completou o pódio depois de garantir o segundo e terceiro lugar da competição com as atletas Maria Augusta Silva e Thamyres Miyuki.
A competição ocorreu na parte da tarde a partir das 13h. Uma reunião entre as atletas e a arbitragem para explicar as principais regras do torneio e para o sorteio da primeira rodada foi realizada antes dos confrontos. Cada partida poderia durar no máximo 30 minutos, já que cada competidora tinha 15 minutos para realizar suas jogadas.
A atlética da Engenharia empilha títulos na modalidade. Eymi, que se sagrou campeã no sábado, é irmã de Lesly Berrios, vencedora da competição no último ano. Em entrevista ao ARQ UFU, ela falou da sensação de defender o título da irmã.
“É legal. Nas últimas Olimpíadas não estive participando já que era meu primeiro semestre presencial, mas agora consegui ir”. Eymi também contou que sua preparação para a Olimpíada foi jogando xadrez online. “Como tinha que estudar, eu ficava durante as aulas jogando partidas de um minuto”.
Maria Augusta participou pela primeira vez da Olimpíada UFU e já sagrou-se vice-campeã. Ela contou que joga xadrez desde os dez anos de idade, mas estava afastada do esporte e voltou a jogar no último mês como forma de treinamento para representar a Monetária na competição.
A felicidade de figurar no pódio estava estampado no rosto de Thamyres Miyuki, terceira colocada. A atleta da Monetária contou que liderava a competição no ano passado, mas que, durante a pausa, foi disputar o judô e na luta quebrou o braço, não podendo voltar para a disputa do xadrez. “Eu sempre sonhei em ganhar. Ano passado, não consegui terminar e [o pódio] esse ano foi um sonho muito grande, eu treinei bastante”.
Na classificação geral, a Monetária levou o troféu de campeã já que teve duas representantes no pódio. A Engenharia ficou na segunda colocação e o bronze ficou a cargo da Fisioterapia, que teve a atleta Gabrielle Bastos em quarto lugar.
Campeã e Vice garantiram vaga no JUMs (Jogos Universitários Mineiros), e Eymi contou como vai ser o seu processo de preparação para o torneio estadual.
“Como faço parte do Pet Elétrica, estou organizando algumas atividades e uma delas é o Xeque Mate, onde estamos preparando para no final do mês fazer uma ‘tarde do xadrez’, assim vou conseguir estudar mais e fazer alguns amistosos”.
Classificação final
Eymi Montúfar/ Engenharia
Maria Augusta Silva/ Monetária
Thamyres Miyuki/ Monetária
Gabrielle Bastos/ Fisioterapia
Letícia Yukari/ Artes
Comments