top of page

Com estratégia e lógica, xadrez feminino é destaque na Olimpíada UFU

Atualizado: 27 de set. de 2023

Após seis rodadas, o pódio do xadrez feminino contou com atletas estreantes e uma história de superação


Por Lucas Mendes


A competição contou com 33 participantes inscritas | Foto: Ítana Santos

No último sábado (23), ocorreu no G2 do Campus Educação Física a competição de xadrez feminino da Olimpíada UFU. Após seis rodadas disputadas, Eymi Montúfar, atleta da Engenharia, foi a grande campeã depois de vencer todas as partidas que disputou. A Monetária completou o pódio depois de garantir o segundo e terceiro lugar da competição com as atletas Maria Augusta Silva e Thamyres Miyuki.


A competição ocorreu na parte da tarde a partir das 13h. Uma reunião entre as atletas e a arbitragem para explicar as principais regras do torneio e para o sorteio da primeira rodada foi realizada antes dos confrontos. Cada partida poderia durar no máximo 30 minutos, já que cada competidora tinha 15 minutos para realizar suas jogadas.


Com seis pontos, Eymi Montúfar foi a campeã do torneio. Maria Augusta e Thamyres Miyuki ficaram com cinco pontos cada | Foto: Mariana Gulo

A atlética da Engenharia empilha títulos na modalidade. Eymi, que se sagrou campeã no sábado, é irmã de Lesly Berrios, vencedora da competição no último ano. Em entrevista ao ARQ UFU, ela falou da sensação de defender o título da irmã.


“É legal. Nas últimas Olimpíadas não estive participando já que era meu primeiro semestre presencial, mas agora consegui ir”. Eymi também contou que sua preparação para a Olimpíada foi jogando xadrez online. “Como tinha que estudar, eu ficava durante as aulas jogando partidas de um minuto”.


Maria Augusta participou pela primeira vez da Olimpíada UFU e já sagrou-se vice-campeã. Ela contou que joga xadrez desde os dez anos de idade, mas estava afastada do esporte e voltou a jogar no último mês como forma de treinamento para representar a Monetária na competição.


A felicidade de figurar no pódio estava estampado no rosto de Thamyres Miyuki, terceira colocada. A atleta da Monetária contou que liderava a competição no ano passado, mas que, durante a pausa, foi disputar o judô e na luta quebrou o braço, não podendo voltar para a disputa do xadrez. “Eu sempre sonhei em ganhar. Ano passado, não consegui terminar e [o pódio] esse ano foi um sonho muito grande, eu treinei bastante”.


Na classificação geral, a Monetária levou o troféu de campeã já que teve duas representantes no pódio. A Engenharia ficou na segunda colocação e o bronze ficou a cargo da Fisioterapia, que teve a atleta Gabrielle Bastos em quarto lugar.


Campeã da Olimpíada UFU, Eymi agora se prepara para o JUMs | Foto: Ítana Santos

Campeã e Vice garantiram vaga no JUMs (Jogos Universitários Mineiros), e Eymi contou como vai ser o seu processo de preparação para o torneio estadual.


“Como faço parte do Pet Elétrica, estou organizando algumas atividades e uma delas é o Xeque Mate, onde estamos preparando para no final do mês fazer uma ‘tarde do xadrez’, assim vou conseguir estudar mais e fazer alguns amistosos”.


Classificação final


  1. Eymi Montúfar/ Engenharia

  2. Maria Augusta Silva/ Monetária

  3. Thamyres Miyuki/ Monetária

  4. Gabrielle Bastos/ Fisioterapia

  5. Letícia Yukari/ Artes





0 comentário

Comments


bottom of page