Confrontos equilibrados marcaram o início da temporada universitária e empates prevaleceram
Por Gabriel Augusto
Na tarde do último sábado (11), no Campus Educação Física, houveram quatro jogos de futebol de campo no Agita UFU 2022/2. A primeira partida, entre Agrárias e Engenharia, terminou empatada em 2 a 2 e ficou marcada por um belo gol de falta do time preto e amarelo, que inaugurou o placar. Em seguida, Monetária e Computação protagonizaram mais um empate - 1 a 1.
A Humanas enfrentou o time de juniores do Santa Mônica/UFU, duelo que acabou com a sequência de empates e trouxe o primeiro vencedor do dia. A equipe convidada venceu a Pantera por 3 a 2. No último jogo, a Exatas teve vida fácil contra o time da Fisioterapia e venceu com uma boa vantagem, 4 a 1.
Agrárias x Engenharia
O clima estava fechado no momento do jogo, no entanto, a única chuva testemunhada foi a de gols - dois para cada lado. “Equilíbrio” foi a palavra chave do confronto. Os dois times pecaram na parte técnica, mas não faltou entrega física.
No primeiro tempo, a Engenharia foi melhor e saiu com a vantagem no placar: 2 a 1. O primeiro gol do time preto e amarelo foi o destaque da partida - bela cobrança de falta. Em seguida, a Agrárias buscou o empate em boa jogada coletiva. Já no fim da primeira metade, o time de engenheiros converteu a primeira penalidade do dia. Na volta do intervalo, o jogo esfriou e poucas chances foram criadas. Em uma delas, a Agrárias foi certeira e decretou o empate.
O atleta Lucas Alexandre, da Engenharia Química, foi o autor do gol de falta. Em entrevista ao ARQ UFU, disse que é sempre uma grande alegria contribuir: “A sensação de marcar pela Engenharia é muito boa, ainda mais pela posição que eu jogo (volante). Venho treinando bastante essas cobranças de falta e, graças a Deus, fui coroado com esse golaço. É muito bom ver a galera torcendo”.
Monetária x Computação
A chuva não esperou a segunda partida e dificultou os jogos seguintes. Apesar das condições do campo molhado, Monetária e Computação não deixaram a técnica de lado e fizeram o melhor jogo do dia. Jogadas elaboradas e passes certeiros marcaram o confronto.
Na partida, aquela velha didática do futebol se fez presente: quem não faz, leva. A Computação criou chances claras, mas não aproveitou as oportunidades que teve. A Monetária, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou a brecha e abriu o placar. 1 a 0 foi o resultado do primeiro tempo. Na segunda metade, um pênalti bem marcado para o time azul e branco trouxe justiça ao placar - a Computação empatou e o marcador se manteve até o fim do jogo.
O estreante Danilo Saturnino, estudante de Gestão da Informação, falou ao ARQ sobre a alegria em fazer seu primeiro jogo oficial pela atlética e ressaltou a reformulação que o time enfrenta com foco nas próximas competições: “Estou treinando para continuar no time. Vamos jogar as olimpíadas e a CIA e as expectativas são as melhores possíveis".
Humanas x Santa Mônica/UFU
A partida entre Humanas e Santa Mônica seguiu a linha dos outros jogos: pênalti. A diferença é que, agora, dois pênaltis foram marcados. O primeiro e mais polêmico foi para o time convidado. O Santa Mônica converteu e o time da Humanas não poupou em reclamação. O jogo seguiu e a Pantera não conseguiu encontrar o caminho para o ataque. A primeira metade terminou com vitória parcial do Santa Mônica, que exibiu entrosamento e envolvimento.
Na segunda etapa, a postura da Humanas mudou. O time se lançou ao ataque e conseguiu um pênalti. Dessa vez, a cobrança foi mal batida e a bola passou longe do gol - como se fosse um dejavu da seleção brasileira na última Copa do Mundo.
O time visitante voltou para o jogo motivado após o erro do adversário e marcou mais dois gols - 3 a 0 até aqui. Em seguida, a Humanas marcou um gol e acreditou no empate. O sonho pareceu ainda mais real quando Juliano Damas, o mesmo que perdeu o pênalti, marcou um lindo gol de falta. Mas, como o futebol não tolera erros, a vantagem do Santa Mônica se manteve até o fim. 3 a 2 era o placar quando o árbitro apitou.
Exatas x Fisioterapia
No último jogo do dia, a Exatas teve uma vida mais fácil diante da Fisioterapia. E, mesmo o esporte não sendo uma ciência exata, os jogadores fizeram exatamente o que tinha que ser feito e o time se portou muito bem diante do seu adversário, que não acompanhou o ritmo apresentado.
O time vermelho e preto jogou com entrosamento profissional, criou bem e se comunicou com todas as partes do campo. O bom comportamento refletiu no placar, que terminou em 4 a 1. A história dos pênaltis se repetiu e o gol de honra da Fisioterapia, já no fim da partida, foi marcado em mais uma cobrança de pênalti.
Comments