Atlética azul e preta busca repetir os bons resultados anteriores e conseguir uma colocação de destaque
Por Gabriel Ferrer
A Biológicas está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA). A atlética estará representada por cerca de 25 atletas distribuídos em diversas modalidades da competição, que será disputada entre os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho em Uberaba. O objetivo é continuar a sequência e garantir uma colocação mais elevada. Confira abaixo o levantamento sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2024.
Expectativa da Biológicas na CIA 2024
Os dragões vêm de uma campanha positiva, ficando em sétimo lugar na terceira divisão, reflexo do desempenho de seus atletas que chegaram às finais em mais de uma modalidade. A atlética pretende repetir e superar os feitos neste ano, como destaca a presidente, Luiza Queiroz: “Nossos treinos são frequentes, visando o total desempenho dos atletas. Estamos muito confiantes que teremos uma colocação melhor neste ano”, disse a aluna de Biotecnologia.
Ainda sobre os treinamentos, a diretora Luana Dias contou o processo durante os meses que antecedem a competição: “Focamos em não perder os treinos e manter as rotinas semanais. E fizemos o ‘Como treinar seu dragão’, com premiações voltadas para a CIA, para incentivar os atletas a irem nos treinos para pontuar, o que gerou um bom resultado”, disse a diretora de esportes. Além disso, a Biológicas participou da quadrangular que reuniu outras atléticas da UFU em forma de campeonato.
Devido aos curtos períodos da universidade, as férias ficaram próximas à CIA, dificultando os treinamentos de todas as atléticas. Esse fator influenciou no número de atletas que vão competir pela Bio neste ano. Devido à incerteza de uma possível greve, aliada ao recesso da universidade, parte dos atletas, por uma questão de logística, optou por não competir.
Luana comentou sobre a rotina de treinos durante as férias: “Estamos tentando focar em manter os treinos com quem está em Uberlândia, e incentivar nos grupos das modalidades para que os atletas que viajaram mantenham uma rotina durante as férias, seja com corrida, natação, musculação entre outros”.
Destaques da Biológicas na CIA 2024
Um dos destaques da Atlética é Flavyane Barbosa, que em 2023 disputou as finais do futsal e do handebol. Mesmo com o jogo parelho em ambas as competições, a bola bateu na trave e Flavyane garantiu a medalha de prata. Ela comentou sobre como é defender a atlética nas demais modalidades.
“É extremamente satisfatório e emocionante entrar em quadra vestindo o uniforme de uma atlética tão acolhedora como a Biológicas. Principalmente quando se tem uma torcida que respeita tanto o esporte. Não vou negar que é bastante cansativo, mas a recompensa no final é tudo. O companheirismo da galera, independente da vitória ou derrota, é o que mais me motiva a continuar”.
Flavyane permanecerá na cidade para treinar com a atlética e dar continuidade ao trabalho individual, treinando nas praças da região, devido às quadras da UFU estarem em manutenção. Sobre as expectativas da atleta, ela complementou: “Acredito muito no potencial das nossas meninas. Estamos trabalhando para aperfeiçoar nossas habilidades e entrosamento, e o nosso foco principal é o ouro. Estamos bastante empenhadas em conseguir isso”.
Outra atleta que compartilha do mesmo pensamento é Laryssa Gomes, que está indo pela segunda vez para a CIA. Ela comentou sobre a última edição: “O momento mais marcante foi nas semifinais de handebol e futsal, quando tivemos que nos desdobrar para jogar, porque foram quase ao mesmo tempo. Quero ir para a final novamente, mas este ano pretendo voltar com o ouro ao invés da prata”.
A pivô do time considera o impacto que as férias podem causar e comenta o que ela e outros atletas têm feito: “Boa parte dos atletas não são de Uberlândia. Com os que ficaram, estamos organizando alguns treinos e ‘rachas’ entre nós. E até na minha cidade estou tentando não ficar muito tempo parada”. Além disso, a atleta complementa sobre a integração nos jogos: “É uma sensação indescritível. O clima dos jogos e a empolgação da torcida fazem toda a diferença na competição. É um misto de nervosismo com alegria e emoção. É difícil colocar em palavras”.
Ficha técnica da Biológicas
Nome: Associação Atlética Acadêmica Biológicas
Apelido: Biológicas ou Bio
Mascote: Dragão
Fundação:17 de dezembro de 2017
Campus da UFU: Umuarama - Uberlândia
Sede na UFU: Sala 108B, bloco 8C
Curso da atlética: Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas
Presidente: Luiza Queiroz
Diretor de esporte: Luana Dias
Primeira participação na CIA: 2019
Melhor campanha na CIA: 7º na 3ª divisão em 2023
Campanha na CIA em 2023: 7º na 3ª divisão
Comments