Os amistosos de futsal tiveram como objetivo a integração e a preparação dos atletas, que foram movidos pela presença da torcida
Por Sofia Cunha
Apita o árbitro. Começa a segunda edição do Agita UFU em 2022. Pela segunda vez consecutiva, os jogos de futsal aconteceram em formato de amistoso. O diferencial é o momento. No último domingo (10), os duelos serviram como um esquenta para a Olimpíada, que começam no próximo sábado, dia 15.
Na quadra, o barulho da torcida foi o destaque. Os jogos foram movidos por incentivos, provocações e, por que não, xingamentos. Até o árbitro foi ovacionado. Ecoou no ginásio gritos em homenagem ao José, um dos árbitros do evento: “P… que pariu, é o melhor juiz do Brasil, José”. O bom da UFU, todos sabem, são os estudantes. A integração, que foi além do G1, comprovou isso.
No primeiro tempo, digo, na parte da manhã, levaram a melhor no feminino Agrárias (x Exatas) e Odonto (x Psicologia). Educa e Engenharias terminaram no empate. No masculino, a Engenharias derrotou a Biológicas e a Educa empatou com a Monetária.
Logo no primeiro duelo do dia, Educa e Engenharias exibiram um jogo equilibrado e de qualidade. Em seguida, Educa e Monetária fizeram um jogo pegado e o destaque foi o gol de Eduardo Nunes, graduando de Educação Física: “A gente vem treinando há muito tempo. Serve de pré-jogo para a Olimpíada. Hoje em dia, está muito equilibrada”.
A Agrárias venceu a Exatas, que foi para o duelo sem técnico e perdeu um pênalti. Nicolli Costa, da Medicina Veterinária, já está no ritmo dos jogos. Em entrevista descontraída, ela conta que havia acabado de sair de uma formatura. Nicolli deixou seu gol e ressaltou que estão treinando e confiantes para o torneio.
O jogo posterior, entre Odonto e Psico, contou com muitos gols. Natália Domingues, atleta da Psico, reconheceu a arquibancada: “É uma das melhores torcidas. Fico até emocionada. Para a gente, é muito mais importante jogar e torcer do que ganhar”. A evolução do time da Odonto também foi destaque. Carolina Carvalho, camisa dez, relembra quando o futsal não era jogado pelas meninas da atlética e se sente esperançosa: “Muitas vezes, as meninas não têm tempo para treinar ou preferem ir para outras modalidades. O futsal sempre foi defasado. Agora sim, com muito incentivo, a gente está conseguindo evoluir”.
O último jogo da manhã foi marcado pela goleada da Engenharias sobre a Biológicas. Vinicius Pedro, da Civil, saiu de quadra com três gols e dedicou música à namorada, que estava na plateia. A vitória foi celebrada sobre a trilha sonora de “Minha Moleca”, do Luan Santana. Quem também se destacou pela Charanga foi Hugo Silva, da Química, que chegou há duas semanas e já garantiu seu espaço no elenco: “É uma sensação muito boa saber que já posso começar jogando, sendo que a Engenharias conta com muitos atletas”.
No segundo tempo, na modalidade feminina, Monetária (x Computação) e Fisioterapia (x Aplicada) levaram a melhor e Humanas e Biológicas empataram. No masculino, Computação (x Humanas), Odonto (x Psico), Fisio (x Aplicada) e Agrárias (x Exatas) venceram.
Os jogos vespertinos foram abertos pela goleada da Monetária sobre a Computação. O time azul e preto começou o jogo desfalcado e o técnico ressaltou a disposição das atletas em jogar a modalidade que não é o forte delas. “A geração do futsal foi trocada durante a quarentena. Parou de entrar meninas que jogam futsal. Hoje, três meninas do vôlei vieram para ajudar. Tem que dar tempo ao tempo”, afirmou Giovanni Rodrigues.
A Computação retornou à quadra com o time masculino e derrotou a Humanas. Marcus Vinicius Marchiori, atleta de Sistemas de Informação, afirmou que o jogo contra a Humanas é sempre pesado: “Foi um bom teste para nós. Nossa expectativa é alta. O time está treinando bem e vem de boas competições”.
Do outro lado, o time preto e roxo inovou com uma estratégia inédita ao entrar com um goleiro linha. “A gente não teve tantas possibilidades de praticar. Por não ser um jogo oficial, aproveitamos a oportunidade. Se tiver perdendo por dois gols, pode ter certeza que vai ter goleiro linha”, conta Gabriel Carvalho, técnico da Humanas.
Em seguida, a Odonto venceu a Psicologia em um jogo recheado de gols: cinco de um lado e quatro de outro. Murilo Vinhal, da Psico, se destacou com dois gols de falta: “tenho treinando bastante”.
A Fisio também goleou com direito a um gol de falta. Foi o único jogo do evento que contou com uma expulsão, a do goleiro da Aplicada, a atlética mais recente da UFU. Ryan Castro, da Nutrição, mandou o papo para os colegas de equipe: “Falta constância nos treinos. Aos poucos, vamos tentar arranjar um treinador e formar o time. Tivemos, no máximo, três treinos”.
O mesmo duelo aconteceu no feminino. A Fisio venceu a Aplicada e alimentou a confiança para a Olimpíada: “Nosso time está treinando desde o início do ano. Estamos preparadas. Cada dia é um avanço. Nossa expectativa tem que ser e é a melhor possível. Temos que acreditar na gente”, conta a atleta Fernanda Borges, atleta.
No penúltimo jogo, Humanas e Biológicas empataram em jogo intenso. Pela terceira vez consecutiva no ano, a disputa no feminino terminou sem um time vencedor. Já o último duelo foi marcado pela vitória da Agrárias sobre a Exatas. Gustavo da Cunha, estudante de Agronomia, disse que as expectativas são as melhores possíveis e que vão tentar conquistar o título da Olimpíada.
Caio Rafael, graduando de Química, contou que o treino da Exatas diz mais do que o próprio jogo: “Nosso treinador preferiu descansar algumas peças para estrear todo mundo bem. Isso daqui é mais para os ‘bixos’ integrarem e para a gente conseguir ficar feliz num dia de domingo jogando bola”.
No fim do dia, Remi Humberto, técnico de futsal da UFU, destacou a boa organização e o sucesso do evento. “Foi muito bem organizado, as equipes participaram da maneira esperada. O saldo foi positivo”, finalizou.
Resultados dos jogos
Masculino
Educa 1 x 1 Monetária
Biológicas 0 x 4 Engenharias
Computação 2 x 1 Humanas
Psicologia 4 x 5 Odontologia
Fisioterapia 6 x 1 Aplicada
Exatas 1 x 3 Agrárias
Feminino
Educa 2 x 2 Engenharias
Exatas 0 x 2 Agrárias
Psicologia 3 x 7 Odonto
Computação 0 x 4 Monetária
Biológicas 2 x 2 Humanas
Aplicada 1 x 2 Fisioterapia
Horários Jogos Olimpíada
Futsal Masculino
JG1 Odonto x Psicologia - 15/10 - 12:00 - G1
JG2 Biologia Pontal x Direito - 15/10 - 13:00 - G1
JG3 Engebio Patos x Medicina - 15/10 - 11:00 - G1
JG4 Exumadas Pontal x Computação - 15/10 - 09:00 - G1
JG5 Educa x Artes - 15/10 - 16:00 - G1
JG6 Exatas x Biológicas - 15/10 - 08:00 - ESEBA
JG7 Monetária x Humanas - 15/10 - 08:00 - G1
JG8 Engenharias Udi x Aplicada - 16/10 - 08:00 - G1
JG9 Agrárias x Venc JG4 - 16/10 - 16:00 - G1
JG10 Moca x Venc JG3 - 16/10 - 15:00 - G1
JG11 Engenharia Pontal x VencJG2 - 16/10 - 17:00 - G1
JG12 Fisioterapia x VencJG1 - 16/10 - 12:00 - G1
Futsal Feminino
JG1 Agrárias x Psicologia - 15/10 - 10:00 - G1
JG2 Humanas x Exumadas Pontal - 15/10 - 14:00 / G1
JG3 Aplicada x Biológicas - 15/10 - 10:00 - ESEBA
JG4 Biologia Pontal x Engenharia Pontal - 15/10 - 15:00 - G1
JG5 Engebio Patos x Exatas - 15/10 - 09:00 - ESEBA
JG6 Engenharias Udi x Direito - 15/10 - 17:00 - G1
JG7 Computação x Fisioterapia - 16/10 - 11:00 - G1
JG8 Medicina x Odonto - 16/10 - 13:00 - G1
JG9 Artes x VencJG3 - 16/10 - 14:00 - G1
JG10 Monetária x VencJG2 - 16/10 - 10:00 - G1
JG11 Educa x VencJG1 - 16/10 - 09:00 - G1
Comments