Competição contou com muitos rostos novos nas raias e até atleta com “dupla função”
Por Renan dos Santos e Lucas Mendes
As disputas de natação do Agita UFU ocorreram na manhã do último sábado (20), na piscina do Campus Educa. Oficialmente, esse é o Agita 2024.1, mas a competição corresponde ao segundo semestre de 2023 do período letivo na Universidade. Foram disputadas 22 provas, sendo nove masculinas, 11 femininas e duas de revezamento misto.
Como uma marca registrada da competição, a intenção foi possibilitar uma primeira oportunidade para os calouros, no esporte universitário, e, por isso, grande parte das atléticas enviaram novos nadadores para representar suas cores.
Foi por conta desse desejo de “mostrar serviço” que, em algumas provas, o vencedor foi decidido por diferenças mínimas de tempo, como no caso da primeira prova do dia, os 25m Livre feminino, em que Beatriz Pavan Freitas (Fisioterapia) e Isabela Souza Cruvinel (Medicina) definiram a primeira e segunda colocação, respectivamente, por uma diferença de sete centésimos de segundo.
Nesta edição, entre as 22 provas, as atléticas que mais se destacaram foram a Engenharia, com seis vitórias, e o Direito, com cinco conquistas. Em relação ao desempenho individual, Pedro Silva de Souza (Educação Física), Gustavo Nascimento (Direito) e Gabriel Ferreira Ribeiro (Monetária) foram os maiores vencedores no masculino, com duas conquistas cada.
No feminino, Camilla Oliveira Cesário (Engenharia) venceu todas as provas das quais participou, totalizando quatro pódios, enquanto Ana Júlia Campos (Direito) venceu três disputas.
O Arq UFU conversou com Camilla Oliveira, caloura de Engenharia Biomédica, que, no seu primeiro Agita UFU, se consagrou como um dos destaques da modalidade. Ela falou da sensação de participar do evento: “É muito emocionante. Desde o primeiro dia que entrei para Engenharia, eu já sabia que queria competir”.
Camilla, que já foi atleta do Praia Clube e medalhista brasileira, também falou sobre a expectativa de defender sua atlética na Olimpíada UFU “Estamos treinando para isso e queremos bastante”.
Ana Júlia Campos, veterana do Direito, estava no Agita UFU em duas funções: além de atleta, ela também fez parte da organização da competição de natação e contou para o Arq UFU como é essa jornada dupla: “É muito difícil, mas ao mesmo tempo é legal. A gente fica perto dos atletas, conversamos mais e podemos nos integrar mais. Apesar de cansativo, é gratificante ver que as pessoas ficaram felizes e gostaram de participar”.
Ana Julia também falou da importância do Agita para a integração entre calouros e veteranos: “Na natação a grande maioria já se conhece, mas sempre encontramos alguém novo, que vem de outra cidade, então é bom pra gente se conhecer. E nas outras competições que a UFU participa, como o JUBs e o JUMs, descobrimos novos atletas e estamos sempre juntos”.
Integração fora da piscina
Além das grandes performances na água, a música e a torcida também “agitaram” o ginásio onde ocorreram as disputas. Durante o momento de realização das provas, integrantes da organização pediram silêncio (condição fundamental para a concentração dos atletas) a todos os presentes no local. Mas, durante os intervalos, foram tocados diversos “hits” da música brasileira e internacional, e a numerosa torcida da Engenharia também cantou para apoiar seus atletas.
Esse primeiro Agita de 2024 serviu também como uma preparação para as futuras competições. Segundo a Federação Universitária Mineira de Esportes, os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) ocorrerão a partir de 26 de março, com local a definir. Além disso, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário confirmou que os Jogos Universitários Brasileiros das Atléticas (JUBs Atléticas) tem data de início marcada para 29 de maio, também sem local definido até o momento.
Resultados das provas de natação do Agita UFU:
25m Livre - feminino: Beatriz Pavan Freitas (15’’39) - Fisioterapia
25m Livre - masculino: Pedro Silva de Souza (11’’78) - Educação Física
25m Borboleta - feminino: Camilla Oliveira Cesário (14’’90) - Engenharia
25m Borboleta - masculino: Gabriel Ferreira Ribeiro (13’’25) - Monetária
25m Costas - feminino: Ana Júlia Campos (16’’94) - Direito
25m Costas - masculino: Felipe Roza Bonetti (15’’72) - Computação
25m Peito - feminino: Isabela Lisboa Faria (18’’65) - Fisioterapia
25m Peito - masculino: Gustavo Nascimento (15’’30) - Direito
50m Livre - feminino: Camilla Oliveira Cesário (29’’30) - Engenharia
50m Livre - masculino: Pedro Silva de Souza (25’’28) - Educação Física
50m Borboleta - feminino: Camilla Oliveira Cesário (31”14) - Engenharia
50m Borboleta - masculino: Gabriel Ferreira Ribeiro (29’’52) - Monetária
50m Costas - feminino: Ana Júlia Campos (36”17) - Direito
50m Costas - masculino: Benjamin Lemos Baeta (29”64) - Engenharia
50m Peito - feminino: Isabela Lisboa Faria (41”63) - Fisioterapia
50m Peito - masculino: Gustavo Nascimento (36”27) - Direito
100m Livre - feminino: Ana Júlia Campos (1’13”53) - Direito
100m Livre - masculino: Vitor Pereira Thome (56”84) - Computação
100m Medley - feminino: Camilla Oliveira Cesário (1’10’’65) - Engenharia
100m Medley - masculino: Benjamin Lemos Baeta (1’07’’69) - Engenharia
Comments