Competição contou com grande participação das torcidas, apesar do atraso durante as partidas
Por Maria Eduarda Amorim e Dieny Fernandes
O primeiro final de semana da Olimpíada UFU 2024 foi bem equilibrado quando o assunto é a peteca masculina. O último sábado (21) contou com oito jogos que variaram entre partidas tranquilas e acirradas. Na quadra da Eseba, deixar a peteca cair era sinônimo de repescagem.
Humanas x Artes
O primeiro jogo, previsto para às 8h30, começou com 10 minutos de atraso. A modalidade estreou na Olimpíada deste ano com a Artes enfrentando a atual terceira colocada da competição, a Humanas.
Durante o primeiro set, a Pantera abriu o jogo com 5 a 3, e logo dominou a partida. O jogo não virou e o set encerrou com vitória da Humanas por 25 a 10. Porém, no segundo set, o Arlequim fez o rival suar iniciando o confronto com 2 a 2. A disputa se mostrou difícil, e ambas as atléticas demonstraram estarem aptas a levarem a melhor. Mas, ao final do segundo set, a Pantera mostrou as garras e conseguiu vencer por 25 a 20.
Ryan Martins, atleta da Pantera, comentou que a preparação para os próximos jogos continua e apontou que a peteca está se tornando mais difícil, por conta de um bom preparo por parte das atléticas rivais.
Monetária x Medicina
Monetária e Medicina se enfrentaram em uma partida complicada. Logo no início do jogo, as equipes disputaram ponto a ponto e, até a metade do jogo, nenhuma das atléticas conseguiu levar mais de três pontos de vantagem. A quadra estava elétrica, nenhum dos times cedeu à pressão tão cedo.
“É só prestar atenção na nossa torcida. Eu gosto de usar [os gritos] como combustível e tento dar o meu melhor. Do mesmo jeito que, durante o jogo, tem gente te xingando, do outro lado tem pessoas te apoiando” contou Pedro Merola, estudante do 7° período de Administração.
Desde o primeiro set, o Tamanduá seguiu em vantagem e não deixou os futuros médicos ultrapassarem o placar. A partida terminou com a vitória da Monetária por 2 a 0, com parciais de 25 a 21 e 25 a 23.
Engenharia x Psicologia
Com apenas 13 minutos de duração, a partida mais curta do dia foi protagonizada por Engenharia e Psicologia. No primeiro set, o Leão pontuou consecutivamente até os 18 pontos e não deixou brechas para a equipe rosa marcar. No segundo set, a história se repetiu, o que levou a vitória da atlética amarela e preta por 2 a 0, com a maior diferença nas parciais: 25 a 3 e 25 a 4.
Agrárias x Odonto
O clima do terceiro jogo da peteca masculina se mostrava quente logo no começo, por conta das atléticas estarem acompanhadas por suas torcidas. O confronto não acontecia apenas entre os atletas ao longo da partida, os gritos de apoio também se tornavam provocações direcionadas às equipes.
Em quadra, o Javali e o Panda foram protagonistas do único jogo com três sets. Durante a primeira parcial, a Agrárias conquistou os 25 pontos primeiro, mas a Odonto conseguiu virar o jogo e ganhar o segundo set. Com o desejo de ir para as oitavas sem repescagem, as equipes se enfrentaram no tie-break, e o clima quente se transformava em tensão a cada ponto marcado.
Os atletas demonstraram em jogo o preparo para a Olimpíada e, ao passar do tempo, os gritos dos espectadores iam diminuindo enquanto a apreensão ia crescendo. Ao final do jogo, após uma partida acirrada, a Agrárias conquistou a vitória por 15 a 7.
Marco Sylvio de Araújo Neto, atleta da Agrárias, destacou que o time busca melhorar e aperfeiçoar os fundamentos para fazer um bom jogo. Ele também destacou a rotina de treinos e o apoio da torcida.
"A gente está treinando bastante e estamos tentando nos dedicar ao máximo. E a torcida faz toda a diferença, ela nos motiva, nos ajuda a ter mais ânimo na hora do jogo para poder continuar focado".
Educa x Moca
Após uma partida tempestuosa, a tranquilidade chegou na quadra com o confronto da Educa contra a Moca. Com uma partida leve e equilibrada, Cachorro e Tigre jogaram de igual para igual. No fim, a Educa venceu os dois sets e levou a atlética de Monte Carmelo direto para a repescagem. O jogo terminou sem grandes emoções, com parciais de 25 a 20 e 25 a 15.
Biológicas X Computação
A Computação e a Biológicas protagonizaram mais um jogo tranquilo na primeira fase. As duas equipes começaram a partida com muito foco, alguns poucos erros da Computação determinaram o fim do primeiro set por 25 a 18 para a Biológicas.
No segundo set, o Dragão abriu o placar com grande vantagem e não permitiu que a adversária se aproximasse. Após fechar o set em 25 a 10, a partida terminou com a vitória da Biológicas por 2 a 0.
Infernal x Direito
Abrindo o primeiro set com 4 a 1, o Dragão de Três Cabeças foi para cima do Lobo Guará e, durante a partida, a torcida da atlética do campus Pontal, presente em peso, colocou fogo na disputa com provocações e piadas contra os atletas adversários. O primeiro set encerrou com a vitória da Infernal por 25 a 16.
Porém, o Direito não deixou barato e dificultou o segundo set. O final foi recheado de tensão, visto que quando faltava apenas um ponto para a Infernal vencer, o Lobo Guará controlou o jogo por alguns minutos e pontuou algumas vezes em sequência. No fim, a Infernal venceu o Direito por 25 a 23 e fechou o jogo em 2 a 0.
Resultados da primeira fase
Humanas 2 x 0 Artes (25/10, 25/20)
Monetária 2 x 0 Medicina (25/21, 25/23)
Engenharia 2 x 0 Psicologia (25/3, 25/4)
Agrárias 2 x 1 Odonto (25/21, 20/25 e 15/7)
Educa 2 x 0 Moca (25/20, 25/15)
Biológicas 2 x 0 Computação (25/18, 25/10)
Infernal 2 x 0 Direito (25/16, 25/23)
Comentarios