top of page

Xadrez na Olimpíada UFU 2024 tem campeão inédito e dobradinha da Engenharia

Atualizado: 22 de out.

Além do Leão, o Direito também saiu vencedor do campus Educação Física após a terceira semana da competição


Por Guilherme Vargas e João Maimoni



O G1 foi palco da disputa de xadrez masculino e feminino no último dia 5. O evento teve início às 9h, e terminou por volta de 15h. O formato da competição contava com seis rodadas, em que os mais de 28 atletas de cada naipe se enfrentavam aleatoriamente. O vencedor ganhava um ponto, e o perdedor nenhum; em caso de empate, ambos somavam meio ponto. Os duelos podiam ter duração máxima de 30 minutos, sendo que cada participante possuía 15 minutos para a execução de suas jogadas.


Ao final dos confrontos, o líder da classificação geral conquistaria o troféu. Após o encerramento da primeira rodada, houve um longo atraso devido a uma confusão em relação aos resultados dos embates. As mesas em que os tabuleiros estavam eram numeradas, e as partidas precisavam respeitar a numeração pré-determinada pelos árbitros e supervisores. Mas isso não ocorreu, e gerou tumulto para a organização no momento de anotar os resultados. Após isso, os competidores foram avisados, encerrando o único problema do torneio.



Feminino


O top-5 da modalidade contou com três atléticas: o pódio foi dominado pela Engenharia, que foi representada nas duas primeiras posições. Lesly Montufar foi a primeira colocada, seguida por Eymi Montufar. Thamyres Miyuki, da Monetária, ficou com a medalha de bronze, e repetiu o resultado de 2023. Eymi também foi premiada no ano passado, quando foi campeã. Maria Augusta Gonçalves, do Tamanduá, e Ana Oliveira, da Artes, completaram a lista das cinco primeiras colocadas no campeonato. 


Depois das premiações, entrevistamos as atletas do Leão, que revelaram uma grande curiosidade quando perguntadas sobre terem os mesmos sobrenomes: “Sim, somos irmãs, e é uma incrível sensação de subir no pódio junto com ela. Na edição anterior, eu vim sozinha, e dessa vez, com a companhia dela, eu pude me sentir muito mais segura de que a gente iria conseguir ter uma boa performance e manter o troféu com nossa atlética”, disse Eymi. A campeã, Lesly, comentou que elas treinam de forma online, e que dificilmente realizam partidas entre si.


Em seguida, Thamyres, que marcou presença no top-3 da competição em 2023 e 2024, nos contou um pouco sobre sua paixão pelo jogo: “Minha família sempre jogou xadrez. Meus tios e meus pais me ensinaram quando eu tinha oito anos”, contou.


Ela também falou sobre a sensação de alcançar, mais uma vez, um grande desempenho: “Esse ano foi um pouco mais difícil, porque a Lesly e a Eymi são ótimas, então eu sabia da dificuldade, por isso, manter o terceiro lugar foi muito importante. Fico muito feliz, principalmente por ser minha última Olimpíada”, declarou.


Masculino


Dessa vez, nenhuma atlética conseguiu duas posições no top-5, o xadrez masculino teve como grande vencedor o Direito, que conseguiu o primeiro lugar tanto no individual, quanto na classificação geral. A medalha de ouro foi para Rodrigo Machado, seguido de Thiago Artal, representante da Monetária, e o terceiro lugar contou com Gladston Matheus, da Exatas, e para fechar os cincos primeiros, Vinícius Ramalho, da Artes, e Richard Siqueira, que era o atual campeão, pela Educa.


Em entrevista, o grande campeão do dia, e estreante na Olimpíada UFU, Rodrigo Machado, contou como descobriu o xadrez, e também falou que está na expectativa de representar a Atlética do Guará em competições futuras: “Comecei a jogar xadrez aos sete anos. Meu avô me deu um tabuleiro, depois comecei a fazer aulas e me interessei pelo esporte. Sou muito grato ao xadrez por ter me dado várias oportunidades”.


Thiago Artal, vice-campeão e representante do Tamanduá, falou sobre como conseguiu sair de um sexto lugar na Olimpíada passada para chegar ao segundo este ano. “Eu sempre quis ficar no pódio, pegar medalha, esse ano, diferente do ano passado, que eu estudei e treinei bastante, só me tranquilizei e joguei mais despretensiosamente, mas felizmente consegui pegar o segundo lugar e trazer esses pontos para a atlética”. 


Classificações individuais


Masculino: 

1º Rodrigo Machado (Direito)

2º Thiago Artal (Monetária)

3º Gladston Matheus (Exatas)

4º Vinicius Ramalho (Artes)

5º Richard Siqueira (Educa)


Feminino:

1ª Lesly Montufar (Engenharia) 

2ª Eymi Montufar (Engenharia) 

3ª Thamyres Miyuki (Monetária) 

4ª Maria Augusta (Monetária) 

5ª Ana Oliveira (Artes)


Classificação geral


Feminino:

Ouro: Engenharia

Prata: Monetária

Bronze: Artes


Masculino:

Ouro: Direito

Prata: Artes

Bronze: Monetária


0 comentário

Comments


bottom of page