Por Ana Luiza Figueiredo e Gabriela Tostes
O último fim de semana da fase de grupos do 4º Campeonato Universitário de Futebol Society UFU foi marcado por grandes confrontos e muitos gols. Os jogos ocorreram na tarde de sábado (04/06) e na manhã de domingo (05/06). A tabela completa da primeira fase você pode ver clicando aqui. Confira os resultados:
Sábado:
FACED 4x2 MVZ
Estatística 8x5 DAGEMP
Amigos do Danone 0x1 Ágora (Resultado por WO)
Biologia 2x2 LEICEELT
Domingo:
Engenharia Ambiental 3x2 Odontologia
Científica 2x4 Computação
Mecatrônica 0x8 Fisioterapia
Exatas 6x0 Direito
GRUPO A
No primeiro jogo do fim de semana, o que estava em jogo era a classificação. FACED e MVZ vinham de derrotas para a Monetária e buscavam o primeiro triunfo na competição. O empate favorecia a FACED, que contava com melhor saldo de gols, mas as duas equipes tentaram propor o jogo, buscando sempre a vitória. Lucas Manaf (10) abriu o placar para a FACED (1x0). Gustavo (27) empatou para a MVZ, mas Manaf (10) marcou novamente e retornou a vantagem para a FACED (2x1). No segundo tempo da partida, Samuel Goulart (7) ampliou para a FACED (3x1). A MVZ continuou buscando a vitória e encostou no placar (3x2) com gol de Vitor (35), na falha do goleiro da FACED. No entanto, as tentativas da MVZ acabaram gerando faltas e a equipe estourou o limite, dando a possibilidade da FACED cobrar dois shout-outs, converter um na cobrança de Samuel Goulart (7) e sacramentar a vitória em 4x2. Deste modo, a FACED conquistou a segunda colocação no Grupo A, avançando para as fases finais, juntamente com a Monetária, primeira colocada do grupo.
GRUPO B
Quem foi ao Santa Mônica para ver gols, ficou feliz com a partida entre Estatística e DAGEMP. Com 13 gols no total, a disputa era por vaga no grupo mais disputado da competição. Nos primeiros jogos, A MOCA venceu a Estatística e foi derrotada pela DAGEMP, fazendo com que o grupo pudesse chegar a um triplo empate, com cada um tendo 3 pontos, que foi justamente o que aconteceu. A Estatística precisava de uma vitória elástica para conseguir a vaga, pois contava com o pior saldo de gols do grupo. E foi com este espírito que a equipe iniciou a partida, abrindo 4x0 logo nos primeiros minutos, com gols de Magrão (10), Bruno Breno (16), Alexandre (6 da DAGEMP - contra) e Edmar (2). No entanto, a DAGEMP não se deu por vencida e buscou os gols, não deixando a Estatística escapar no placar e chegar perto do saldo de gols almejado. Alexandre (6), redimindo-se do erro anterior, e Vitor Vieira (17) diminuíram a vantagem da Estatística para 4x2. Matheus Matias e Edmar buscaram novamente ampliar a vantagem (6x2). Mas o camisa 11 da DAGEMP, Raul, se destacou marcando duas vezes e dando assistência para o 17, Vitor Vieira, mantendo uma margem segura no saldo de gols (6x5). Magrão (10) ainda buscou o resultado, marcando duas vezes para a Estatística no final da partida, mas não foi o suficiente. Placar final, Estatística 8x5 DAGEMP, resultando na classificação da MOCA em primeiro lugar no grupo B e da DAGEMP, que mesmo com a derrota conseguiu se manter à frente da Estatística nos critérios de desempate.
GRUPO C
O grupo C contava com duas equipes classificadas, brigando pela primeira colocação (Biologia e LEICEELT) e duas equipes que não tinham mais chances matemáticas de classificação (Amigos do Danone e Ágora), como dito aqui.
A partida entre Amigos do Danone e Ágora acabou não acontecendo, devido à ausência do time de Patos de Minas. De acordo com o regulamento da competição, com o WO os Amigos do Danone foram eliminados da competição, o resultado da partida fica 1x0 para a equipe presente e todos os jogos anteriores da equipe que faltou se transformam em 1x0 para o adversário.
Biologia e LEICEELT, ambas com 6 pontos na fase de grupos, se enfrentaram já classificadas, buscando a primeira posição no grupo. O primeiro tempo da partida foi bem lento, com as duas equipes receosas ao sair para o ataque. Os gols vieram apenas no segundo tempo. Caio (11) da LEICEELT, abriu o placar. Mas Bruno (25) e Gabriel (22) colocaram a Biologia em vantagem (2x1). Lukinha (9) da LEICEELT buscou o gol de empate no final (2x2), mas não foi o suficiente para a LEICEELT tirar a primeira posição da Biologia.
GRUPO D
A Odontologia precisava de uma simples vitória para se classificar para a próxima fase, iniciando a rodada do domingo com um jogo bem disputado contra a Engenharia Ambiental, que já estava classificada. Os dois times buscavam jogo, pressionavam e finalizavam e o Rodrigo (10) abriu o placar da partida para a Ambiental (1x0). A Odontologia não desanimou e conseguiu o empate com Rafael (18), 1x1. Mas o primeiro tempo terminou com a Ambiental na frente do placar com o gol de Higor (6), 2x1. O segundo tempo não foi diferente, os dois times tiveram chances e Rodrigo (10) marcou o terceiro gol para a Ambiental (3x1) e Rafael (18) diminui para a Odontologia, decretando o placar final, Engenharia Ambiental 3x2 Odontologia. Assim, quem se classificou para a próxima fase da competição pelo Grupo D foram as Engenharias Ambiental (1º) e a Civil (2º).
GRUPO E
A Computação só precisava de um empate para se classificar já a Científica precisava golear para seguir na competição. O primeiro tempo foi equilibrado. Rafael Ribeiro (12), com um belo gol, abre para a Científica (1x0). Em seguida, Luan (21) empatou, com um golaço, para a Computação (1x1). O jogo continuou disputado e no final do primeiro tempo, Marcelo (72) ampliou para a Científica (2x1). A Computação não desistiu e empatou antes do apito do árbitro com Tiago (18). Antes, o camisa 18 da Computação cobrou uma falta muito bem, fazendo o goleiro adversário trabalhar. No segundo tempo, o domínio foi da Computação que ampliou o placar com Rafael (3) e Tiago (18) de pênalti. No jogo de belos gols, quem se deu melhor foi a Computação que se classificou para a próxima fase junto com a Educa pelo Grupo E.
GRUPO F
O terceiro jogo do dia parecia que seria equilibrado. A Mecatrônica e a Fisioterapia tiveram um bom número de finalizações. O primeiro tempo terminou 1x0 para a Fisio com gol de Edinho (7). Mas no segundo tempo, o domínio foi total da Fisioterapia. A equipe precisava ganhar de três gols de diferença para se classificar para a próxima fase em segundo lugar. Além de pressionarem e jogarem melhor, os jogadores estavam inspirados e determinados, em especial o camisa 7, Edinho que, além do primeiro gol na primeira parte, marcou mais três. Completando a lista, Castro (99) marcou 2 gols junto com Mateus (9) e Renato (4), marcando um gol cada. Com a goleada de 8 a 0 sobre a Mecatrônica, a Fisioterapia passou para a próxima fase em primeiro lugar seguida da Agronomia.
GRUPO G
Exatas e Direito já estavam classificados, mas brigavam pelo primeiro lugar do Grupo G. O começo do jogo foi duro, com as duas equipes tendo dificuldades para chegarem na área e finalizarem. Aos poucos, a Exatas foi se aproximando do gol e Marco Antonio (10) abriu o placar do jogo (1x0). Depois do primeiro gol, a Exatas começou a trocar passes, trabalhando mais as jogadas e tendo mais chances de gol. Jhonathan (11) marca o segundo gol da equipe no primeiro tempo. Na segunda parte da partida, a Exatas dominou o jogo. O Direito até teve chances para marcar, mas não conseguiram, permitindo que a Exatas goleasse, 6x0. Os quatro gols do segundo tempo foram de Thalles (7), Marco Antonio (10), Pedro (19) e Jeferson (20).
Os jogos para as oitavas serão sorteados na terça-feira (07/06) às 16:30 no Campus da Educação Física. E você pode acompanhar aqui no Arquibancada UFU!
Comments