Tênis de campo sobrevive na Olimpíada UFU 2025 e sofre com fortes raios de sol
- Arquibancada UFU
- 28 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de ago.
Competição só ocorreu graças à união e colaboração da comunidade universitária
Por Pedro Franco e Ramon de Oliveira

A alguns quilômetros de distância do Campus Educação Física, suas arquibancadas e torcidas barulhentas, ocorreram as disputas de tênis de campo da Olimpíada 2025. Sediados no Udi Tênis, próximo ao Praia Clube, 17 confrontos tomaram forma, ou quase isso. Venha ver as peculiaridades da modalidade nessa grande disputa universitária.
De volta dos mortos
Para o ano de 2025, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) enfrentou um corte orçamentário significativo, o que resultou em diversas alterações no calendário acadêmico e na programação anual. Na Olimpíada UFU, o tênis de campo foi o mais afetado.
Inicialmente, houve o cancelamento da modalidade para conter gastos. Essa decisão foi tomada devido a três fatores: o tênis de campo não é disputado na Educa, há uma ausência de quadras públicas disponíveis para empréstimo, e a falta de visibilidade junto ao público e aos competidores . O aluguel de quadras externas possui um custo elevado, com cada hora custando R$100,00. Muitas partidas sequer acontecem devido ao alto número de atletas inscritos que não comparecem.
No entanto, um esforço conjunto da LAUFU com a comunidade universitária foi fundamental para buscar recursos e financiar a modalidade. Entre as iniciativas, destaca-se a parceria com o Arquibancada Sports Bar, que organizou um evento específico para arrecadar fundos para o tênis.
Como resultado, a ação foi um sucesso e a Olimpíada UFU conseguiu, por mais um ano, manter essa modalidade que é a paixão de diversos atletas, que se dedicam integralmente a ela.
Grandes embates
Meio dia foi o horário de início, e os dois primeiros jogos foram bastante díspares. De um lado um W.O., e do outro, uma partida com quase duas horas de duração. Heloísa, da Biológicas, enfrentou Giovana, representante da Moca, e venceu por 9 a 8.
A partida foi uma demonstração de resistência. No quente sol do início da tarde de sábado, cada descuido era a possibilidade de pontuar. A atleta da Bio abriu o jogo e conseguiu uma vantagem, mas Giovana não veio de Monte Carmelo para se entregar, ela conseguiu nivelar a partida e à levou para as últimas instâncias.
Por vezes era possível ouvir gritos a cada movimento das raquetes e em outros momentos, um completo silêncio, com exceção dos passos pela quadra. Quando a vitória de Heloísa foi sacramentada, a atleta saiu comemorando e extravasando, sob o olhar orgulhoso de seus espectadores, mas também sem deixar de parabenizar e reconhecer a adversária pelo grande jogo.
Também no feminino, Bianca, da Educação Física, venceu Nicole, da Monetária, por 8 a 5. Após abrir uma vantagem de 3 a 0, a representante do Tamanduá conseguiu encostar e diminuiu para 3 a 2. Entretanto, a sua reação foi interrompida por uma grande sequência da representante da Educa. Bianca voltou a vencer games seguidamente, interrompida por três triunfos da adversária, e avançou de fase.
Já no masculino, Eli, da Exatas, e Leonardo, da Infernal, fizeram uma partida emocionante. O atleta do Gorila abriu 2 a 0 e viu o adversário se aproximar. Mesmo após conquistar o 3 a 1, ele sofreu o empate e A partir daí, o jogo seguiu ponto a ponto. Sempre que Eli assumia a liderança, Leonardo buscava o empate logo em sequência. No final, o atleta da Exatas conseguiu se sobressair e conquistou a vitória no limite, por 8 a 6.
O confronto das oitavas de final entre Artes e Computação foi acirrado. O primeiro game foi para Fernando, da Artes, que logo sofreu o empate. Em seguida, o time do Arlequim abriu 4 a 1, mas Sérgio, representante do Lobo, reagiu e diminuiu a diferença para 4 a 3. A partir deste ponto, Fernando voltou a assumir o controle da partida e conseguiu fechar a eliminatória sofrendo apenas um revés. Desta forma, vitória para a Artes por 8 a 4.
Partidas protocolares
A tarde foi de muitos confrontos com ampla dominância para um dos lados. No feminino, ocorreu o jogo entre Ana Clara Angeliz, da Humanas, e Alice, da Exatas, que resultou em 8 a 1 para a atleta da Pantera. A Medicina, representada por Ana Clara, venceu Gabriella, da Aplicada, por 8 a 2, em um jogo sem qualquer expectativa de reação.
A partida que destoou um pouco foi entre Maria, da Engenharia, e Rafaella, da Artes. Já que a atleta do Arlequim chegou a entrar em quadra para iniciar o jogo, mas desistiu no meio da partida. O acontecimento não contou como WO, mas sim como desistência, e o resultado final é de 8 a 0.
Após isso, no masculino, diversos jogos acabaram no placar mínimo do tênis de campo:
Pedro (Engenharia) 8 x 0 Arthur (Educa)
Pedro (Direito) 8 x 0 Ricardo (Medicina)
Arthur (Gnomada) 8 x 0 Patrick (Humanas)
Arthur (Monetária) 8 x 0 Lucas (Fisioterapia)
Matheus (Agrárias) 8 x 0 Arthur (Gnomada)
Cadê todo mundo?
O fim de semana no tênis contou com ocorridos comuns da fase inicial da modalidade: o grande número de atletas inscritos que não comparecem, e aceite de desclassificação por W.O. quando passados 15 minutos do horário marcado e somente um dos atletas ter comparecido ao local de partida. Os jogos, com os vencedores em destaque, foram:
Beatriz (Agrárias) WO x Ana Clara (Infernal)
Amanda (Psicologia) WO x Giovana (Odonto)
Ana Luísa (Fisioterapia) WO x Klara (Computação)
Henrique (Biológicas) WO x Arthur (Odonto)
João (Moca) WO x Kaique (Psicologia)
Resultados
Feminino
Maria (Engenharia) 8 x 0 Rafaella (Artes)
Heloísa (Biológicas) 9 x 8 Giovana (Moca)
Beatriz (Agrárias) WO x Ana Clara (Infernal)
Ana Clara (Humanas) 8 x 1 Alice (Exatas)
Amanda (Psicologia) WO x Giovanna (Odonto)
Ana Clara (Medicina) 8 x 2 Gabriella (Aplicada)
Ana Luísa (Fisioterapia) WO x Klara (Computação)
Bianca (Educa) 8 x 5 Nicole (Monetária)he
Masculino
Pedro (Engenharia) 8 x 0 Arthur (Educa)
Henrique (Biológicas) WO Arthur (Odonto)
João (Moca) WO x Kaique (Psicologia)
Pedro (Direito) 8 x 0 Ricardo (Medicina)
Arthur (Gnomada) 8 x 0 Patrick (Humanas)
Arthur (Monetária) 8 x 0 Lucas (Fisioterapia)
Eli (Exatas) 8 x 6 Leonardo (Infernal)
Matheus (Agrárias) 8 x 0 Arthur (Gnomada)
Fernando (Artes) 8 x 4 Sérgio (Computação)
.png)








Comentários