Agora na primeira divisão, atlética do Javali pretende alcançar o topo com destaques individuais e coletivos
Por Giovanna Trovó
A CIA, Copa Inter Atléticas, é uma das competições universitárias de maior prestígio e ambição dos cursos e dos atletas. Neste ano, ela acontece entre os dias 8 e 11 de junho na cidade de Uberaba - MG. E quem se prepara para alcançar o pódio nesta edição é a Agrárias. Ao subir de divisão, da segunda para a principal, o gás para a conquista se intensificou. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas da Agrárias para a CIA 2023.
A Agrárias se firmou oficialmente, com os cursos integrados, no fim do ano de 2016, e, atualmente, mais de 200 atletas compõem a delegação. Em 2017, a atlética já participou da CIA. Logo no primeiro ano de atividades, a atlética fez uma de suas melhores campanhas - juntamente com a de 2018 -, segundo o presidente Leonardo Pimenta, também conhecido como Marreta.
Integrante da Universidade Federal de Uberlândia, a Agrárias conta com três cursos, do Campus Glória e Umuarama, e já possui tradição em campeonatos esportivos. As cores azul e verde e o mascote javali se tornaram característicos.
Expectativa da Agrárias na CIA 2023
O elenco está confiante na edição deste ano.Com intensa preparação e treinos, a Agrárias utiliza o gás da conquista da vaga na primeira divisão para dar seu melhor na CIA e alcançar um lugar no pódio. Para o presidente, é necessário “manter o nível e o progresso que estamos trazendo desde o último ano” para obter resultados efetivos.
Em campeonatos prévios à CIA, como a Olimpíada Universitária, na última edição, disputada em dezembro de 2022, a Agrárias se destacou no atletismo, no handebol, no tênis e na peteca, e são nessas modalidades que os discentes depositam confiança na conquista de medalhas e, quem sabe, o pódio na colocação geral. Mas é a peteca, campeã na segunda divisão e também na Olimpíada, o grande colírio da atlética, que deve ser o maior destaque, segundo Leonardo.
O presidente da atlética, na gestão desde 2017, diz que o elenco está fechado para a competição: “Estamos focados no preparo da CIA. Realizamos diversos amistosos proveitosos e treinos toda semana com foco total. Os atletas estão totalmente empenhados para mostrarmos nossa força dentro de quadra e sair com o melhor resultado possível”.
Destaque da Agrárias na CIA 2023
Uma das grandes promessas da equipe é a atleta que tem 100% de aproveitamento na CIA, considerada “jóia” da Agrárias, segundo o presidente. A graduanda em agronomia, Amanda Araújo, conquistou três ouros em três edições disputadas no tênis mesa e carrega a responsabilidade e a expectativa da atlética.
Além de integrar a equipe de tênis de mesa, Amanda também disputa o handebol feminino, que está em ascensão e promete dar o melhor para estar entre as campeãs. Em quarto lugar na Olimpíada UFU, o time da modalidade se prepara para aquela que promete ser a melhor edição da Agrárias na CIA.
Ficha técnica da Agrárias
Nome: Associação Atlética Acadêmica dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia
Apelido: Atlética Agrárias
Mascote: Javali
Fundação: 2017.
Campus da UFU: Glória/Umuarama
Sede na UFU: 1C 214A Campus Glória
Cursos da atlética: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia
Presidente: Leonardo Alves Pimenta Rezende
Diretor de esporte: Barbara Caetano e Gabriela Zangari
Melhor campanha na CIA: 7º Lugar da primeira divisão em 2018
Campanha na CIA em 2022: 6° Lugar da 2° Divisão
Atletas da Agrárias
Procurada pelo ARQ UFU, a Agrárias não disponibilizou a lista de atletas que irão disputar a CIA em 2023.
Comments