Assim como em 2022, Agrárias, Engenharia e Medicina chegaram à semifinal, agora com a presença da Computação entre os quatro primeiros
Por Leíse Alves
Há quem diga que a peteca não tem torcida. Também tem gente que fala que peteca não é esporte. São frases como essas que caracterizam aquele torcedor “chato”, o famoso corneteiro. Pois é, o ARQ UFU garante que torcedores tinham de sobra na arquibancada da Eseba, além de um esporte de qualidade.
A peteca feminina voltou no terceiro final de semana da Olimpíada Universitária UFU, o segundo dos esportes coletivos, com as fases de oitavas e quartas de final. Os jogos ocorreram durante o sábado (30) e domingo (1) na quadra da Eseba, a partir das 9 horas da manhã.
Vale ressaltar que Biológicas, Engenharia UDI e Medicina se classificaram direto para as quartas de final por conta do chaveamento e não precisaram jogar no sábado, durante as oitavas.
Computação 2 x 0 Artes - Oitavas
O primeiro jogo das oitavas teve duração de 15 minutos. Nesse tempo, a Computação fechou o primeiro set por 25 a 11 e, em seguida, a Artes buscou equilibrar o jogo, tanto que, em determinados momentos da partida, a diferença no placar era de um ponto.
Entretanto, o esforço da Atlética do Arlequim não foi suficiente para segurar os ataques da dupla azul e branca, que fechou o segundo set em 25 a 22.
Computação 2 x 0 Biológicas - Quartas
As duas atléticas de cores predominantemente azul se enfrentaram no último jogo da peteca feminina do domingo. Um final de semana marcado por oitavas no sábado, e quartas no domingo, somente a Computação chegou mais ‘aquecida’, visto que, a Biológicas estava classificado direto para as quartas.
O jogo foi tranquilo, e as duas equipes estavam bem assessoradas pelos seus respectivos treinadores. Na mesma modalidade, porém no masculino, a Computação chegou para jogar sendo a atual campeã, por conta disso, a atleta Florence Franklin comenta que o feminino está encaminhando para o mesmo patamar dos meninos. “Estamos treinando para isso. O importante é agregar e trazer bons resultados para a Computação”, afirma Franklin.
E foi em busca desses resultados que o time que conta com Amanda Leandro, Lorena Rodrigues e Florence Franklin conquistou a vitória por 2 sets a 0.
O time da Biológicas até correu atrás de conquistar o segundo set e em determinados momentos a partida se encontrava 6 a 6, 9 a 9;. A todo instante, o treinador Otávio Rodrigues insistia em passar orientação e visão de jogo para as meninas. Entretanto, a Bio não conseguiu fechar a defesa e viu a Comp abrir seis pontos de vantagem. Com isso, os sets ficaram 25 a 15 e 25 a 14 para a Computação.
Direito 2 x 0 Educa - Oitavas
A segunda partida do sábado foi entre as representantes do Direito e da Educação Física. Os dois sets ficaram na conta do Guará, sendo conquistados por 25 a 13 em ambos.
Fato curioso é que a derrota da Educa com placares semelhantes lembra a do primeiro final de semana. O jogo em questão ficou Educação Física 0 a 2 Monetária, com parciais de 12 a 25 e 12 a 25. A Atlética do Cachorro só retornou à competição após vencer a Biologia Pontal na repescagem, enquanto a equipe do Tamanduá se manteve firme na competição e enfrentou a Fisioterapia no sábado - confira abaixo.
Direito 0 x 2 Medicina - Quartas
O Guará venceu no sábado e chegou para enfrentar um dos times favoritos ao pódio, a Medicina, e essa rivalidade prometia bom jogo. Mas as jogadoras do Direito não contavam com o bom entrosamento das futuras médicas Bruna Sales, Gabrielle de Ávila e Larissa Maris, que fizeram boas jogadas e observaram as parciais dos sets em: 25 a 12 e 25 a 15.
Agora, a Med se prepara para enfrentar uma velha rival: a Engenharia. O jogo da semifinal está programado para ocorrer no próximo sábado (7), às 12:30, e o que se espera do confronto é muita disputa. A tendência é que a quadra da Eseba “fique pequena” para essas duas torcidas se provocarem e vibrarem a cada ponto.
Fisioterapia 2 x 0 Monetária - Oitavas
Logo após uma rodada acirrada no masculino, a peteca feminina voltou com 40 minutos de atraso para o início do confronto entre Fisioterapia e Monetária. Tempo suficiente para a atleta Ana Luisa Pains descansar, visto que a multiatleta saiu da partida de vôlei no G5 e foi direto para a quadra da Eseba.
No decorrer da partida, a camisa 79 da Fisio demonstrava cansaço, o que não foi suficiente para o técnico fazer mudanças no time. O treinador insistiu na atleta e viu o placar marcar 12 a 9 para a Monetária na primeira troca de lados. O jogo esquentou e chegou a 18 a 18, mas o time da “casa” encontrou brecha na defesa do Tamanduá e fechou o primeiro set em 25 a 23.
Já no segundo set, ambas as equipes exploraram os espaços no lado direito da quadra e o jogo ficou acirrado, registrando em determinadas jogadas pontos seguidos. Porém, no final, a Fisioterapia levou a melhor por 25 a 18.
Ao final da partida, questionada se a série de jogos em modalidades diferentes poderia afetar seu desempenho, Ana Luisa ressaltou estar muito bem preparada e confiante, visto que acabara de sair de uma vitória na modalidade anterior.
Odonto 2 x 1 Eng. Bio. Patos - Oitavas
A dupla que representava a atlética das Engenharias e Biotecnologia Patos contou com uma torcida de peso na beira da quadra. A torcida, conhecida como Gnomada, incentivou as atletas Julia Maciel, Maria Júlia Maia e Luiza Maciel do início ao fim, e o resultado do primeiro set foi 25 a 20 para elas.
O entrosamento das irmãs Julia e Laura Neves somado às correções feitas pelo técnico Carlos Henrique na beira da quadra foram fundamentais para que elas se revezassem com Gizely Alves. Essa alteração contribuiu para que as atletas explorassem o lado esquerdo da quadra e levassem o segundo set para o Panda. Em seguida no set de desempate, a vaga das quartas ficou na conta da Odontologia com 15 a 7.
Engenharia UDI 2 x 0 Odonto - Quartas
Às 8h30 do domingo, foi dada a largada das quartas de finais com Engenharia UDI e Odontologia, e, na primeira troca de quadra, as irmãs Neves já perdiam por 12 a 2. O desempenho avassalador do Leão gerou o placar de 25 a 6 em cima do Panda no primeiro set.
Na segunda parcial, o técnico Carlos Henrique solicitou à atleta Julia Neves que fechasse o lado direito da quadra. Inicialmente deu certo, e o jogo rendeu bons lances, mas o resultado final classificou a Engenharia para a semifinal por 25 a 12 no placar.
Agrárias 2 x 0 Psicologia - Oitavas
O último jogo do sábado teve um placar vantajoso para o Javali. A equipe é formada pela atleta destaque da peteca na Olimpíada UFU 2022, Giovanna Borges, e neste ano, ela formou dupla com Marielle Rodrigues e Isabele Angélica.
O resultado final da partida foi 2 a 0, já que o primeiro set terminou em 25 a 3 e o segundo em 25 a 9 para a Agrárias.
Agrárias 2 x 0 Fisioterapia - Quartas
Já nas quartas, o jogo entre Agrárias e Fisioterapia foi um dos mais equilibrados das disputas de domingo, por mais que o placar tenha uma discrepância nos pontos de uma equipe para outra.
A jogadora da Agrárias Giovanna Borges é uma velha conhecida da Bruna Reis, atleta da Fisioterapia. Em entrevista ao ARQ UFU, a futura fisioterapeuta comentou que elas já se enfrentaram em outros campeonatos fora da universidade e, por conta disso, tem a noção de jogo da adversária.
E os muleteiros, como são chamados a torcida da Fisio, aproveitaram momentos do jogo para perturbar a equipe do Javali. A corneta veio de uma estratégia utilizada pelo time verde e azul, visto que a atleta Marielle Rodrigues foi responsável pela maioria dos saques durante os dois sets.
“Antes do jogo eu e a Gi [Giovanna Borges] já fazemos esse combinado. Ela me cobre quando eu saco. Fazemos isso como estratégia”, afirmou a estudante de Agronomia.
Mune, torcedor da Fisio, deixou claro que torce para desestabilizar o adversário. Dessa vez não deu certo, mas ele afirmou que tem gente que fica bravo com ele quando começa a gritar “pipoqueiro”.
Em meio a cornetas e rivalidade, o placar final indicou 25 a 12 e 25 a 11 para as representantes da Agrárias. Inclusive, elas já se preparam para enfrentar o time da Computação, no próximo sábado, às 12:00.
Resultados das oitavas:
Computação 2 x 0 Artes
Direito 2 x 0 Educa
Fisioterapia 2 x 0 Monetária
Odonto 2 x 1 Eng. Bio. Patos
Agrárias 2 x 0 Psicologia
Resultados das quartas:
Biológicas 0 x 2 Computação
Engenharia 2 x 0 Odonto
Medicina 2 x 0 Direito
Agrárias 2 x 0 Fisioterapia
Semifinais:
JOGO 22 Computação x Agrárias
JOGO 23 Engenharia x Medicina
Fase final:
Perd Jg 22 x Perd Jg 23
Venc Jg 22 x Venc Jg 23
Os jogos serão realizados na ESEBA no sábado (7) a partir de 12h. Já a final e a disputa de terceiro lugar ocorrerão no domingo (8).
Comments