top of page

Agita UFU 2024.1 reforça os times dominantes do vôlei masculino para o novo ano

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 26 de jan. de 2024
  • 5 min de leitura

Com opções de torneio ou amistosos, o evento é democrático e incentiva a integração que é trazida pelo esporte


Por Luisa Nielsen, Pedro Franco e Roberto De Santis


O vôlei masculino contou com partidas intensas durante toda a tarde de sábado | Foto: Pedro Franco

Que comecem os jogos! No último sábado (20), ocorreu o Agita UFU 2024.1, realizado no período 2023/2 no calendário da universidade. O evento contempla uma recepção aos calouros que celebra o esporte e a integração, contando com diversas modalidades, como o vôlei. Os jogos ocorreram nas quadras G5, para o torneio, e ESEBA, para os amistosos.

 

Torneio

 

As atléticas que disputaram o torneio foram: Engenharia, Fisioterapia, Biológicas, Monetária, Computação, Educação Física e Agrárias. Todas se desafiaram na quadra do G5 de 12h30 até 17h30, em um total de 14 partidas. Todos os jogos tiveram um set, que durava até os 19 pontos na fase de grupos, e nas eliminatórias foi definido um set comum de 25 pontos.


Os jogos começaram com a Fisioterapia enfrentando a Engenharia, atuais vice-campeões da Olimpíada UFU, e saindo com uma vitória por 19 a 11 sem muitos sustos. O mesmo ocorreu contra a Biológicas, vencendo por 19 a 09, e contra a Monetária, com partida encerrada em 19 a 11.


O Crocodilo teve seu primeiro embate eliminatório contra a Computação, que se mostrou uma equipe mais preparada. Mesmo com problemas no piso da quadra, que estava descolado, a Fisio se classificou com o placar de 25 a 18. Já na grande final, o Crocodilo tinha a Agrárias pela frente. 


O Javali chegou a abrir o placar e ter uma larga vantagem à frente da atlética do campus Educação Física, mas em um grande final de partida da Fisio, o Crocodilo conseguiu a virada e o primeiro lugar do Agita de maneira heróica, vencendo a partida por 25 a 21.


Fisioterapia volta a conquistar um primeiro lugar após a Olimpíada de 2022 | Foto: Luisa Nielsen

O Javali, mesmo com o segundo lugar, teve uma bela trajetória ao longo da tarde de disputas, vencendo seus dois primeiros jogos, contra a Computação, por 19 a 15, e contra a Educação Física, por 19 a 14. No mata-mata, encarou a Engenharia, que possuía grande torcida nas arquibancadas. O Leão chegou a abrir o placar, porém, com um grande final de partida da Agrárias, o Javali virou o set e venceu por 25 a 21, avançando para a final e conquistando o segundo lugar do Agita.


A Engenharia, por sua vez, mesmo que tenha iniciado sua caminhada com uma derrota para a Fisioterapia, venceu os dois jogos seguintes contra Monetária e Biológicas, por 19 a 17 e 19 a 15, respectivamente. Mesmo com a derrota na eliminatória, ainda tinham pela frente o desafio do terceiro lugar, contra a Computação. 


Em um jogo de total dominância, onde a Engenharia se beneficiou de uma ótima atuação e seguidos erros do Lobo, o Leão abriu o placar e chegou a ter mais de 10 pontos de vantagem, liquidando o adversário e conquistando a medalha com uma vitória por 25 a 8.


Engenharia mostra sua força mesmo com time cheio de “novidades” | Foto: Pedro Franco

A Comp, mesmo com um fraco desempenho, havia iniciado com uma vitória: 19 a 15 sobre a Educação Física. Porém, após isso não sentiu mais o sabor da conquista. A Educa, que teve sua única vitória contra a Monetária em uma disputa pelo quinto lugar, em um jogo encerrado ao atingir 20 pontos no set, prosperou com um disputado 20 a 18.


Já a Monetária, também com uma única vitória, voltou a ter um desempenho instável como na Olimpíada de 2023, onde não se mostrou preparado no momento de encarar uma decisão. Mesmo com organização e talento, o Tamanduá venceu somente a Biológicas por 19 a 09 no primeiro jogo. O Dragão, que perdeu todos os seus jogos, não chegou a disputar nenhuma partida após a fase de grupos.

 

Amistosos


Artes x Psicologia

Os amistosos masculinos na Eseba iniciaram com um duelo animado. Por volta das 11h, Artes e Psicologia apresentaram aos torcedores que marcaram presença na quadra um primeiro set pegado. Os tricolores começaram um pouco melhores no jogo, conseguiram anotar 9 a 5 no placar, mas a Psico reagiu, empatou a partida e forçou um pedido de tempo da equipe adversária. 


Após a pausa técnica, a Artes recuperou o controle da disputa e os atletas do Arlequim abriram novamente uma vantagem de quatro pontos. Do outro lado da rede, os jogadores mostraram o porque fazem parte da Atlética da Fênix: ressurgiram novamente no confronto e se aproximaram na pontuação, deixando apenas dois pontos separarem as atléticas. No fim, a Artes manteve a calma e conseguiu triunfar no primeiro set por 20 a 16.


No segundo set, o cenário foi completamente diferente. Os tricolores se aproveitaram dos erros na recepção dos oponentes e foram avassaladores. A Psicologia conseguiu marcar seu primeiro ponto apenas quando o placar marcava 10 a 0. Após construírem uma vantagem esmagadora, a Artes apenas controlou a partida e finalizou o set em 15 a 8.


Resultado final: Artes 2 a 0 Psicologia (20 X 16 / 15 x 8)


Humanas x Exatas

O segundo amistoso do dia teve a primeira aparição no ano da atual atlética campeã da modalidade na Olimpíada UFU: A Exatas, que enfrentou a Humanas e disputaram dois sets extremamente similares. 


No primeiro, a Atlética da Pantera entrou mais atenta, saiu na frente e anotou uma boa vantagem de quatro pontos no confronto. Na sequência, a equipe rubro-negra se encontrou no jogo, ficou apenas um ponto atrás no placar, que anotava 15 a 14, e deixou a reta final do set completamente aberta. A Atlética do Gorila acabou perdendo o gás, viu os adversários dispararem na pontuação e conquistarem a primeira etapa por 20 a 15.


Na segunda parcial, ambos os times apresentaram equilíbrio e trocas de liderança no placar até a metade do set. Depois, a Humanas se mostrou superior ao Gorila, colocou um sólido 18 a 12 e precisou somente fechar o jogo com tranquilidade.


Resultado final: Humanas 2 a 0 Exatas (20 x 15 / 20 x 14)


Odonto x Medicina 

O último embate amistoso do dia foi, também, o mais disputado. Odonto e Medicina fizeram cada bola cair somente com muita luta e suor, e a recepção foi o fundamento de destaque de ambas as equipes. Nenhum ponto saiu de graça.


A primeira parcial já demonstrava como seria todo o duelo. As atléticas não conseguiam criar qualquer distância na pontuação, mantendo-se próximas durante todo o set. Somente no fim que a Atlética do Panda colocou dois pontos na frente do adversário e venceu por 22 a 20.


No segundo set, a Atlética da Serpente conseguiu através de seus bloqueios manter o controle no set inteiro. Logo no começo, abriu 7 a 3 e apenas manteve a diferença até fechar em 20 a 15.


O único tie break dos amistosos masculino foi completamente equilibrado. Os times estiveram perto no placar por toda a última parcial, e novamente, quando mais importava, a Odonto mostrou força, conseguiu se colocar na frente e conquistar uma difícil vitória por 10 a 7.


“Ganhar contra Medicina é muito bom. Dá uma expectativa ótima para o ano. Nós tivemos cabeça durante a partida, mas podemos melhorar muito ainda. Vamos para cima”. Afirmou Arthur Guilherme Lopes Fonseca Dias, dono da camisa 69, após o término da partida. 


Resultado final: Odonto 2 a 1 Medicina (22 x 20 / 15 x 20 / 10 x 7)


Resultados


Fase de grupos: 

  • Fisioterapia 19 x 11 Engenharia

  • Monetária 19 x 9 Biológicas 

  • Computação 19 x 15 Educação Física 

  • Engenharia 19 x 17 Monetária

  • Fisioterapia 19 x 9 Biológicas 

  • Agrárias 19 x 15 Computação 

  • Engenharia 19 x 15 Biológicas 

  • Fisioterapia 19 x 11 Monetária 

  • Agrárias 19 x 14 Educação Física

  • Educação Física 20 x 18 Monetária 


Semifinais: 

  • Fisioterapia 25 x 18 Computação 

  • Agrárias 25 x 21 Engenharia 


Terceiro lugar:

  • Engenharia 25 x 8 Computação 


Final: 

Fisioterapia 25 x 21 Agrárias


Comments


bottom of page