top of page

Sede da Monetária é vandalizada durante recesso

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 8 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev.

Uniformes destruídos e troféus quebrados foram alguns dos danos registrados, em um caso que extrapola a rivalidade


Por Felipe Pirovani


Vice-campeã da última Olimpíada UFU perdeu uniformes, produtos e bandeiras no episódio | Foto: Acervo pessoal


Enquanto os diretores de atléticas retornavam a Uberlândia para organizar o ano de 2025, a gestão da Monetária teve uma surpresa ingrata. Ao entrarem na sede da organização na segunda-feira (6), os membros encontraram o espaço completamente destruído. Durante o recesso de Natal e Ano Novo, vândalos invadiram e depredaram o local, que ficou irreconhecível. O motivo ainda é desconhecido.


Objetos perdidos


A invasão deixou um rastro de destruição. Os bandeirões da atlética, símbolos importantes nas competições e eventos, foram rasgados e alguns manchados com água sanitária, tornando-os irrecuperáveis. Uniformes e kimonos, essenciais para os atletas e para a prática esportiva, também foram completamente danificados e agora são considerados inutilizáveis. Troféus foram quebrados, e a arte recém-pintada na parede da sede, que retratava o Tamanduá, mascote da atlética, foi vandalizada com pichações.


O presidente da atlética, Paulo Martins, declarou estar incrédulo com o ocorrido. Ele sugeriu que o ato pode ter sido motivado por alguma rivalidade que ultrapassou os campos e quadras. Apesar dos prejuízos, afirmou que "nada é tão grave para nós" e classificou o episódio como uma "tentativa falha" de enfraquecer a associação.


A diretoria não comentou as hipóteses sobre os responsáveis devido aos trâmites judiciais, mas informou que todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas.


Equipamentos esportivos também foram manchados com água sanitária | Foto: Acervo pessoal


Pronunciamentos


A Monetária emitiu uma nota de repúdio em suas redes sociais na terça-feira (7), condenando o ato de vandalismo, assim como a Liga das Atléticas da UFU (LAUFU). A Universidade Federal de Uberlândia ainda não se pronunciou sobre o episódio.


O Arquibancada UFU reitera sua posição contra qualquer forma de violência, física ou patrimonial, reforçando que o movimento esportivo deve ser saudável, onde a rivalidade nunca seja maior que o respeito pelos adversários e outras atléticas.


Essa matéria segue em atualização para novas informações e pronunciamentos oficiais.


Comentaris


bottom of page