top of page

Jogos de tênis de campo adiados pela chuva retornam na Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 1 de nov.

Disputas das quartas de final terminaram após duas semanas de partidas e atrasos por causa do clima


Por Luana Martinez e Felipe Regal


Após temporal no primeiro dia, a modalidade seguiu sem grandes desafios | Foto: Luana Martinez


As partidas do tênis de campo, ambos masculino e feminino, estavam previstas para ocorrerem com a divisão de dois jogos no penúltimo sábado (19), e os dois restantes no último sábado (26). Graças às fortes chuvas, veio a impossibilidade de seguir o plano. Com o adiamento dos jogos, apenas o primeiro do feminino ocorreu no dia 26, e todos os restantes foram realizados seguindo a programação, apenas com o atraso de uma hora para que as quadras pudessem secar.


Feminino


Monetária x Psicologia


O primeiro jogo das quartas de final do tênis masculino começou no penúltimo sábado (19) com a forte ameaça de chuva. No início do confronto entre Psico e Monetária, o tempo já mostrava sinais de tempestade, o que foi acalmado durante o jogo com o fim da leve chuva que caía. 


A partida começou com o forte avanço de Maria Clara Bettini, do Tamanduá, que ganhou três games seguidos antes que a adversária, Amanda Oliveira, marcasse sua primeira vitória. Quando Amanda, da Psicologia, ameaçou empatar o placar, Bettini saiu em disparada e finalizou o set com 8 a 2.


O início da partida contou com fracas gotas de chuva que pararam pouco antes da metade  do jogo | Foto: Luana Martinez


Direito x Moca


Dando sequência à disputa para uma vaga na semifinal, o segundo jogo, que ocorreria no mesmo dia que o primeiro, teve que ser adiado devido à impossibilidade de utilização das quadras por causa da chuva. A partida foi passada então para o sábado seguinte (26), e sofreu um reajuste de horário: previsto para começar às 15h, o jogo foi remarcado para as 16h, para que as quadras pudessem secar após a chuva daquele dia. 


Como ambas as atletas, Ana Clara Farias, do Direito, e Maria Clara Antoniosi, da Moca, já estavam presentes e as quadras prontas, a disputa se iniciou às 15h40. Com curta duração, o set foi finalizado rapidamente dentro dos 20 minutos seguintes, com vitória da Ana Clara por 8 a 0.


Monetária x Educa


O terceiro jogo também foi o mais longo e acirrado das quartas de final feminina, com quase uma hora de duração. Apesar de poucas disputas por vantagem, as lutas pelos pontos de cada game foram longas e cansativas para as atletas.


Bianca Gobetti, da Educa, começou o set com uma grande vantagem sobre sua oponente, Nicole Gonçalves, que logo tentou diminuir a diferença no placar. A atleta do Tamanduá quase alcançou, e ficou, durante boa parte do jogo, apenas um ponto atrás de Camila, que conseguiu ganhar os oito games sem precisar ir para o tie break. A partida terminou por 8 a 6.


“Esse é o segundo ano que estou jogando, mas graças a Deus deu certo”, contou Bianca, com algumas opiniões sobre a disputa. “Foi muito pesado esse jogo, aposto que teve rally de uns cinco minutos. A Nicole foi muito consistente, e a gente jogou no erro, para lá e para cá. Eu tive mais sorte nessa”, completou a atleta.


“Creio que o que virá pela frente vai me testar, vai ser um desafio e vai ser algo bom”, contou a atleta da Educa | Foto: Luana Martinez


Engenharia x Medicina


O último jogo do dia para a modalidade feminina foi marcado, assim como a partida anterior, por disputas pelos pontos de cada game longas, porém sem grandes reviravoltas no placar. Ambas atléticas trouxeram torcida e acompanharam a partida entre Letícia Bernardes, da Engenharia, e Raquel Ribeiro, da Medicina, até o final.


Apesar de games longos, Letícia permaneceu na frente desde o início, e fechou o set com 8 a 1, garantindo a vaga para as semifinais mais uma vez.


Masculino


Depois do pequeno atraso para que as quadras secassem por completo, os três jogos restantes das quartas de finais tiveram início com o confronto entre Matheus Estevão, da Agrárias, e Leonardo Jesus, da Engenharia.


No início, Matheus conseguiu abrir uma vantagem de 3 a 1, mas o jogo era muito equilibrado desde o início. A partir dali, os atletas disputaram cada game. Leonardo venceu e diminuiu a vantagem para 3 a 2. Nos próximos quatros games, mais dois pontos para cada lado - 5 a 4.


O equilíbrio continuou presente dentro dos games. Cada vitória demandava muito de cada um dos atletas. Matheus abriu a vantagem para 6 a 4, mas logo foi novamente diminuída para 6 a 5. O jogo parecia não querer acabar, mas a partir dali Matheus conseguiu, ainda com muito esforço, as últimas duas vitórias que lhe deram a classificação. Final do jogo - 8 a 5.


Após o jogo, o atleta da Agrárias falou sobre a partida disputada nas quartas de final: “Muito difícil. Eu não conhecia ele (Leonardo). Joga muito bem. Foi um jogo pegado, nervoso. Eu estou um pouco sem ritmo porque não estou treinando, mas pude ter paciência”.


Matheus é o atual vice-campeão da Olimpíada UFU | Foto: Felipe Regal


Nas outras duas partidas do dia, um resultado e desempenho mais tranquilo para os classificados. Luiz Eduardo, da Monetária, venceu Vinicius Junqueira, da Odonto, por um placar de 8 a 0.


Pelo mesmo placar, Pedro, do Direito, eliminou Ricardo Chuffi, da Medicina. Agora, Pedro e Luiz Eduardo farão uma das semifinais da Olimpíada UFU 2024. A outra semifinal será entre Matheus, da Agrárias, e Arthur, também da Monetária.



Resultados do feminino:


Quartas

Maria Clara (Monetária) 8 x 2 Amanda (Psico)

Ana Clara (Direito) 8 x 0 Maria Clara (Moca)

Bianca (Educa) 8 x 6 Nicole (Monetária)

Letícia (Engenharia) 8 x 1 Raquel (Medicina)


Semifinal

Letícia (Engenharia) x Maria Clara (Monetária)

Bianca (Educa) x Ana Clara (Direito)


Resultados do masculino:


Quartas

Matheus (Agrárias) 8 x 5 Leonardo (Engenharia)

Luiz Eduardo (Monetária) 8 x 0 Vinícius (Odonto)

Pedro (Direito) 8 x 0 Ricardo (Medicina)


Semifinal

Pedro (Direito) x Luiz Eduardo (Monetária)

Matheus (Agrárias) x Arthur (Monetária)

0 comentário

Comments


bottom of page