Computação e Monetária voltam às semifinais, enquanto Engenharia Uberlândia e Humanas entram na briga por medalhas
Por Gabriel Ferrer
A peteca masculina voltou à quadra da ESEBA para as disputas das oitavas e quartas de final na Olimpíada UFU 2023. No último sábado (30), a partir das 10h da manhã, foram realizados seis jogos e os vencedores do dia já entraram em quadra novamente no dia seguinte.
Humanas x Biológicas - oitavas
Na manhã de sábado (30), Humanas e Biológicas abriram a rodada dos jogos a partir das 10h. O primeiro set foi bastante equilibrado, com várias alternâncias no placar. Até que, em alguns ataques bem sucedidos da Biológicas, o Dragão conquistou seis pontos de vantagem, fechando o set 25 a 19.
Já no segundo set, a Pantera entrou no ritmo do jogo e conseguiu abrir uma vantagem de seis pontos logo no início do set. Essa vantagem foi administrada ao longo do período e depois alargada, sem dar chances para a Biológicas encostar, fechando o set em 25 a 15 para a Humanas.
Com as duas atléticas empatadas, houve a disputa de um set de desempate de 15 pontos. O jogo foi disputado do início ao fim, com a maior diferença no placar sendo de apenas um ponto. A Humanas aproveitou um erro da Biológicas para fechar o placar em 15 a 13, vencendo a partida por 2 a 1.
O atleta Rian Martins comentou como fica o psicológico dentro de quadra. “O físico peca um pouco, porque sou multiatleta da Humanas, mas meu mental é bastante blindado. Não me abalo com o adversário, porque somos muito bem treinados.”
O atleta também falou sobre a nova técnica. “Ela é nova com a gente, mas já temos um bom entrosamento com a Giovanna. O jogo foi feito com base na estratégia do início ao fim, nos encontramos dentro da partida e conseguimos a vitória”.
Medicina x Moca - oitavas
Esse jogo teve um pequeno atraso devido a um problema na rede. Como a disputa do feminino e do masculino aconteceu na mesma quadra, a rede teve que ser baixada e ela acabou desmontando quando os árbitros tentaram subi-la de novo.
Outro destaque da partida foi a força da torcida da Medicina, que ficou à beira da quadra incentivando seus atletas e, ao mesmo tempo, provocando a Moca. A Serpente aplicou uma larga vantagem no placar, fechando os dois sets em 25 a 7. Dentre os jogos da Olimpíada deste ano, foi o terceiro com a menor pontuação.
Humanas x Medicina - quartas
No dia seguinte, a partir das 8h da manhã, teve início o primeiro jogo das quartas. A partida foi bastante equilibrada, com a Humanas abrindo uma pequena vantagem de dois pontos que foi diminuindo lance a lance,e o placar começou a ficar cada vez mais apertado. O destaque desse período foi a sua duração e o grande número de pontos. Com pouco mais de uma hora de duração, a Humanas fechou o placar em 37 a 35.
Foi um placar que nem mesmo a arbitragem havia visto antes. “Trabalho com árbitro a seis anos e o placar desse jogo foi show”, comentou o árbitro Valerio Marins sobre a partida.
O segundo set permaneceu equilibrado, mas os atletas já mostravam sinais de cansaço do set anterior. A Pantera abriu três pontos de vantagem e administrou o resultado, fechando o set em 25 a 22 e partida em 2 a 0.
A técnica Giovanna Borges comentou sobre o curto período de treinamento com os atletas. “Faz quatro meses que treino eles. Estamos treinando uma vez por semana e sempre olhamos onde os meninos têm mais dificuldades no jogo, para nós consertamos ao longo do treinamento". A treinadora também disse estar muito feliz com a vitória e orgulhosa dos atletas da Pantera.
Engenharia UDI x Engenharia Pontal - oitavas
A Engenharia UDI tomou a frente do placar e segurou sua vantagem de oito pontos em cima da atlética laranja e preta, fazendo 12 a 4 logo no início da partida. A Engenharia Pontal tentou reagir e até conseguiu pontuar mais sete vezes, mas o Leão fechou o set em 25 a 11.
No segundo set, a atlética preta e amarela se manteve na liderança e abriu dez pontos de diferença, fechando o placar em 25 a 10 e a partida em 2 a 0.
Engenharia UDI x Educa - quartas
A Engenharia abriu cinco pontos de vantagem sobre a Educa no começo do set, mas isso não parou a torcida laranja e azul, que incentivou seus atletas durante todo o set.
A Educa reagiu e aproveitou os erros cometidos pela adversária e conseguiu diminuir a vantagem. Mas o Leão voltou a dominar a partida e conquistou dez pontos de vantagem, fazendo 22 a 12. No fim, a Educa cometeu erros e o set terminou em 25 a 14 para a Engenharia.
Na segunda parte da partida, a Engenharia se manteve à frente durante todo o set, não dando chances para o Cachorro encostar no placar. No fim, a parcial acabou em 25 a 17 para a Engenharia, que carimbou sua vaga para as semifinais.
Artes x Odonto - oitavas
Um dos destaques desta partida foi a participação da torcida das Artes, que cantava “Vem que eu te encho de talento”,incentivando seus atletas durante todo o set. O jogo foi acirrado, mas após erros da Odonto, a atlética tricolor aproveitou e abriu uma vantagem de cinco pontos, fechando o set em 25 a 20.
Já no segundo set, a Odonto construiu uma vantagem e se manteve à frente do placar durante todo o período. A Artes tentou encostar no placar, mas isso não impediu o Panda de dar o troco e vencer a segunda parcial por 25 a 20, levando o jogo para o set desempate.
No último set de sábado, a partida foi equilibrada, com pontos feitos no detalhe. Alguns erros da Odonto deixaram a Artes à frente do placar, e o Arlequim fechou o set em 15 a 8, vencendo a partida por 2 a 1.
O atleta João Pedro Rezende comentou sobre a preparação para enfrentar a Odonto. “Nós fizemos alguns treinos com foco na equipe adversária, tentando entender os pontos que poderíamos nos sair melhor”, disse o estudante de Música.
Artes X Monetária - quartas
O duelo aconteceu novamente entre Atlética do Tamanduá e a Atlética do Arlequim nessa Olimpíada. No jogo anterior, a Monetária venceu e foi direto para as quartas, enquanto a Artes foi para a repescagem e conseguiu voltar à competição.
No jogo, a Monetária dominou a partida em ambos os sets, assim como no seu duelo anterior. O Tamanduá se destacou fazendo 12 a 3 no começo do primeiro set e administrando a vantagem, ganhando o set por 25 a 8.
Já no segundo, o Tamanduá abriu uma vantagem de dez pontos, não dando chance a Artes, vencendo o segundo set por 25 a 10.
Direito x Exumadas - oitavas
Ao início do primeiro set, a Atlética do Guará se destacou ao assumir o placar com nove pontos de diferença, administrando sua vantagem com tranquilidade. A Exumadas conseguiu pontuar algumas vezes, mas não conseguiu reverter o placar, vendo o Direito, fechar o primeiro set em 25 a 16.
O destaque do segundo set foi a torcida do Direito, que estava à beira da quadra, animada com a partida. A equipe do Pontal reagiu fazendo uma pontuação maior, mas erros cometidos deixavam o Direito mais perto da vitória. A partida terminou com vitória para a equipe do campus Santa Mônica por 25 a 18.
Computação x Agrárias - oitavas
A Computação chegou para a partida sendo a atual campeã. Já no outro lado da rede, a Agrárias vinha da repescagem e buscava mais uma vitória. O primeiro set começou equilibrado, com vários pontos disputados, até que a Comp abriu cinco pontos de vantagem e se manteve à frente até o fim. Com alguns erros do Javali, o set encerrou em 25 a 12 para o Lobo.
Na segunda parcial, o jogo se manteve semelhante ao set anterior. A Computação fez oito pontos de diferença e se manteve à frente do placar até o final, terminando o set em 25 a 16.
Computação x Direito - quartas
O último jogo do final de semana também teve domínio dos atuais campeões da modalidade. A Computação abriu uma vantagem de seis pontos no começo e disparou na frente no placar. O Direito tentou reagir para diminuir o placar desfavorável de 22 a 16, mas Dalmo Scalon, camisa 14 da Computação, finalizou o set em 25 a 18.
Já no segundo set, a Atlética do Guará começou fazendo os primeiros pontos, mas a Comp longo reagiu e conseguiu empatar em 6 a 6. Depois disso, a Atlética do Lobo tomou a frente, posteriormente vencendo o set por 25 a 13, fechando a partida em 2 a 0.
Pedro Fernandes, ex-atleta e agora técnico da Computação, comentou sobre a renovação da equipe e as suas expectativas para a próxima etapa. “A vontade de jogar é grande, mas a renovação é necessária. O Dalmo era nosso reserva no ano passado e agora está como titular. Eles [Dalmo e Vinicius] já estão num nível muito bom, eu já espero medalha neste ano”.
Resultados das oitavas:
Humanas 2 x 1 Biológicas (19/25, 25/15, 15/13)
Medicina 2 x 0 Moca (25/07, 25/07)
Engenharia Udia 2 x 0 Engenharia Pontal (25/11, 25/10)
Artes 2 x 1 Odonto (25/20, 20/25, 15/08)
Direito 2 x 0 Exumadas (25/16, 25/18)
Computação 2 x 0 Agrárias (25/12, 25/16)
Resultados das quartas:
Humanas 2 x 0 Medicina (37/35, 25/22)
Engenharia Udia 2 x 0 Educa (25/14, 25/17)
Monetária 2 x 0 Artes (25/08, 25/10)
Computação 2 x 0 Direito (25/18, 25/13)
Semifinais
Engenharia UDI x Computação
Humanas X Monetária
Os jogos serão realizados na ESEBA no sábado (7). Já a final e a disputa de terceiro lugar ocorrerão no domingo (8).
Comments