top of page

Surpresas e temperatura se destacam na estreia do tênis de campo feminino na Olimpíada UFU

Atualizado: 25 de set. de 2023

O primeiro final de semana da Olimpíada UFU 2023 foi agitado, quente e cheio de novidades para as atletas


Por Luisa Nielsen


Psico enfrentou a Engenharia, e futuros engenheiros venceram | Foto: Luisa Nielsen

O tênis de campo feminino teve início no primeiro fim de semana da Olimpíada UFU. Com a temperatura de 36ºC e a presença frequente do Sol quente, os duelos da pré-oitavas ocorreram nas quadras do Udi Tennis, no bairro Patrimônio, em Uberlândia, no sábado (16), a partir das 12h, e domingo (17), a partir das 8h.


Como foi acordado, ganharia o jogo quem vencesse oito games. Caso houvesse um empate de 7 a 7, o jogo iria ao nono game, pois o vencedor precisa ter dois games de vantagem. Ainda, se fosse a 8 a 8, a partida teria um “tiebreak”, um pequeno game com sete pontos, no qual o atleta precisa, também, de uma vantagem de dois pontos.


Equilíbrio nos jogos


Durante os dois dias de competição no primeiro fim de semana, tiveram algumas disputas fáceis, enquanto algumas foram mais acirradas.


A média de tempo dos jogos foi de 30 minutos. Mas, a partida de Artes versus Computação durou mais de uma hora e meia. Até o meio do jogo, Klária, a representante dos “Lobos”, vencia de cinco games a um. De repente, Maria Cristina, jogadora da Artes, alcançou a oponente e, daí, se desenrolou um confronto acalorado.


Quando parecia que Maria Cristina ia manter a vantagem e fechar o jogo, Klária a alcançou no sétimo game. Pelas regras, a partida iria, então, ao nono game. Mostrando a que vieram, as atletas empataram de novo, com o placar de 8 a 8.


No último game, que é um especial com sete pontos, a Artes se destacou e levou a vitória. “Eu estou surpresa, sendo bem honesta. Não esperava ganhar. A outra jogadora, também, foi uma oponente à altura”, disse Maria Cristina, que cursa Teatro.


O surpreendente é que foi o primeiro jogo da vida da estudante. “ Quando começou a Olimpíada, a gente foi chamado pela atlética. Queriam saber quem tinha interesse, o que é legal, porque nem todo mundo tem a oportunidade de treinar esportes como tênis” revelou ela.


Para o futuro da Olimpíada UFU, Maria Cristina tem altas expectativas. “Eu quero treinar muito para o próximo jogo”, revelou a jogadora.


A torcida assiste à tensa partida com duração superior a uma hora e meia | Foto: Luisa Nielsen

Habilidades surpresas


Logo nos primeiros jogos, algumas atletas surpreenderam e comemoraram vitórias, pois não esperavam a conquista.


Foi o caso de Carolina Borges, estudante de Psicologia, que revelou que aquela era uma das poucas vezes que pegou numa raquete. “No Interpsico a gente precisava de alguém para jogar, aí eu disse que já tinha pegado numa raquete uma vez. Eles falaram: então vai ser você”, disse a futura psicóloga, em tom de brincadeira.


“Eu estou muito feliz, para a Psico é muito importante, todo ponto vale”, comemorou a atleta, já que sua atlética sofre com a falta de jogadores para diversas modalidades - já que só tem um curso -, o que é prejudicial para o ganho de pontos.


Para as próximas partidas, Carol contou que está insegura. “A gente vai tentar jogar, vamos ver no que dá. Não sei o que prometer, mas eu vou tentar dar o meu melhor”, assegurou ela.


Sexismo no tênis


Ao longo do final de semana, aconteceram jogos masculinos e femininos no mesmo local. Um dos aspectos que chamou a atenção nas partidas foi a diferença da experiência entre jogadores e jogadoras, bem como a maior quantidade de WOs na modalidade feminina.


Isso pode ser atribuído ao histórico sexista do esporte. Desde sempre, algumas personalidades deixam bem claro que o tênis feminino é inferior ao masculino. No entanto, é necessário lembrar da icônica Billie Jean King, que foi desafiada por um grande tenista machista a uma partida, valendo o título de melhor do mundo. “Eu subestimei você”, foi o que disse Bobby Riggs, rival de Billie, quando foi derrotado.


Para a próxima Olimpíada UFU e todas as outras competições, estudantis ou não, a esperança é de que mais mulheres tenham protagonismo no tênis de campo, e mostrem que não existe espaço proibido ou fora de alcance para o sexo feminino.


Grande abstenção


Ao decorrer dos jogos, quatro duelos terminaram em WO. Quando isso acontece, além da vitória ser concedida ao outro time, a atlética que desistiu perde pontos.


Karina, da Artes, não compareceu, e Ariane, da Exatas, foi classificada. Já a Fisio se classificou em uma e perdeu em outra: Ana venceu sobre Júlia, da Humanas, e Dara perdeu para Júlia, do Direito.


Resultados dos jogos


Carolina - Psicologia 8 x 0 Biológicas - Mariana

Bianca - Educa 8 x 0 Agrárias - Beatriz

Yasmin - Medicina 8 x 5 Odonto - Ana

Maria Cristina - Artes 7 x 4 Computação - Klária

Letícia - Engenharia 8 x 0 Psico - Anna

Amanda - Agrárias 8 x 2 Monetária - Maria

Lohana - Engenharia 8 x 0 - Humanas - Geovana



0 comentário

Comments


bottom of page