top of page

Campo da Educa conta com “gol do ano”, poucas partidas e Rugby no Agita UFU 2025

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • há 11 horas
  • 4 min de leitura

Com poucas Atléticas inscritas, houveram apenas dois jogos da modalidade no campo e um treino aberto da equipe UFU Rugby.


Por Victor Bringel e Eduardo Bessa


Mesmo em reformas, o Campus Educação Física foi o palco de mais um Agita UFU | Foto: Eduardo Bessa


Os jogos ocorreram na manhã do último sábado (28) no Campus da Educação Física. A modalidade de futebol de campo ficou marcada por um calendário vazio,  um campo escorregadio e com a ausência de bandeirinhas. O primeiro confronto foi protagonizado por Monetária e Educa. Já a segunda partida contou com uma goleada por da Aplicada para cima da Psico


Monetária 2 x 2 Educação Física


O time da Monetária e da Educa protagonizaram um verdadeiro show em campo. A partida foi muito equilibrada e cada equipe foi protagonista de um tempo. O Tamanduá dominou a primeira etapa e criou grandes chances de gol, porém parou em uma ótima atuação do goleiro da Educa.


Após várias tentativas, o primeiro gol da Monetária saiu no primeiro tempo, com um golaço de voleio de Vinicius Vieira, estudante do último semestre de Administração, que comemorou o seu gol fazendo o tradicional “siu” de Cristiano Ronaldo. No final da primeira etapa,  houveram boas finalizações e chances claras de gol para ambas as equipes, porém o placar se manteve.


Em entrevista após o final da partida, Vinicius Vieira, que anotou um golaço para a Monetária, detalhou a preparação da equipe para a disputa da Olimpíada UFU: “ Estamos em preparação desde a CIA, o que já ajuda bastante a gente a se preparar para a Olimpíada também. Agora temos mais dois meses para ajustar o time e montar uma equipe capaz de ganhar o campeonato”.


O atleta também falou um pouco sobre o seu voleio e ainda atribuiu um apelido para o gol: “Foi muito bonito, a gente brincou ali, pode ser o gol do ano. Infelizmente empatamos o jogo, mas espero poder fazer outros gols assim, principalmente na Olimpíada”.


Do outro lado, Pedro Macedo Portes, “bixo” do curso de Educação Física, que foi o autor do gol de fora da área, comentou um pouco do time e da sua primeira participação no Agita: “ É meu primeiro jogo com a atlética, nem conhecia eles, mas estou gostando bastante, o time é bastante acolhedor ”, finalizou. 


O dia não parou após o apito final para alguns jogadores da Monetária, que ainda disputaram outras duas partidas de Futsal Masculino no mesmo dia | Foto: Eduardo Bessa


Aplicada 6 x 3 Psico


 No segundo jogo do dia, o time do Canguru, sem reservas, teve boa eficiência no ataque e conseguiu abrir vantagem. A Aplicada abriu o placar com gols de fora da área, sendo um destes, a partir de uma cobrança de falta e, assim, já no primeiro tempo, a equipe abriu 3 a 0. A Psicologia conseguiu diminuir a vantagem e fez um gol, já no final do primeiro tempo, que terminou em 3 a 1 para a Aplicada.


No segundo tempo a Psico entrou com mudanças em campo, que não surtiram efeito o suficiente para buscar uma reação. Ainda com o domínio dentro de campo, a equipe da Aplicada ampliou ainda mais o placar com dois gols, dentre eles outro  gol de falta. Na reta final do segundo tempo, a Psico conseguiu diminuir o placar em dois tentos,  porém não foi o suficiente para intimidar os adversários e o último gol da Aplicada se deu com uma cavadinha, que fechou a goleada em 6 a 3.


Ao fim da partida, o atleta Guilherme Davi Lopes Martins, estudante de Nutrição, contou um pouco sobre a preparação e expectativas para as Olimpíadas: “Nossas expectativas para a Olimpíada são bastante altas, no campo nem tanto, nosso maior foco é o futsal” afirmou.


O estudante comentou o perrengue que passaram por não terem reservas em campo: “Estamos bem desfalcados desde o começo, foi meio complicado ter que correr por dois, sabendo que o  time adversário tinha reservas, mas ainda conseguimos manter o ritmo e emplacamos seis gols, então pelo jogo, ainda fomos bem”, pontuou o jogador.


Sem jogadores na reserva, a Aplicada teve de dosar bem os esforços para a vantagem construída até o final da partida | Foto: Victor Bringel


UFU Rugby


Com a agenda vazia na parte da tarde, os campos da Educa abriram a porta para um esporte pouco convencional no mundo das Atléticas, o Rugby. A equipe do UFU Rugby estava presente no Agita UFU 2025 e teve, inclusive, uma barraca dentro do evento para apresentar a sua equipe e o seu trabalho. Os atletas também tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento e fizeram um treino aberto para o público após as partidas do futebol de campo.


O jogador Gustavo Pereira, que deve começar a sua pós-Graduação em Sistema de Informação em breve, estava machucado, mas falou um pouco sobre a sua experiência com o esporte: “É uma parte fundamental da minha vida, eu treino já tem 8 anos e as vezes que eu precisei ficar afastado por motivo de saúde ou alguma lesão, foi muito complicado. É um esporte que te abraça, feito para todo mundo mesmo.”


O atleta também comentou sobre uma possível inclusão do Rugby dentro da Olimpíada UFU e como ele enxerga o cenário da modalidade dentro de Uberlândia: “É o que a gente busca em eventos como o Agita, trazer mais universitários, mais pessoas e deixar o esporte mais conhecido, porque não é tão difundido por aqui”.


Para fazer parte do UFU Rugby basta você participar dos treinos que ocorrem nas quintas-feiras, às 20h15, no gramado do Campus Educa, e nos sábados, às 15 horas, na quadra de society.


Gustavo (à direita na imagem) sobre a relação das Atléticas com o UFU Rugby: “A gente vê o pessoal das atléticas como um aliado muito importante. Sem eles a gente não consegue não consegue ter uma rotatividade de atletas.” | Foto: Eduardo Bessa


Resultado dos jogos


Monetária 2 x 2 Educa


Aplicada 6 x 3 Psicologia




Comments


bottom of page