Os nove confrontos ocorridos na quadra da Eseba tiveram muitas provocações e barulho das torcidas
Por Ester Moraes
A Olimpíada UFU teve sua abertura oficial na última sexta-feira (20), no Sesi Gravatás, e a peteca feminina estreou no dia seguinte, na Escola de Educação Básica (Eseba), com partidas de grande domínio. 18 equipes entraram em quadra, juntamente com suas torcidas, que gritaram e apoiaram até o final. O primeiro confronto do dia teria início às 8h, porém, devido ao atraso da programação, os jogos começaram fora do horário previsto.
As atléticas participantes da peteca feminina em 2024 são: Agrárias, Aplicada, Artes, Biológicas, Computação, Direito, Educação Física, Engenharia, Exatas, Fisioterapia, Gnomada Patos, Humanas, Infernal, Medicina, Monetária, Monte Carmelo, Odonto e Psicologia.
Engenharia 2 X 0 Exatas
Após meia hora de atraso, as duas equipes iniciaram o primeiro confronto da manhã. Com muitas provocações da torcida preta e amarela ao time adversário, a Engenharia controlou o jogo do início ao fim. O primeiro set foi marcado pela grande sequência de pontos do Leão, que abriu uma grande vantagem e fechou o set por 25 a 7.
No segundo set, a história se repetiu. Com muitos erros do Gorila, a dupla das futuras engenheiras avançou no placar, sem dar chances de recuperação ao adversário. O placar final foi de 25 a 8 para a Engenharia.
Medicina 2 X 0 Infernal
Os gritos de provocações começaram antes do apito inicial entre Medicina e Infernal. A Med, que garantiu o primeiro lugar da modalidade na Olimpíada passada, mostrou porque é a atual campeã da competição.
No primeiro set, as futuras médicas dispararam contra a dupla adversária, que parecia estar sentindo a pressão da torcida rival. A Serpente avançou no placar com bons ataques e venceu por 25 a 4. Mesmo com o apoio da torcida, a Infernal não conseguiu recuperar a desvantagem no segundo set, ficando para trás no placar, que fechou em 25 a 8.
A atleta e estudante do 9° período de Medicina, Gabrielle de Ávila, falou sobre a estreia da Medicina na peteca: “O primeiro jogo sempre é o mais difícil, mas já dá um alívio. Saber que a gente é cabeça de chave e vai direto para as quartas também traz alívio”.
Agrárias 2 X 0 Psicologia
A disputa entre Agrárias e Psicologia contou com a presença de suas torcidas, que pareciam estar discretas. O jogo começou com uma ligeira vantagem para a dupla da Agrárias, e, na troca de lados, a equipe azul e verde vencia por 12 a 6. Muito concentradas, a dupla do Javali não deu chances para a Psico e fechou fácil o primeiro set por 25 a 10.
No segundo set, outro ótimo início da Agrárias, que já abriu, novamente, alguns pontos de vantagem. Com o apoio da torcida, a dupla da Fênix encostou no placar, que resultou em um 7 a 5. Mas não teve chance para a Psico: a equipe do Javali logo voltou a dominar o jogo, depois da troca de lados, e, com os gritos de provocação dos torcedores, saiu com vitória por 25 a 13.
Direito 2 X 0 Educa
Seguindo o padrão de jogos de muito domínio, as equipes do Direito e da Educação Física entraram em quadra em uma disputa desequilibrada.
O primeiro set começou com o Guará abrindo 6 a 1 no placar. Na troca de lados, o time vermelho e amarelo ganhava por 12 a 1, mostrando o seu domínio e uma lenta tentativa de recuperação da Educa, que perdeu por 25 a 10.
O segundo set, que poderia ser a chance da Atlética do Cachorro de se recuperar, seguiu o mesmo roteiro. A Educa continuou tentando avançar na pontuação, mas a dupla do Guará não deu oportunidades e venceu, sem dificuldades, por 25 a 14.
Fisioterapia 2 X 0 Artes
No quinto confronto do dia, o Crocodilo enfrentou o Arlequim em uma partida tranquila. No primeiro set, a Fisio se mostrou determinada na competição, aproveitou os saques e abriu uma vantagem de dez pontos contra seu rival, vencendo por 25 a 7.
Novamente, as equipes iniciaram um set desequilibrado. O time verde e preto repetiu a mesma vantagem da última parcial e venceu a Atlética das Artes por 25 a 11.
A estudante do 8° período de Fisioterapia, Janaísa Ferreira Filho, destacou a sensação de estrear ganhando. “Eu estava morrendo de medo porque é minha estreia aqui na peteca, mas o time, graças a Deus, é muito unido e deu super certo”, concluiu a atleta.
Monetária 2 X 0 Eng.Bio.Patos
Já nos primeiros minutos da partida, a dupla do Tamanduá se mostrou preparada e abriu uma vantagem de nove pontos contra a Atlética das Engenharias e Biotecnologia de Patos. A Money, com ótimas defesas, conseguiu dominar completamente o jogo, que terminou o primeiro set em 25 a 12.
No segundo set, novamente o domínio da Monetária se manteve durante todo o confronto. Na troca de lados, a dupla de Patos, que parecia mais desatenta, perdia por 12 a 2 e não conseguiu superar seu adversário. No final, a Money venceu por 25 a 6.
Aplicada 2 X 0 Humanas
A disputa entre Humanas e Aplicada se manteve calma. O primeiro set começou com uma troca de pontos e uma pequena vantagem da Aplicada. Após a troca de lado na quadra, o Canguru, com fortes ataques e ótimas defesas, abriu nove pontos e fechou o placar por 25 a 13.
No segundo set, o domínio da Aplicada continuou durante todo o jogo, resultando em placares com 11 pontos de vantagem. Assim como no primeiro set, o Canguru aproveitou os problemas defensivos por parte da Pantera e não viu muitas dificuldades para fechar o jogo, que finalizou em 25 a 9.
Odonto 2 X 0 Moca
No penúltimo confronto do dia, as meninas da Odonto impuseram seu jogo e ganharam da dupla visitante de Monte Carmelo. Ambas as parciais foram bem parecidas. O Panda não deixou oportunidade para a Moca, que, muito desconcentrada, não conseguiu mostrar seu jogo. A partida terminou em 2 a 0 para a Odonto, com parciais de 25 a 4 e 25 a 5.
A presidente e também atleta da Odonto, Laura Garcia, falou sobre as expectativas de sua atlética para a Olimpíada: “A peteca feminina da UFU é extremamente forte, então a gente está trabalhando. A expectativa é ir o mais longe no campeonato e chegar nas cabeças”.
Biológicas 2 X 0 Computação
No final da tarde, a Biológicas e a Computação protagonizaram o último jogo do dia. O Lobo, que chegou à semifinal da última Olimpíada, não conseguiu superar a Bio.
No primeiro set, a equipe do Dragão saiu à frente, com 12 pontos de diferença no placar. Na troca de lados, o time preto e azul vencia ainda por 12 a 1. As atletas da Bio não deram chances para a Comp e fecharam fácil o primeiro set: 25 a 11.
O segundo set começou mais equilibrado, com as equipes disputando o placar ponto a ponto. O Lobo conseguiu empatar por 9 a 9. Porém, novamente após a troca de lados, a Bio aproveitou os erros do adversário, abrindo cinco pontos e, com o apoio da torcida, fechou o segundo set pelo placar de 25 a 14.
RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE
Engenharia 2 x 0 Exatas (25/7 e 25/8)
Medicina 2 x 0 Infernal (25/4 e 25/8)
Agrárias 2 x 0 Psicologia (25/10 e 25/13)
Direito 2 x 0 Educação Física (25/10 e 25/14)
Fisioterapia 2 x 0 Artes (25/7 e 25/11)
Monetária 2 x 0 Gnomada Patos (25/12 e 25/6)
Aplicada 2 x 0 Humanas (25/13 e 25/9)
Odonto 2 x 0 Moca (25/4 e 25/5)
Biológicas 2 x 0 Computação (25/11 e 25/14)
Ótimo resumo!!! Até quem não foi conseguiu compreender! Matéria muito boa! Parabéns, Ester!
Adorei !! Ótima cobertura
ótima cobertura dos jogos, muito bom pra quem não teve oportunidade de acompanhar as partidas!
Adorei o resumo dos jogos!