Pela terceira vez na competição, Money conta com o dobro de atletas em sua delegação em comparação ao ano passado e busca sua melhor campanha na competição
Por Maria Sansoni
A Monetária está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA). A atlética estará representada por cerca de 230 atletas, distribuídos em diversas modalidades da competição, que será disputada entre os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho em Uberaba. O Tamanduá busca sua melhor campanha nos jogos, além de se manter na primeira divisão da CIA. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2024.
No último ano, o desempenho da Monetária na CIA não foi como esperavam. Disputando pela primeira vez em meio a elite da competição, a atlética do Tamanduá enfrentou alguns problemas ao longo da disputa, como a desclassificação em uma das modalidades, que resultou na perda de alguns pontos e no nono lugar na tabela geral.
Após a CIA, os dirigentes e os jogadores focaram totalmente na Olimpíada UFU. Unindo os aprendizados que tiveram em Uberaba e o empenho dos atletas ao longo do ano, a Monetária trilhou um excelente caminho na competição e garantiu o segundo lugar em casa, o que aumentou a expectativa da atlética para a Copa Inter Atléticas 2024.
Expectativa do Monetária na CIA 2024
Agora que não é mais “iniciante” em meio aos melhores da competição, a Monetária se prepara para buscar o lugar mais alto do pódio.
“Estamos mais animados esse ano. Hoje em dia virou uma tradição a Monetária estar na CIA e contamos com uma delegação maior do que em 2022 e 2023. Nossas expectativas estão altas”, contou o ex-diretor de esportes e atual presidente da Monetária, Gabriel Schenten, que busca uma campanha sem erros e com bons resultados.
O ARQ UFU também conversou com o atual diretor esportivo da atlética, Matheus Faria, que comentou sobre a preparação dos atletas para a competição.
“A nossa preparação está muito forte. Aumentamos o ritmo dos treinos no último mês e participamos de campeonatos e amistosos. Agora, nessa reta final, vamos diminuir a intensidade para não perdermos os atletas por desgaste ou lesão”, contou o diretor, que também irá competir pela Money no atletismo.
Destaques da Monetária na CIA 2024
Ao longo dos treinos e das competições, a “equipe ideal” é formada e os destaques de cada time aparecem e se tornam peças fundamentais para o sucesso da atlética.
Um dos destaques da Monetária, Regis Junior, irá competir em três modalidades: vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca. O estudante de Gestão da Informação contou para o ARQ UFU como está sendo a preparação para a competição e qual a sua expectativa para a CIA.
“A preparação está sendo muito difícil e desgastante, mas temos a certeza que vamos chegar nos jogos da melhor maneira possível, com muito ritmo de jogo e muito bem fisicamente. Vamos entregar tudo de melhor que nós temos”, contou o estudante, que desistiu de competir nos Jogos Universitários Brasileiros por acreditar no trabalho da atlética e decidiu se doar ao máximo para garantir a medalha para a Money na Copa Inter Atléticas 2024.
Outro destaque da nação vermelha e azul é a estudante de Economia, Iasmin Vilas Boas. Coordenadora do basquete, a atleta contou ao ARQ UFU que, junto com a gestão, fez o possível para preparar o time de basquete da melhor forma, e tem certeza que tanto as modalidades coletivas, quanto as individuais serão destaques na competição, devido ao trabalho dos diretores e dos atletas.
“O nosso time vem tendo bons resultados, incluindo o bronze na CIA do ano passado. Se tudo der certo, voltamos para Uberlândia com a medalha de ouro dessa vez. A gente sabe que uma competição como a CIA eleva o nível dos participantes, mas a Monetária chega para acirrar ainda mais”, contou a atleta.
Ficha técnica da Monetária
Nome: Associação Atlética Acadêmica Monetária
Apelido: Money
Mascote: Tamanduá-bandeira
Fundação: 10 de agosto de 2010
Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia
Sede na UFU: Sala 100 do bloco 5S
Cursos da atlética: Administração, Ciência Contábeis, Economia, Gestão da Informação e Relações Internacionais
Presidente: Gabriel Schenten Ferreira
Diretor de esporte: Matheus Faria Dias
Primeira participação na CIA: 2022
Melhor campanha na CIA: 9° lugar na 1° divisão
Campanha na CIA em 2023: 9° lugar na 1° divisão
Comentarios