Primeiro final de semana contou com 11 jogos, três válidos pelas pré-oitavas e oito pelas oitavas de final
Por Felipe Domingos
Jogo de abertura
O jogo de abertura foi entre Educação Física e Direito, pelas oitavas, confuso? Não para os jogadores da Educa que entraram em quadra sem tomar conhecimento dos adversários jurídicos. Foram incríveis 74 pontos contra somente 33 da outra equipe. Os destaques da partida ficaram por conta dos camisa 23, Thiago Sabon, principal pontuador, mas que jogou poucos minutos pela alta quantidade de faltas, o que lhe garantiu um bom tempo no banco, e pelo capitão camisa 5, Marcelo Augusto. “Por mais que a gente treine, ter a ajuda da torcida é importante num jogo universitário", destacou Marcelo. A expectativa do técnico “Tarzan” é de superar o resultado de 2019 e ganhar o campeonato: “1° lugar, o trabalho é pra isso”.
Pré-oitavas
Os três jogos da pré-oitavas, disputados no sábado (15), mostraram o quão diferentes podem ser as partidas no campeonato. A equipe da Biológicas, por exemplo, nem precisou se esforçar já que algo inusitado aconteceu após a partida ser iniciada. Um dos jogadores da Aplicada não estava inscrito no campeonato e os jogadores que deveriam estar como suplentes não estavam disponíveis. Resultado: Biológicas ganhou o jogo por W.O.
O jogo entre Psicologia e Odonto começou complicado para o time rosa, mas, a partir do momento que o camisa 2, Eduardo Marciel, da equipe odontológica, começou a desempenhar seu basquete, a equipe tomou vantagem no placar e não o largou mais. Resultado final: 40 a 25 para a Odontologia.
A Medicina deu aula de novo… mas só nos vestibulares. A equipe verde e roxa entrou em quadra de forma fria enquanto a torcida cantava nas arquibancadas de maneira prepotente, gritos que não foram suficientes para aquecer os jogadores que viram uns aos outros serem eliminados de forma precoce do campeonato pela Agrárias por 30 a 24. O técnico Gabriel Jesus, no final da partida, ressaltou que ajustes foram necessários ao longo do jogo para conquistarem a vitória.
Oitavas
Os jogos das oitavas foram marcados por placares muito elásticos, com exceção dos jogos entre Artes e Agrárias (31 a 23) e Computação e Humanas (21 a 26).
O jogador destaque da partida entre Computação e Humanas, Vinicius Perreira, estudante de Jornalismo, destacou também a presença da torcida da Pantera nas arquibancadas: “Muito importante, não só no basquete, mas em todos os esportes. A Pantera fez o chamado e a torcida apareceu, fizeram festa o jogo inteiro, não pararam de gritar, mesmo quando a gente tava jogando mal eles não pararam de apoiar a gente, eu achei isso muito importante, [...] eles deram o gás que a gente precisava”.
Enquanto a maioria das equipes jogam em casa, as atléticas da Moca e Exumadas vieram de longe para se enfrentar. A equipe de Monte Carmelo não queria ir embora com a derrota, ainda mais o destaque da partida, Pedro Augusto, da Engenharia Florestal. “Espero estar aqui nos próximos cinco finais de semana”, destacou. Se depender do que o atleta apresentou no jogo ele não vai ser esquecido, já que demonstrou ser, até aqui, um dos jogadores mais letais do torneio, com força, explosão e chute. Além dele, outros jogadores da equipe também mostraram grande capacidade de chute, sendo umas das principais equipes do torneio nesse aspecto. Por outro lado, a equipe da Exumadas volta para Ituiutaba com uma derrota, 68 a 24.
Outras 3 equipes não tiveram muito dificuldades para vencer seus oponentes, enquanto a Engenharia Pontal venceu a Fisiologia por 47 a 26, a Monetária e a Exatas usaram de seus jogadores altos e velozes para vencer as atléticas da Biológicas e a EngeBio Patos respectivamente, por 64 a 18 e 64 a 15.
Para fechar o primeiro final de semana do basquete, a Engenharia Udi atual campeã d a Copa Inter Atléticas (CIA) veio com toda vontade para vencer o seu primeiro jogo e aplicou o placar com a maior vantagem até o momento, foram 70 pontos contra somente 21 da da Odonto. Pressionando a saída de bola da equipe odontológica, a Engenharia não deixou seu adversário respirar em quadra, roubando a bola na maioria das ocasiões e, mesmo quando os pandas conseguiam sair para o jogo, eram parados pela defesa.
O grande destaque da partida, Alessandro Gabriel, camisa 14, comentou sobre o esquema tático da equipe: “A gente tem mantido o hábito de marcar pressão, a gente conseguiu ser campeão da CIA graças a essa defesa [...]. Esperamos manter nessa intensidade, porém com melhor aproveitamento”. Perguntado se poderia ser considerado o melhor jogador do campeonato, o atleta respondeu: “É a promessa né, eu treinei o ano todo para isso. A meta é conquistar”.
A pergunta não é à toa, já que Alessandro mostrou ser um dos melhores do final de semana. Um jogador completo na defesa e no ataque, não surpreenderia se de fato for considerado o melhor jogador do campeonato.
No próximo final de semana (22 e 23 de outubro) as equipes voltam para disputar as quartas de final com os jogos já definidos. Destaque para o confronto de Moca x Educa, duas das equipes com jogadores que mais mostraram potencial até aqui.
Resultados
Pré Oitavas:
Psicologia 25 × 40 Odonto
Aplicada × Biológicas
(Aplicadas eliminadas por W.O)*
Agrárias 30 × 24 Medicina
Oitavas:
Educa 74 × 33 Direito
Moca 68 × 24 Exumadas Pontal
Engenharia Pontal 47 × 26 Fisiologia
Exatas 64 × 15 Engen Bio Patos
Monetárias 64 × 18 Biológicas
Artes 31 × 23 Agrárias
Computação 21 × 26 Humanas
Engenharia Udi 70 × 21 Odonto
Próximos confrontos (22/10)
Moca x Educa
Humanas x Artes
Engenharia Udi x Exatas
Monetária x Engenharia Pontal
Todos os jogos serão realizados no G6 do campus da Educa, a ordem e horários dos jogos ainda serão confirmados.
Comments