top of page

Xadrez masculino tem medalha de ouro inédita na Olimpíada UFU

Atualizado: 29 de set. de 2023

Assim como no tênis de mesa, a modalidade teve todos os jogos realizados em um só dia


Por Felipe Regal


Toda rodada contava com 16 mesas de jogos. Foto: Ítana Santos

No último sábado (23), teve início o segundo fim de semana da Olimpíada UFU 2023. Uma das modalidades disputadas no dia foi o xadrez masculino, que teve início às 13h junto ao feminino no G2 do Campus Educação Física. O pódio foi composto pelo campeão Richard Siqueira, da Educação Física, com a prata ficando com Aloisio Teixeira, da Exatas, e o bronze com Lucas Oliveira, da Monetária.


Antes que as partidas fossem de fato iniciadas, houve uma conversa do árbitro com todos os atletas, onde foram apresentadas todas as informações básicas necessárias para o prosseguimento do torneio.


O regulamento da modalidade esse ano previa uma disputa de pontos corridos em seis rodadas entre os competidores. Cada jogador tinha 15 minutos para jogar, o que quer dizer que cada partida tinha uma duração máxima de 30 minutos. As pontuações foram distribuídas de forma que cada vitória rendia um ponto, o empate meio ponto e a derrota zero. No fim, os três atletas com maior número de pontos formaram o pódio.


Campeão no ano passado pela Psicologia, Marcos Vinicius Nunes também esteve presente nessa edição, mas dessa vez como parte da organização. “É muito legal de estar nos bastidores acompanhando, porque, como campeão no ano passado, eu posso ver quem que assumiu o meu lugar”


Recém formado, o ex-aluno de Psicologia disputou duas Olimpíadas enquanto cursava e já foi campeão do JUMs (Jogos Universitários Mineiros). A vitória no estadual o levaria para o JUBs ( Jogos Universitários Brasileiros), mas por já ter se formado, o ex-atleta da Psico não poderá participar da competição. Marcos foi um dos idealizadores da Liga de Xadrez da UFU, projeto que conta com vários torneios semanais que movimentam esse meio de jogadores na universidade.


O medalhista de prata da Olimpíada UFU 2023, Aloísio Teixeira, estudante de licenciatura em Matemática, falou do projeto em entrevista para o ARQ. “ O nível do pessoal está muito alto. Principalmente porque, na UFU, por intermédio do estudante de Psicologia Marcos Vinicius, ele montou o projeto onde vários enxadristas se reúnem para praticar, então os atletas estão evoluindo ano após ano"


Aloísio disputou sua terceira edição e já consta em seu currículo uma medalha de ouro conquistada em 2019. O atleta relatou que, por dois anos, não competiu, já que a Olimpíada de xadrez foi disputada de forma remota durante a pandemia e ele prefere apenas disputar em competições presenciais.


A modalidade contou com 33 participantes. Foto: Ítana Santos

A tarde também contou com um problema envolvendo um dos atletas da Engenharia Uberlândia . Devido à quantidade de jogadores ser ímpar, em toda rodada um jogador ficava de fora e levava a vitória por WO. Dessa forma, em uma das rodadas, Gustavo Sandre não viu seu nome na tabela e pensou que era ele quem ficaria de fora.


O atleta do Leão havia sido sorteado para enfrentar Aloísio Teixeira, da Exatas, porém por não ter visto seu nome, subiu para a arquibancada à espera da próxima rodada. Toda a reclamação do atleta e de outros integrantes de sua atlética não serviu e o aluno da Engenharia sofreu a derrota por WO.


O único a ganhar todos os seus seis jogos nessa edição da Olimpíada foi o medalhista de ouro Richard Siqueira, da Educação Física. Após cinco vitórias, Richard teve na última partida a disputa pela primeira posição contra o atleta da Monetária, Lucas Oliveira. E apesar de só depender do empate para garantir o ouro, o aluno da Educa venceu e manteve seu 100% de aproveitamento.


A história de Richard na Olimpíada UFU é de muita persistência. A edição de 2023 foi a quarta disputada pelo atleta, que já tinha duas medalhas de prata e uma de bronze. Após bater na trave algumas vezes, o enxadrista pôde desfrutar do seu ouro conquistado esse ano. O atleta foi o segundo colocado do último JUMs e contou ao ARQ que, para a disputa do JUBs, a expectativa é de conseguir pelo menos um terceiro lugar.


Classificação final

  1. Richard Siqueira / Educação Física

  2. Aloísio Teixeira / Exatas

  3. Lucas Oliveira / Monetária

  4. Marcos Antônio de Oliveira / Fisioterapia

  5. Eduardo Barbosa / Agrárias

  6. Thiago Artal / Monetária

  7. Eduardo Marangoni / Medicina

  8. Paulo de Faria / Artes

  9. Gustavo Sandre Kono / Engenharia

  10. Gabriel Rodrigues / Direito


0 comentário

Comments


bottom of page