Atlética da Cobra está empenhada em manter a constância nos treinos e almeja melhores posições na competição
Por Joyce Rocha
A Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi (AAAMRD) está na fase de preparação para os quatro dias da Copa Inter Atléticas (CIA), evento que acontecerá entre os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho em Uberaba. A Atlética da Cobra pretende levar mais de 100 atletas para representá-la nas disputas. O objetivo deste ano é superar o rendimento do ano anterior e conseguir a terceira ou quarta colocação no ranking geral. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas para a CIA 2024.
Expectativas da Medicina na CIA 2024
Apesar de problemas externos que interromperam os treinamentos ou dificultaram a preparação, como as férias e a reforma do Campus Educação Física, a equipe buscou incentivar e contribuir para que os seus atletas pudessem melhorar cada vez mais o seu desempenho.
Marcelo Godoi, um dos presidentes da Medicina UFU, afirmou que “o nível de preparação desse ano está igual ou até melhor do que no ano passado, considerando alguns esportes que estão se fortalecendo mais. Apesar das dificuldades, nós buscamos formas de contornar a situação, como o ‘desafio de férias’, para manter o treinamento [durante o período sem as aulas] e chegar bem na CIA”.
Um dos focos das preparações e treinamentos da atlética foi o fortalecimento dos esportes coletivos e, principalmente, atenção àqueles que não obtiveram pontuações no ano passado. Algumas das modalidades que receberam maior atenção foram o basquete masculino, o vôlei masculino, o xadrez, futebol de campo e o tênis de mesa que, segundo o Marcelo, passou por uma reformulação no padrão de treinamento e na frequência dos treinos.
Em relação às expectativas, a equipe se mostra satisfeita com a preparação para a competição: “Estamos bem esperançosos quanto ao nosso desempenho esse ano e por isso almejamos colocações maiores, já que tanto o chaveamento quanto o tabelamento nos favoreceu em alguns aspectos”, afirma o presidente.
Destaques da Medicina UFU na CIA 2024
Os resultados em quadra e o empenho durante as fases de treinamento possibilitam mais visibilidade àqueles que se destacam de maneira positiva nesses pontos. Seja nas quadras do Campus Educa ou nas competições como a CIA, surgem atletas que chamam atenção tanto do público quanto dos técnicos e treinadores.
Henrique Veloso é um deles. O atleta é novato com a camiseta da MED UFU na CIA, mas é experiente quando o assunto é judô. Competiu pelo Praia Clube dos os 11 anos até os 17 e, dentre as suas vitórias, conquistou o título de campeão mineiro quando tinha 13 anos, o que explica as expectativas de sua equipe sobre o seu desempenho na competição.
Após seis anos competindo pelo Praia Clube, o atleta fez uma pausa no judô e se dedicou a outras modalidades, como o jiu-jitsu, enquanto estudava para o vestibular e voltou a praticar o esporte quando iniciou o curso de Medicina na UFU em 2023.
“No começo foi um pouco difícil, por conta do cansaço durante uma luta ou o tempo certo de golpear. Mas eu não acredito que isso me atrapalhou, pelo contrário, me incentivou a me dedicar um pouco mais nos treinamentos”, contou o atleta após ser questionado se essa pausa na prática do esporte interferiu na preparação para a CIA.
Em relação às expectativas, o estudante se mostra ansioso com a chance de representar a atlética que sonhou fazer parte. “A maior parte da minha ansiedade está vindo do desejo de participar da competição. Não é nervosismo, eu estou ansioso para participar e sentir tudo o que é estar competindo pelo meu curso e se divertindo com a galera”.
Outro destaque da Cobra é Bruna Sales. A estudante, que já tem história quando o assunto é representar a Medicina, também iniciou sua relação com o esporte bem cedo, aos 10 anos de idade. Com o incentivo dos pais, o interesse e a prática do vôlei, Bruna passou a competir pelo Praia Clube e a se envolver com outras modalidades, como a peteca.
Após um período distante das competições, foi na Universidade que Bruna retomou a prática constante desses esportes e teve a oportunidade de treinar e participar com frequência dos campeonatos, conquistando medalhas, como o primeiro lugar do vôlei na Olimpíada UFU e o ouro da peteca na CIA de 2023. A estudante além de jogar pela Medicina, também joga pelo time da UFU, no vôlei.
Em relação a preparação para a CIA, a atleta contou ao ARQ UFU um pouco sobre como ocorreu seus treinos esse ano.
“Normalmente, na Medicina, nós temos grandes incentivos. A nossa atlética consegue pagar bons técnicos e, graças ao Campus Educa oferecer um bom espaço de quadras e ginásios, nós conseguimos treinar, pelo menos, duas vezes na semana em cada modalidade.” A atleta apontou ainda que, desde o início do ano, eles se organizaram e contrataram técnico para treinar e se preparar para o vôlei de areia, uma nova categoria que será disputada na Copa Inter Atléticas deste ano.
Quando o assunto é expectativas, a estudante demonstra carinho pelo esporte e, principalmente, orgulho da união e empenho entre ela e suas companheiras de equipe. “Esse tipo de competição não envolve apenas a questão de ganhar, mas também envolve jogar ao lado de pessoas que eu admiro e tenho muito orgulho. São pessoas que tornam esses esportes ainda mais prazerosos de participar e dá mais vontade ainda de querer ganhar para gerar essa alegria compartilhada”, contou Bruna.
Ficha Técnica da Medicina UFU
Nome: Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi
Apelido: MED UFU
Mascote: Cobra/Eddie
Fundação: 1999 (antes era junto ao DA)
Campus da UFU: Umuarama
Sede na UFU: Bloco 2U
Curso da atlética: Medicina
Presidentes: Marcelo Godoi, José Jorge e Ana Caroliny
Diretores de esporte: Henrique Veloso, Bruna Sales, Ana Letícia Mendes, Ronaldo, Gabriel Pádua, Maria Luiza Afonso
Primeira participação na CIA: 2018
Melhor campanha na CIA: Terceiro lugar geral em 2019 (1ª divisão)
Campanha na CIA em 2023: Quinto lugar geral (1ª divisão)
Atletas da Medicina UFU
Dentre os mais de 100 atletas que representarão a MED UFU na Copa Inter Atléticas no ano de 2024, a atlética revelou alguns nomes já conhecidos da torcida, como Bruna Sales, Davi Laboissiere, Gabrielle Ávila, Henrique Veloso, José Jorge, Maria Júlia Padovani, Rilary Almeida, Sabrina Santana e Vitor Tavares.
Comments