Canguru e Dragão evoluem em relação à última Olimpíada UFU e saem medalhistas na primeira competição do ano
Por Bruno Stocco, Luisa Nielsen e Pedro Franco
As atividades esportivas da UFU de 2024 começaram “agitadas”: no último sábado (20), ocorreu o Agita UFU 2024.1, disputado no semestre 2023/2 do calendário universitário, no Campus Educação Física. Os jogos começaram às 8h e foram até às 18h. O vôlei feminino aconteceu em duas quadras: no G5, houve um torneio, e, na quadra da Eseba, amistosos.
Torneio
As atléticas que participaram do torneio foram Agrárias, Fisioterapia, Aplicada, Engenharia, Computação e Biológicas. Primeiramente, houve uma fase de grupos, com 6 jogos, seguida pelas quartas até chegar na final. Ao todo, foram 12 disputas: as oito primeiras foram sets únicos de 19 pontos, e os últimos quatro confrontos foram sets de 25 pontos.
A Engenharia competiu com um time de “bixetes” que, em quatro embates, oscilou entre o sucesso e a derrota. O primeiro jogo contou com uma derrota diante da Aplicada por 19 a 15. Logo após, com sua melhor performance, o time amarelo e preto venceu a Computação, que começou com a vantagem de 6 a 0, mas não segurou os ataques da adversária.
Com os ânimos restaurados, a Engenharia teve um jogo emocionante contra a Fisioterapia: em meio a três viradas, a atual campeã geral da Olimpíada UFU ganhou o jogo e a oportunidade de disputar o bronze da competição.
Por fim, na decisão pelo terceiro lugar, contra a Agrárias, a atlética aurinegra, que aparentava exaustão por causa do último jogo, não conseguiu pontuar facilmente, marcando seu primeiro ponto quando o Javali já tinha sete na frente. Sem grandes reviravoltas, o jogo se encerrou com a derrota do Leão.
A Computação teve disputas com derrotas fáceis para as rivais: as jogadoras tinham dificuldade em marcar pontos, erravam saques, tocavam a mão e o cotovelo na rede e perdiam a bola. Por causa desses erros, perderam os três embates que tiveram. Sua maior pontuação foi na disputa com a Aplicada, em que marcou 12 pontos contra 19.
A Fisioterapia mostrou um time forte, mas que não conseguiu uma boa posição. Na maioria dos jogos, a disputa começava parelha, mas as adversárias viraram o placar e garantiram a vitória. Seu melhor embate foi o segundo, contra a Biológicas: o treinador das rivais cursa Fisioterapia, e a torcida em peso marcou presença.
Durante o confronto, o Crocodilo manteve a vantagem, mas a equipe do Dragão conseguiu chegar ao set point adversário com apenas um ponto de desvantagem. Por fim, por erro de saque da Biológicas, a atlética verde e preta obteve a vitória em 19 a 17.
A Agrárias teve três vitórias e duas derrotas. O time mostrou que sabia jogar, mas por causa do cansaço e do retorno recente aos treinos, conquistou o terceiro lugar na competição. O Javali teve jogos difíceis, como o embate contra a Biológicas, em que perdeu de 19 a 14 em meio a duas viradas, e a semifinal contra a Aplicada, novamente frente a viradas, com a vitória para o Canguru por 25 a 22. Seu último confronto foi contra a Engenharia, na disputa pelo bronze. Foi uma vitória fácil de 25 a 13 para a atlética azul e verde.
A Biológicas surpreendeu com o esforço e com as vitórias. Na última Olimpíada UFU, a Atlética do Dragão havia participado das oitavas por causa da repescagem, e não avançou na competição. Neste ano, a equipe “começou com o pé direito”, com três vitórias, uma derrota e medalhas de prata no peito. Venceu obstáculos como o ataque da Agrárias e a torcida em peso da Engenharia. Com um banco participativo, a Biológicas mostrou que, em 2024, o objetivo é ser uma adversária forte.
“O nosso time estava desfalcado, não tínhamos muitas pessoas para jogar. Agora entraram ‘bixetes’ novas e estamos treinando forte. O que realmente aconteceu foi que entrou gente nova e começamos com treinos intensos”, explicou Júlia Victorino, veterana de Ciências Biológicas. Por fim, o time azul e preto conquistou o segundo lugar no Agita, frente à derrota contra a Aplicada.
Finalmente, a maior surpresa na manhã de competições foi a Aplicada. Assim como a vice-campeã, a atlética caiu nas oitavas da última Olimpíada UFU e, mesmo assim, conquistou o ouro no vôlei do Agita 2024.1.
“As nossas expectativas eram baixas, porque o time é novo. Mas a gente se uniu, treinamos e ganhamos, e isso é muito gratificante”, contou Maria Júlia Prata, que cursa Nutrição e é a nova diretora de esportes de sua atlética. Em meio a jogos pegados, com empates e torcidas animadas, o Canguru teve quatro jogos e quatro vitórias, garantindo, assim, o primeiro lugar.
Amistosos na Eseba
Direito x Exatas
O primeiro jogo de vôlei na Eseba foi logo cedo, às oito da manhã. O confronto entre Direito e Exatas foi agitado e um bom início para o dia. O primeiro set teve uma abertura de vantagem para o time do Direito. Com uma boa distribuição de bola por parte da levantadora, o time conseguiu ser ofensivo e buscou dois pontos de vantagem. Mas a atlética do Gorila se recompôs e manteve a distância equilibrada durante grande parte do set. Até que, em uma sequência de erros e bons saques, o Direito abriu quatro pontos no placar para fechar a parcial em 20 a 16.
A segunda etapa parecia ter o caminho de ponto-a-ponto, até que a emoção tomou conta do jogo. Um bloqueio e um ponto de saque em seguida derrubaram a moral da equipe rubro-negra e deixou uma diferença grande no placar. A dificuldade em reagir e o jogo com poucos erros das futuras advogadas garantiram a vitória por 20 a 10.
Resultado final: Direito 2 x 0 Exatas (20 x 16 / 20 x 10).
Psicologia x Educação Física
A manhã nublada seguiu com fortes emoções para quem acompanhou o jogo entre as atléticas de curso único. O primeiro set foi recheado de ótimos saques dos dois lados. A Educa chegou a abrir 6 a 1 no placar e viu o jogo se complicar com a Psico virando para 8 a 7. Então, com uma motivação extra, a atlética laranja e azul pressionou as adversárias e forçou erros de recepção com fortes ataques. A pressão deu resultado até o fim e a Educa fechou o set em 20 a 16.
Na segunda parcial, a Psico entrou forte para tentar levar o jogo para o desempate. Mas as oponentes não deixaram o ritmo sair de seu controle. Vale o destaque para as duas “bixetes” da Educa que não deixaram a peteca cair em nenhum momento e colaboraram para a equipe poder atacar melhor. Graças à boa passagem delas no saque, seu time abriu nove pontos de vantagem. A partir daí, a Atlética do Cachorro apenas administrou o jogo e saiu com a vitória por 25 a 17.
Resultado final: Educação Física 2 x 0 Psicologia (16 x 20 / 17 X 25).
Medicina x Monetária
Duas das melhores equipes da última Olimpíada UFU se enfrentaram no Agita com grande expectativa. E o que aconteceu no primeiro set foi uma Monetária com qualidade em todos os fundamentos do vôlei. Recepção, levantamento, ataque, bloqueio e saque foram impecáveis, deixando poucas brechas para a Medicina conseguir avançar no placar. Dessa forma, a diferença foi grande, vitória do Tamanduá por 20 a 6.
Para a segunda parcial, o time da Monetária trocou a maioria das jogadoras em quadra para dar oportunidade para as recém chegadas na faculdade. As menos de duas semanas para adaptação à vida universitária e treinos renderam outra grande vantagem, dessa vez para a Medicina. As futuras médicas tiveram vários pontos de saque que resultaram na vitória por 20 a 5.
Com o número de sets empatado, as equipes foram para o desempate no terceiro e último set. Com um horário um pouco mais próximo do almoço, as torcidas marcaram presença e gritaram muito para apoiar suas equipes. Além disso, a Monetária também contou com a volta das jogadoras mais experientes para buscar a vitória. Com a presença delas, o placar ficou em 8 a 1 para a atlética de Vermelho, que trocou pontos até garantir o triunfo sobre as atuais campeãs da Olimpíada UFU por 15 a 8.
Resultado final: Monetária 2 x 1 Medicina (6 x 20 / 20 x 5 / 8 x 15).
Odonto x Artes
O último jogo feminino da Eseba marcou a volta da Odonto, medalhista de bronze da Olimpíada UFU, para as quadras. Nos primeiros lances, era possível entender porque a Atlética do Panda foi tão bem na última competição. Os erros eram escassos e as menores chances eram aproveitadas.
Chances essas que surgiram com o forte saque. Só no primeiro set foram marcados cinco pontos de saques, o que desequilibrou a favor da Odonto. Os aces demarcaram exatamente a distância entre as duas equipes no placar final de 20 a 15. Isso mostrou também o equilíbrio das equipes durante a partida.
A segunda parcial começou bem diferente da primeira. A vantagem inicial de 7 a 2 para a Atlética do Panda foi fundamental no decorrer do set, que manteve o mesmo ritmo, com equilíbrio de forma geral. A Artes não conseguiu diminuir a desvantagem e foi apenas trocando pontos, o que resultou em mais uma vitória da Odonto pelo mesmo placar, 20 a 15.
Resultado final: Odonto 2 x 0 Artes (20 x 15 / 20 x 15).
Resultados torneio:
Fase de grupos
Aplicada 19 x 15 Engenharia
Agrárias 19 x 13 Fisioterapia
Engenharia 19 x 7 Computação
Biológicas 19 x 14 Agrárias
Aplicada 19 x 12 Computação
Fisioterapia 19 x 17 Biológicas
Agrárias 19 x 7 Computação
Engenharia 19 x 14 Fisioterapia
Semifinais
Aplicada 25 x 22 Agrárias
Biologia 25 x 18 Engenharia
Terceiro lugar
Agrárias 25 x 13 Engenharia
Final
Aplicada 25 x 16 Biológicas
Resultados amistosos:
Direito 2 x 0 Exatas (20 x 16 / 20 x 10)
Educação Física 2 x 0 Psicologia (20 x 16 / 20 x 17)
Monetária 2 x 1 Medicina (20 x 6 / 5 x 20 / 8 x 15)
Odonto 2 x 0 Artes (20 x 15 / 20 x 15)
Comments