Vôlei masculino conta com estreias e despedidas no Agita UFU 2025
- Arquibancada UFU
- há 2 minutos
- 7 min de leitura
Com o protagonismo dos "bixos", atléticas ditam o ritmo para a Olimpíada.
Por Tainá Brasil e Ester Moraes

Os jogos foram marcados por espírito coletivo e muita integração | Foto: Ester Moraes
O Agita UFU 2025.1 ocorreu no último sábado (28), e contou com 11 jogos de vôlei masculino em sua programação. O evento tem como objetivo a integração de calouros e veteranos, além de ser parte da preparação para futuras competições. Os confrontos foram iniciados às 9h da manhã, na quadra da Eseba, com Humanas e Biológicas marcando a estreia do dia de competições em um amistoso.
Já no período da tarde, o torneio de sets únicos teve início com a partida entre Educa e Computação e foi encerrado após a disputa entre Educação Física e Monetária. A Atlética do Cachorro se destacou pela performance consistente e foi a campeã invicta da modalidade, com quatro vitórias.
Amistoso
Humanas 2 X 0 Biológicas
Na primeira disputa do dia, Humanas e Biológicas entraram em um embate amistoso. Nos primeiros segundos de partida, o Dragão abriu o placar, mas foi seguido pela Pantera, que não aceitou ficar para trás. O jogo manteve esse ritmo até que a Humanas tomou a frente e seguiu firme, e encerrou a primeira parcial por 21 a 13.
Já no segundo set, a história se repetiu. A partida começou com ambas as equipes pontuando alternadamente, quando a Bio mostrou sua força e assumiu a dianteira no confronto. A Pantera não desistiu, conseguindo aproximar a pontuação e virar o jogo. Com uma pequena diferença de pontos, a segunda parcial encerrou em 21 a 17.
Após a vitória da Humanas sobre a Biológicas, o calouro Miguel Faria, que cursa Jornalismo, contou que ficou tenso durante o jogo, mas reconheceu o Agita como um evento importante para a integração. “Foi uma experiência boa, já que eles apresentaram a atlética em um dos dias da semana de recepção e foi bem tranquilo. O pessoal do time é muito gente boa”. O atleta acrescentou que pretende treinar mais para poder representar a atlética em futuros eventos esportivos.
Torneio
Educa 25 X 11 Computação
No início da tarde, o Cachorro e o Lobo entraram em confronto que marcou o começo do torneio. Com o apito inicial, a Educa fez sete pontos seguidos até a reação da Comp, que marcou o primeiro ponto depois de várias jogadas. A Atlética do Lobo insistiu, mas não foi o suficiente para virar o jogo. O set único finalizou em 25 a 11 para a Educação Física.
O atleta Renan Neumann, estudante do primeiro período de Educação Física, disse que pratica vôlei há cerca de quatro anos e que fazer parte do time da Educa foi uma experiência enriquecedora e natural, já que conhecia alguns dos integrantes, “Eu gostei muito, todo mundo me tratou muito bem. Estou muito feliz em participar da equipe”, também acrescentou que planeja continuar no time e revelou planos futuros, “O meu objetivo é jogar pela universidade, sou apaixonado por esse esporte”.
Psicologia 11 X 25 Exatas
Na segunda partida do torneio, Psicologia e Exatas apresentaram um jogo rápido. O Gorila abriu o placar, com a Fênix ligeiramente atrás. As pontuações iniciais estavam próximas, até que a atlética do Gorila começou a pontuar sem qualquer defesa da Psico e disparou na frente. A atlética preto e rosa não mediu esforços para diminuir a distância, mas não alcançaram o resultado. A Exatas saiu vitoriosa por 25 a 11.
Rafael Menezes, estudante do primeiro período de Licenciatura em Física e camisa dez da Exatas, marcou seu retorno às quadras no Agita UFU 2025. O atleta destacou a importância do evento para a preparação para a Olimpíada. “Não estamos com o time completo, mas sabíamos que era essencial voltar agora para pegar ritmo para a Olimpíada. Estamos com foco total”.
Monetária 14 X 25 Computação
O Tamanduá e o Lobo disputaram o terceiro jogo do torneio. A atlética azul e branco teve uma melhora significativa desde a partida anterior, e saiu na frente no placar. O confronto foi marcado pela distância entre as equipes. A Monetária fez uma sequência quando sua adversária estava a dois pontos da vitória, mas não foi o suficiente para virar o jogo. O set fechou em 25 a 14 para a Computação.
Após a vitória, o atleta Gustavo Mendes, estudante do sexto período de Ciência da Computação, contou que faz parte da atlética há muito tempo e é um dos idealizadores de um projeto para ensinar calouros e veteranos a jogar vôlei. “É muito bom a gente ver o pessoal dando resultado, jogando bem e enfrentando times fortes como a Monetária. Estou muito feliz”, completou.
Giovane Mendes, irmão de Gustavo, cursa o quarto período de Sistemas de Informação e disse que tem expectativas altas para a campanha da Computação no vôlei masculino na Olimpíada. “Tem muitos meninos novos jogando, com capacidade para ganhar. É um time que eu fico feliz de falar que temos muitas chances de chegarmos fortes na Olimpíada”.
Os gêmeos começaram a jogar vôlei desde cedo e afirmaram que gostam de dividir as quadras e representar a mesma atlética. “Ele sempre foi o meu porto seguro. Eu sabia que se algo estivesse dando errado, eu poderia contar com ele. Sempre foi muito importante para mim”, disse Gustavo.
Educa 25 X 18 Psicologia
Dando continuidade ao torneio, Educa e Psico protagonizaram uma partida em que a favorita enfrentou dificuldades para abrir vantagem nos primeiros minutos. A pontuação ficou próxima até a metade do set, com a Psicologia na retaguarda, quando a Educação Física disparou e mostrou que não conquistou o favoritismo por acaso. A Fênix diminuiu a distância nos minutos finais, mas já era tarde. Educa venceu por 25 a 18.
Laerte Almeida, formado em Psicologia, defende a camisa da Psico desde que estava no quarto período e revelou que esse foi o seu último Agita. O atleta participou dos jogos de vôlei e futebol de campo e revelou que o seu único arrependimento foi não ter explorado outros esportes antes. “Foi bem legal ter uma última experiência, fiquei bem triste porque a Olimpíada demorou e não vou conseguir jogar. Vou sentir saudades”.

Exatas alcançou o quarto lugar na colocação geral na Olimpíada UFU 2024 | Foto: Ester Moraes
Exatas 25 X 23 Monetária
Exatas e Monetária apresentaram um confronto mais equilibrado, no quinto jogo do dia. Ao som do apito, o Tamanduá e o Gorila fizeram um revezamento de pontos, com ligeira vantagem para a Money. A atlética vermelha e preta alcançou o empate e virou o jogo, aumentando a distância entre ela e sua adversária. O Tamanduá resistiu e empatou o jogo, mas o Gorila recuperou a liderança e saiu com a vitória por 25 a 23.
Computação 25 X 13 Psicologia
Na sexta partida do torneio, Computação e Psicologia mostraram um jogo desarmônico. A Comp começou com vantagem e nos primeiros minutos garantiu uma diferença de oito pontos. Enquanto isso, a Psico enfrentava dificuldades e avançou lentamente, sem chances de virada. O Lobo aproveitou as oportunidades perdidas pela Fênix e saiu vitorioso, com 25 a 13.
O calouro Arthur Lacerda, estudante de Psicologia, joga vôlei há anos e disse que apesar dos resultados, está feliz em poder participar do evento e interagir com a equipe. “Ganhar é bom, mas se perder está tudo bem. A minha jornada na faculdade está junto com a atlética, vou fazer parte do máximo de coisas que eu puder, para competir e me divertir.”
Educa 25 X 18 Exatas
Dando sequência ao campeonato, o Cachorro e o Gorila entraram em confronto. A Educa liderou o placar desde o início da partida, com a Exatas logo atrás. A Atlética do Gorila conseguiu um empate, que foi desfeito rapidamente quando o Cachorro voltou a pontuar. A Exatas tentou, mas não teve muito progresso e não conseguiu mudar o resultado. O set único foi finalizado em 25 a 18 para a Educação Física.
Monetária 29 X 27 Psicologia
Em um dos últimos jogos do torneio, Monetária e Psicologia protagonizaram o embate mais acirrado do dia, com desempenho memorável de ambas as equipes. A partida começou equilibrada, com a Money ligeiramente acima no placar. A Psico provou que o seu mascote não é uma fênix à toa e ressurgiu das cinzas, garantindo uma virada surpreendente.
A Fênix abriu uma vantagem de oito pontos sobre o Tamanduá, que não se acanhou e mostrou as suas garras. As equipes entregaram uma reta final emocionante. Quando ambas estavam empatadas e com chances de set point para cada lado, a Monetária levou a melhor e fechou o set com determinação, por 29 a 27.
O atleta Luiz Gabriel de Siqueira, estudante do oitavo período de Administração, defende a camisa da Monetária há três anos. Na CIA 2025, sofreu uma lesão no salto à distância e competiu pela atlética com três pontos na perna.
Ele disse que acredita na campanha da Money, atual campeã do vôlei masculino, na próxima Olimpíada. “Fomos campeões no ano passado e agora queremos defender o bicampeonato, estamos em busca de mais um ouro. Lógico que temos muitas equipes fortes, mas eu tenho ciência de que temos capacidade disso”, acrescentou.
Computação 16 X 25 Exatas
Computação e Exatas se enfrentaram no penúltimo confronto do torneio, com direito a viradas. O Lobo começou na frente, mas logo foi ultrapassado pelo Gorila. A Comp insistiu e recuperou a liderança, apenas para perdê-la novamente. A atlética vermelha disparou e não deu oportunidades para a atlética azul se aproximar. O set único foi finalizado em 25 a 16 para a Exatas.
O calouro João Gabriel Tevez, estudante de Sistemas de Informação, contou que essa foi a sua primeira experiência em jogos universitários e que foi bem acolhido pela atlética. “Joguei meio mal por causa da pressão, mas é muito gostoso jogar aqui. O pessoal é gente fina”, comentou.
Educa 25 X 12 Monetária
No fim da tarde, Educa e Money protagonizaram a última partida do campeonato, que consagrou a atlética azul e laranja como a campeã invicta do vôlei masculino no Agita UFU 2025. A Educação Física fez oito pontos seguidos sem qualquer defesa da Monetária, que após fazer uma partida anterior memorável, foi vencida pelo cansaço. O Tamanduá não conseguiu alcançar a favorita antes do fim do set. O Cachorro venceu por 25 a 12.
O capitão da Educa, Matheus Rocha, do oitavo período de Educação Física, celebrou com entusiasmo sua primeira medalha de ouro no Agita UFU. Segundo ele, a preparação da equipe vem sendo intensa desde o início do ano, impulsionada pela participação na CIA. “Mesmo com a competição na semana passada, decidimos jogar o Agita para manter o ritmo focado na Olimpíada”.
Matheus demonstra confiança na atuação da equipe. “O nível é mais alto, todos estão em busca do ouro, e nós vamos seguir firmes para tentar garantir o primeiro ouro da Educa no vôlei masculino”, completou.

“Estou muito feliz que nós colocamos todos os ‘bixos’ para jogar e mesmo assim eles
corresponderam muito bem”, declarou o capitão da equipe | Foto: Tainá Brasil
Resultados dos jogos
Amistoso
Humanas 2 x 0 Biológicas
Torneio
Educa 25 x 11 Computação
Exatas 25 x 11 Psico
Computação 25 x 14 Monetária
Educa 25 x 18 Psico
Exatas 25 x 23 Monetária
Computação 25 x 13 Psico
Educa 25 x 18 Exatas
Monetária 29 x 27 Psico
Exatas 25 x 16 Computação
Educa 25 x 12 Monetária
Classificação final do torneio
1º lugar: Educação Física
2° lugar: Exatas
3° lugar: Computação
Comentarios