top of page

Monetária desbanca favoritas e se sagra campeã geral do judô masculino na Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 25 de out.

Espetáculo das torcidas e “dobradinha” no pódio são destaques da modalidade


Por Eric Robert


De volta ao campus Educa após ter sido disputado no Praia Clube na última edição, o judô masculino foi extremamente competitivo e contou com a presença de torcedores entusiasmados, que fizeram muito barulho ao longo da competição.


O torneio foi dividido em oito categorias, onde o peso era o critério que delimitava quem poderia competir em cada uma. As categorias do campeonato variam entre a de atletas que pesam até 55kg e atletas que pesam acima dos 100kg. Além dessas oito divisões, o torneio também conta com a categoria Absoluto, onde atletas de qualquer peso podem competir.


Super Ligeiro (até 55kg)


Contando com apenas seis atletas, a categoria Super Ligeiro foi marcada por intensos duelos em que os judocas esbanjaram agilidade nos movimentos. A grande final foi disputada entre Augusto, cabeça de chave número 1, da Medicina, e Mateus Xauan, da Monetária. O lutador da Money foi quem ficou com a medalha de ouro, para uma forte vibração dos torcedores do Tamanduá.


Ligeiro (55kg até 60kg)


Na categoria Ligeiro, quem estava presente no G1 pôde assistir a duelos de mais curta duração, em que diversos ippons foram distribuídos pelo tatame. Seguindo os mesmos moldes da categoria anterior, os judocas adotaram uma rápida mobilidade para tentar superar seus adversários. 


No embate final, o público presenciou uma das principais histórias do dia: um duelo entre dois competidores da mesma atlética. Para coroar a dobradinha da Monetária, os amigos Igor Freitas e Guilherme Gamboa, travaram uma excelente luta, marcada por abraços entre os dois, e muita vibração de ambos com a torcida. Ao fim, Igor saiu vitorioso.


“A gente treina junto, brinca e eu acho que ele mereceu demais, desceu categorias, perdeu peso em cima do dia da pesagem, com certeza foi muito merecido o primeiro lugar e eu to muito satisfeito com o segundo”, disse Guilherme Gamboa em entrevista


Meio Leve (60kg até 66kg)


Dando continuidade à competição, a categoria Meio Leve confirmou que esse foi  o ano da Monetária no judô masculino. Empurrada por sua numerosa torcida nas arquibancadas, a Engenharia fez frente ao Tamanduá, colocando dois atletas no pódio: Juan Santos, medalhista de prata, e Heitor Andrade, de bronze. A Monetária foi representada por Joel Neto, que também levou o bronze, e pelo grande campeão da categoria, Luciano Borges.


Peso Leve (66kg até 73kg)


Uma das categorias com mais atletas competindo foi a Peso Leve: 14 judocas abriram a modalidade, com o sonho de figurar entre um dos quatro no pódio. Vinicius Buiatti, da Engenharia, foi um dos destaques do dia. Medalhista de ouro na última edição, o atleta do Leão mais uma vez marcou presença no pódio, desta vez com a medalha de prata. Alecio Junior, da Educa, fez uma campanha brilhante e ficou com o ouro.


Meio Médio (73kg até 81kg)


Outra categoria representada por vários judocas foi a Meio Médio. Os 16 atletas participantes começaram a modalidade formando uma tradicional chave de oitavas de final. Após três duelos, Gabriel Rozato, da Educa, e Guilherme Reis, da Monetária, se sobressaíram e avançaram para a decisão. Após uma bela disputa, o primeiro lugar ficou com Gabriel, que garantiu o segundo ouro da Educa na tarde de sábado.


Peso Médio (81kg até 90kg)


No Peso Médio, mais uma interessante história foi escrita no tatame. Após cair na semifinal ano passado e terminar com a medalha de bronze, Alandete Silva, da Engenharia, não só superou seu desempenho na última edição do torneio avançando para a final, como conquistou a medalha de ouro, causando grande entusiasmo aos torcedores da 23 vezes campeã das Olimpíadas Universitárias UFU.


Meio Pesado (90kg até 100kg)


Seguindo a programação do judô, a categoria Meio Pesado apresentou um festival de duelos marcados pelo combate técnico, em que os competidores procuraram não se precipitar nos movimentos ofensivos, estudando bastante seus adversários. Para a alegria dos torcedores que formavam maioria no G1, a Engenharia levou dois atletas ao pódio, juntos de um da Medicina e, mais uma vez, a medalha de ouro ficou com a Monetária, conquistada pelo judoca Hugo Nardeli.


Pesado (acima de 100kg)


Na categoria mais pesada do dia, tivemos uma medalha de ouro inédita. Vitor Paiva, judoca da Agrárias, fez uma campanha sensacional e terminou como o único medalhista de sua atlética no masculino. Vitor venceu seu primeiro duelo da tarde contra Bruno Rodrigues, da Monetária, depois passou por Heitor Fuzo, duas vezes medalhista de bronze com a Exatas, e na final venceu Marcilei Júnior, outro atleta do Tamanduá. 


Absoluto (sem limite de peso)


Por fim, a categoria mais aguardada do dia não deixou a desejar, colocando frente a frente adversários de excelente nível técnico e físico. A principal surpresa da prova ficou por conta da medalha de prata, conquistada pelo representante da Atlética das Artes, que somava apenas um bronze na competição até então. 


A Monetária e a Exatas retornaram ao pódio e ficaram com a medalha de bronze. Por fim, a última medalha de ouro do dia foi conquistada pela Engenharia, novamente impulsionada por seus fervorosos torcedores, e fez bonito no tatame para garantir o lugar mais alto do pódio pela segunda vez na tarde.


Confira abaixo todos os pódios do judô masculino na Olimpíada UFU 2024:


SUPER LIGEIRO (até 55kg)


Ouro: Mateu Xauan (Monetária)

Prata: Augusto (Medicina)

Bronze: Luiz Eduardo (Educa) e Pedro (Humanas)


LIGEIRO (55kg até 60kg)


Ouro: Igor Freitas (Monetária)

Prata: Guilherme Gamboa (Monetária)

Bronze: André Albano e Caio Abud (Exatas)


MEIO LEVE (60kg até 66kg)


Ouro: Luciano Borges (Monetária)

Prata: Juan Santos (Engenharia)

Bronze: Heitor Andrade (Engenharia) e Joel Neto (Monetária)


PESO LEVE (66kg até 73kg)


Ouro: Alecio Junior (Educa) 

Prata: Vinicius Buiatti (Engenharia)

Bronze: André Mello e Bruno Silva (Direito)


MEIO MÉDIO (73kg até 81kg)


Ouro: Gabriel Fozato (Educa)

Prata: Guilherme Reis (Monetária)

Bronze: Gerson Neto (Artes) e Paulo Oliveira (Computação)


PESO MÉDIO (81kg até 90kg)


Ouro: Alandete Silva (Engenharia)

Prata: João Rocha (Medicina)

Bronze: Rafael Vieira (Medicina) e Thalisson Fagundes (Monetária)


MEIO PESADO (90kg até 100kg)


Ouro: Hugo Nardeli (Monetária)

Prata: João Macêdo (Engenharia)

Bronze: Luiz Morisson (Medicina) e Sauan Moroni (Engenharia)


PESADO (acima de 100kg)


Ouro: Vitor Paiva (Agrárias)

Prata: Marcilei Junior (Monetária)

Bronze: Heitor Fuzo (Exatas) e Fernando Gil (Engenharia)


ABSOLUTO (sem limite de peso)*


Ouro: Engenharia

Prata: Artes

Bronze: Monetária e Exatas


*O chaveamento com os nomes dos judocas que disputaram a categoria absoluto não foi disponibilizado à equipe do Arq UFU. Colocaremos o nome e o sobrenome dos atletas assim que o boletim for disponibilizado pela Diesu. 


CLASSIFICAÇÃO GERAL


1º lugar: Monetária

2º lugar: Engenharia

3º lugar: Educa

4º lugar: Medicina

5º lugar: Exatas

6º lugar: Artes

7º lugar: Agrárias

8º lugar: Direito



0 comentário

Comentários


bottom of page