top of page

Aulões de diversas modalidades e ensaio da bateria marcam Agita UFU 2024.2

Atualizado: 23 de set.

O evento do fim de semana passado mostrou que os atletas chegarão com força na Olimpíada UFU


Por Fernanda Pugliero


O Agita UFU 2024.2 aconteceu no último sábado (10), no Campus Educa, com diversas modalidades presentes, buscando a integração entre os calouros e veteranos. O evento também serviu como preparo para a Olimpíada UFU, que deve ocorrer nos meses de setembro, outubro e novembro. Nessa edição, o Agita promoveu aulões de natação, xadrez e judô, além do ensaio das baterias.


Natação



Por volta das 8h30, começou o treino aberto de natação na piscina do Campus Educação Física. O evento, que foi organizado pelos próprios atletas, com o apoio da Diesu, ocorreu a partir de inscrições dos nadadores universitários. O balizamento contou com 22 provas, sendo dez femininas, onze masculinas e uma mista.


Apesar do dia amanhecer frio, os atletas e a torcida animaram as provas do começo ao fim, ainda mais com a volta à piscina, após o período de greve. Ana Laura Cunha, estudante de psicologia, contou que não teve muito tempo para treinar durante essa paralisação, mas aceitou o desafio pela diversão e integração, que é o principal objetivo.


“Eu sinto que o Agita ajuda muito a preparar para a Olimpíada, principalmente com a questão dos calouros, já traz um gostinho do que vai ser a competição”, finalizou a atleta.


Provas no treino de natação do Agita UFU


- 25m livre feminino

- 25m livre masculino

- 25m borboleta feminino

- 25m borboleta masculino

- 25m costas feminino

- 25m costas masculino

- 25m peito feminino

- 25m peito masculino

- 50m livre feminino

- 50m livre masculino

- Revezamento 4x50m medley misto

- 50m borboleta feminino

- 50m borboleta masculino 

- 50m costas feminino 

- 50m costas masculino

- 50m peito feminino

- 50m peito masculino

- 100m medley feminino

- 100m livre masculino

- 200m medley masculino

- Revezamento 4x50m livre feminino

- Revezamento 4x50m livre masculino


Xadrez



Durante a tarde, por volta das 14h30, teve início a oficina de xadrez na academia de musculação. A atividade consistia em, primeiramente, jogar com outros universitários ou até mesmo aprender um pouco do esporte, para aqueles que tinham curiosidade, e posteriormente, um campeonato para os que se interessassem em participar. 


A estudante do 4° período de Psicologia, Maria Eduarda Ferreira Campos, contou que pratica a modalidade desde criança, e que o interesse surgiu pelas aulas de xadrez que teve contato na escola. Ela ainda revelou que durante a greve foram realizados treinos online, demonstrando a importância de estar sempre praticando.


Já o organizador da oficina, Claudio Roberto Andrade, contou um pouco sobre a relevância de organizar e proporcionar essa experiência para os universitários. “É realmente muito saudável trabalhar nessa oficina, além de gratificante, traz muitos benefícios e devemos considerar o grande número de participantes que tem na comunidade UFU”. 


Baterias



O ensaio aberto das baterias teve início às 15h, no campo society. O treino foi muito animado, com muita música e agito para o evento. Todo o samba chamou muita atenção, atraindo diversos espectadores. 


A diretora do naipe do chocalho da bateria Predadora e estudante de jornalismo, Paula Helena Oliveira dos Santos, contou um pouco da sensação de estar nesse ambiente. “A bateria é muito acolhedora, me sinto muito bem com o pessoal, apesar de estar pouco tempo aqui no meio. Ensaiar com eles é uma válvula de escape, me ajuda com muita coisa, principalmente quando a cabeça está cheia, salva muito, deixa o coração quentinho”.


Judô



No período da tarde, por volta das 14h30, teve início o aulão treino de judô no Ginásio 7. A prática consistia em uma explicação de fundamentos básicos e alguns exemplos de ataques. Essa foi a primeira vez que a modalidade esteve presente no Agita, ela foi incluída após ter grande destaque na Olimpíada.


Pablo Xavier, formado em Educação Física, foi o organizador da aula e falou um pouco sobre sua trajetória no esporte. “Faz 21 anos que eu pratico judô, desde 2003, e tenho graduação na faixa preta há 11 anos. Até 2013 participei de competições e depois apenas em disputas universitárias, por conta de lesões”. Ele ainda contou que desde criança gostava de participar de tudo, praticou muitos esportes, acabou se destacando no judô e desde então seguiu essa paixão pela modalidade. 



0 comentário

Comments


bottom of page