top of page

Peteca feminina dispensa tranquilidade na primeira fase da Olimpíada UFU 2024

  • Foto do escritor: Arquibancada UFU
    Arquibancada UFU
  • 25 de set. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 4 de nov. de 2024

Os nove confrontos ocorridos na quadra da Eseba tiveram muitas provocações e barulho das torcidas


Por Ester Moraes


ree
Nenhum dos confrontos chegou ao tie break | Foto: Ester Moraes

A Olimpíada UFU teve sua abertura oficial na última sexta-feira (20), no Sesi Gravatás, e a peteca feminina estreou no dia seguinte, na Escola de Educação Básica (Eseba), com partidas de grande domínio. 18 equipes entraram em quadra, juntamente com suas torcidas, que gritaram e apoiaram até o final. O primeiro confronto do dia teria início às 8h, porém, devido ao atraso da programação, os jogos começaram fora do horário previsto. 


As atléticas participantes da peteca feminina em 2024 são: Agrárias, Aplicada, Artes, Biológicas, Computação, Direito, Educação Física, Engenharia, Exatas, Fisioterapia, Gnomada Patos, Humanas, Infernal, Medicina, Monetária, Monte Carmelo, Odonto e Psicologia.


Engenharia 2 X 0 Exatas 


Após meia hora de atraso, as duas equipes iniciaram o primeiro confronto da manhã. Com muitas provocações da torcida preta e amarela ao time adversário, a Engenharia controlou o jogo do início ao fim. O primeiro set foi marcado pela grande sequência de pontos do Leão, que abriu uma grande vantagem e fechou o set por 25 a 7.


No segundo set, a história se repetiu. Com muitos erros do Gorila, a dupla das futuras engenheiras avançou no placar, sem dar chances de recuperação ao adversário. O placar final foi de 25 a 8 para a Engenharia.


Medicina 2 X 0 Infernal


Os gritos de provocações começaram antes do apito inicial entre Medicina e Infernal. A Med, que garantiu o primeiro lugar da modalidade na Olimpíada passada, mostrou porque é a atual campeã da competição.


No primeiro set, as futuras médicas dispararam contra a dupla adversária, que parecia estar sentindo a pressão da torcida rival. A Serpente avançou no placar com bons ataques e venceu por 25 a 4. Mesmo com o apoio da torcida, a Infernal não conseguiu recuperar a desvantagem no segundo set, ficando para trás no placar, que fechou em 25 a 8.


A atleta e estudante do 9° período de Medicina, Gabrielle de Ávila, falou sobre a estreia da Medicina na peteca: “O primeiro jogo sempre é o mais difícil, mas já dá um alívio. Saber que a gente é cabeça de chave e vai direto para as quartas também traz alívio”.


ree
Medicina vai em busca do quarto título em cinco edições da Olimpíada na modalidade | Foto: Ester Moraes

Agrárias 2 X 0 Psicologia 


A disputa entre Agrárias e Psicologia contou com a presença de suas torcidas, que pareciam estar discretas. O jogo começou com uma ligeira vantagem para a dupla da Agrárias, e, na troca de lados, a equipe azul e verde vencia por 12 a 6. Muito concentradas, a dupla do Javali não deu chances para a Psico e fechou fácil o primeiro set por 25 a 10.


No segundo set, outro ótimo início da Agrárias, que já abriu, novamente, alguns pontos de vantagem. Com o apoio da torcida, a dupla da Fênix encostou no placar, que resultou em um 7 a 5. Mas não teve chance para a Psico: a equipe do Javali logo voltou a dominar o jogo, depois da troca de lados, e, com os gritos de provocação dos torcedores, saiu com vitória por 25 a 13.


Direito 2 X 0 Educa


Seguindo o padrão de jogos de muito domínio, as equipes do Direito e da Educação Física entraram em quadra em uma disputa desequilibrada.


O primeiro set começou com o Guará abrindo 6 a 1 no placar. Na troca de lados, o time vermelho e amarelo ganhava por 12 a 1, mostrando o seu domínio e uma lenta tentativa de recuperação da Educa, que perdeu por 25 a 10.


O segundo set, que poderia ser a chance da Atlética do Cachorro de se recuperar, seguiu o mesmo roteiro. A Educa continuou tentando avançar na pontuação, mas a dupla do Guará não deu oportunidades e venceu, sem dificuldades, por 25 a 14.


Fisioterapia 2 X 0 Artes 


No quinto confronto do dia, o Crocodilo enfrentou o Arlequim em uma partida tranquila. No primeiro set, a Fisio se mostrou determinada na competição, aproveitou os saques e abriu uma vantagem de dez pontos contra seu rival, vencendo por 25 a 7.


Novamente, as equipes iniciaram um set desequilibrado. O time verde e preto repetiu a mesma vantagem da última parcial e venceu a Atlética das Artes por 25 a 11.


A estudante do 8° período de Fisioterapia, Janaísa Ferreira Filho, destacou a sensação de estrear ganhando. “Eu estava morrendo de medo porque é minha estreia aqui na peteca, mas o time, graças a Deus, é muito unido e deu super certo”, concluiu a atleta.


ree
Na última Olimpíada, a Fisioterapia ficou na sétima posição da classificação final | Foto: Ester Moraes

Monetária 2 X 0 Eng.Bio.Patos


Já nos primeiros minutos da partida, a dupla do Tamanduá se mostrou preparada e abriu uma vantagem de nove pontos contra a Atlética das Engenharias e Biotecnologia de Patos. A Money, com ótimas defesas, conseguiu dominar completamente o jogo, que terminou o primeiro set em 25 a 12.


No segundo set, novamente o domínio da Monetária se manteve durante todo o confronto. Na troca de lados, a dupla de Patos, que parecia mais desatenta, perdia por 12 a 2 e não conseguiu superar seu adversário. No final, a Money venceu por 25 a 6.


Aplicada 2 X 0 Humanas 


A disputa entre Humanas e Aplicada se manteve calma. O primeiro set começou com uma troca de pontos e uma pequena vantagem da Aplicada. Após a troca de lado na quadra, o Canguru, com fortes ataques e ótimas defesas, abriu nove pontos e fechou o placar por 25 a 13.


No segundo set, o domínio da Aplicada continuou durante todo o jogo, resultando em placares com 11 pontos de vantagem. Assim como no primeiro set, o Canguru aproveitou os problemas defensivos por parte da Pantera e não viu muitas dificuldades para fechar o jogo, que finalizou em 25 a 9.


Odonto 2 X 0 Moca 


No penúltimo confronto do dia, as meninas da Odonto impuseram seu jogo e ganharam da dupla visitante de Monte Carmelo. Ambas as parciais foram bem parecidas. O Panda não deixou oportunidade para a Moca, que, muito desconcentrada, não conseguiu mostrar seu jogo. A partida terminou em 2 a 0 para a Odonto, com parciais de 25 a 4 e 25 a 5.


A presidente e também atleta da Odonto, Laura Garcia, falou sobre as expectativas de sua atlética para a Olimpíada: “A peteca feminina da UFU é extremamente forte, então a gente está trabalhando. A expectativa é ir o mais longe no campeonato e chegar nas cabeças”.


ree
Odonto busca melhor colocação em comparação à Olimpíada passada | Foto: Ester Moraes

Biológicas 2 X 0 Computação 


No final da tarde, a Biológicas e a Computação protagonizaram o último jogo do dia. O Lobo, que chegou à semifinal da última Olimpíada, não conseguiu superar a Bio.


No primeiro set, a equipe do Dragão saiu à frente, com 12 pontos de diferença no placar. Na troca de lados, o time preto e azul vencia ainda por 12 a 1. As atletas da Bio não deram chances para a Comp e fecharam fácil o primeiro set: 25 a 11.


O segundo set começou mais equilibrado, com as equipes disputando o placar ponto a ponto. O Lobo conseguiu empatar por 9 a 9. Porém, novamente após a troca de lados, a Bio aproveitou os erros do adversário, abrindo cinco pontos e, com o apoio da torcida, fechou o segundo set pelo placar de 25 a 14.



RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE


Engenharia 2 x 0 Exatas (25/7 e 25/8)

Medicina 2 x 0 Infernal (25/4 e 25/8)

Agrárias 2 x 0 Psicologia (25/10 e 25/13)

Direito 2 x 0 Educação Física (25/10 e 25/14)

Fisioterapia 2 x 0 Artes (25/7 e 25/11)

Monetária 2 x 0 Gnomada Patos (25/12 e 25/6)

Aplicada 2 x 0 Humanas (25/13 e 25/9)

Odonto 2 x 0 Moca (25/4 e 25/5)

Biológicas 2 x 0 Computação (25/11 e 25/14)


 
 
 

4 comentários


Convidado:
26 de set. de 2024

Ótimo resumo!!! Até quem não foi conseguiu compreender! Matéria muito boa! Parabéns, Ester!

Curtir

Convidado:
26 de set. de 2024

Adorei !! Ótima cobertura

Curtir

Convidado:
26 de set. de 2024

ótima cobertura dos jogos, muito bom pra quem não teve oportunidade de acompanhar as partidas!

Curtir

Convidado:
26 de set. de 2024

Adorei o resumo dos jogos!

Curtir
bottom of page