Após três semanas dos jogos de repescagem, seis times garantiram a classificação para a próxima fase
Por Ester Moraes
No último domingo (20), pela manhã, ocorreu na quadra da Eseba a disputa das oitavas de final da peteca feminina. Os confrontos da modalidade foram definidos em partidas tranquilas e pelo ímpeto de vitória das atletas, que competiram durante o dia todo.
As atléticas que disputaram a nova fase enfrentaram fortes chuvas e dificuldades devido à quadra molhada, mas isso não impediu o desempenho das jogadoras e das torcidas, que, mesmo com o tempo adverso, compareceram e apoiaram até o final. Vale lembrar que a equipe da Medicina, atual campeã da competição, e a Agrárias, vice-campeã, conseguiram vaga direta nas quartas de final devido à performance na última Olimpíada.
Aplicada x Monetária
Aplicada e Monetária abriram a rodada de jogos às 8h. O primeiro set foi totalmente dominado pelo Canguru, que na troca de lados, ganhava por 12 a 5. Com uma ótima sequência de saques e bons ataques, deixaram o Tamanduá para trás, que não conseguiu se recuperar, e venceu por 25 a 12.
Já no segundo set, a Money entrou no ritmo do jogo e conseguiu brevemente se recuperar. Com várias alternâncias no placar, as equipes protagonizaram o set mais equilibrado do dia. Após a troca de lados, em uma rápida desatenção do Canguru, as adversárias empataram em 21 a 21, o que animou sua torcida. Porém, quem chegou ao ponto final foi a Aplicada, que fechou o set por 26 a 24.
Fisioterapia x Gnomada Patos
No segundo confronto da manhã, a Fisio enfrentou a Gnomada Patos em uma partida calma e sem muita agitação. Durante o primeiro set, o Crocodilo se mostrou preparado e bem instruído por seu treinador. Na troca de lados, o time verde e preto vencia por dez pontos de diferença no placar, e fechou rapidamente o set por 25 a 8.
Novamente, no segundo set, a dupla de Patos, com muitos erros, não conseguiu superar a equipe da Fisio, que aproveitou todos os passes e fechou o set por 25 a 7.
A estudante do quinto período, Ana Luísa Fernandes Pains, falou sobre o desempenho da Fisioterapia para o próximo confronto: “A nossa comunicação é muito boa. Ano passado, nós paramos nas quartas com a mesma equipe que vamos jogar esse ano, mas estamos com muita vontade e quero ganhar.” A Fisioterapia encara a Agrárias na próxima fase.
Engenharia x Infernal
O terceiro confronto do dia deveria ter começado às 10h, porém, devido a chuva, a disputa começou somente às 14h. No primeiro set, o Leão tomou a frente no placar e segurou uma vantagem de sete pontos sobre o Dragão de Três Cabeças, fez 20 a 13. A Infernal tentou uma recuperação, mas não conseguiu mais pontuar, a Engenharia fechou o set em 25 a 13.
O segundo set começou de uma forma atípica. A camisa número sete, Ana Beatriz Mesquita Silva, da Infernal, precisou do kit de primeiros socorros após machucar o joelho no último ponto do set anterior, o que resultou em um rápido atendimento médico e um breve atraso para o início do set seguinte. De volta em quadra, o Leão manteve a liderança e abriu novamente uma grande vantagem no placar, venceu por 25 a 7.
A estudante de Engenharia, Amanda Souza Abrão, que precisou substituir uma colega de time, relatou sobre a improvisação na escalação da equipe: “Eu já praticava peteca e voltei esse ano, mas não imaginava que fosse ser chamada pra jogar hoje, inclusive, acabei de sair de uma prova”, concluiu a atleta.
Biológicas x Educa
A disputa entre Biológicas e Educa contou com a presença de suas torcidas. A Bio dominou o primeiro set desde o início, aproveitou os erros da Educa, não deixou chances para a Atlética do Cachorro, e fechou por 25 a 8.
No início do segundo set, o time laranja e azul tentou reagir e recuperar a desvantagem, trocando pontos, mas, novamente o Dragão liderou o set e venceu com tranquilidade por 25 a 13.
A atleta e estudante de Biotecnologia, Bruna Giselle de Souza Assis, destacou que sua equipe está empenhada em buscar um resultado melhor na Olimpíada e que, pela primeira vez, a Biológicas disputou um jogo de oitavas de final na peteca feminina.
Direito x Computação
No penúltimo jogo do dia, Direito e Comp entraram em um jogo desequilibrado. No primeiro set, o Guará aproveitou os erros cometidos pelo adversário e abriu uma vantagem de dez pontos. Depois da troca de lados, a equipe azul e preta não conseguiu mais pontuar e perdeu por 25 a 12.
Na segunda parte da disputa, o Lobo conseguiu se recuperar no início do set, trocando pontos. Na troca de lados, o Direito vencia por 12 a 9. Foi acirrado, mas, após alguns deslizes da Comp, as futuras advogadas aproveitaram e abriram uma vantagem de quatro pontos, o que fechou o set em 25 a 21.
A estudante do quarto período, Isabella Chimelo de Almeida Camilo, que representa o Direito pela segunda vez nas Olimpíadas, realçou: “A gente está treinando todos os dias. A Bia, com quem divido quadra, joga muito bem, mas a gente sabe que daqui pra frente não vai ser fácil e vamos buscar chegar na final”.
Odonto x Artes
No final da tarde, com o clima ainda chuvoso, o Panda e o Arlequim entraram em uma partida cheia de rivalidade. O primeiro set começou equilibrado, até o momento da troca de lados, em que a Odonto vencia por 12 a 6. A Atlética das Artes conseguiu pontuar algumas vezes, mas não foi o suficiente para reverter o placar, e o Panda fechou em 25 a 12.
O destaque do segundo set foi o show das duas torcidas, que estavam à beira da quadra apoiando as atletas. O Arlequim reagiu no início da partida, abriu uma ligeira vantagem, mas os erros de recepção deixaram o Panda mais perto da vitória. Com animação e brincadeiras da torcida, a Odonto terminou com a vitória por 25 a 15.
Resultados
Aplicada 2 x 0 Monetária (25/12 e 26/24)
Fisioterapia 2 x 0 Gnomada Patos (25/8 e 25/7)
Engenharia 2 x 0 Infernal (25/13 e 25/7)
Biológicas 2 x 0 Educa (25/8 e 25/13)
Direito 2 x 0 Computação (25/12 e 25/21)
Odonto 2 x 0 Artes (25/12 e 25/6)
ótima matéria!
Resumo muito bom!