top of page

Intensidade, brigas e gols: o resumo do primeiro final de semana do futebol na Olimpíada UFU

Com 33 bolas na rede em nove partidas disputadas, pênaltis e muita festa das torcidas, quem foi ao Campus Educa não se decepcionou com os jogos


Por Mateus Batista


Futebol marcou presença na primeira semana da Olimpíada UFU | Foto: Ítana Santos

Após a cerimônia de abertura na última sexta (14), tivemos o início de uma das épocas mais aguardadas pelos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia: a Olimpíada UFU. Com muitos esportes, integração e diversão, os jogos são sempre recheados de muita expectativa e envolvem diversos atletas, treinadores, torcedores, árbitros e organizadores.


Pelo futebol, o final de semana foi cheio: com dois jogos na fase de pré-oitavas e a disputa das oitavas de final, quem parou para acompanhar viu partidas disputadas, festa das torcidas, brigas e provocações dentro e fora de campo, além de muitos gols.


Pré-Oitavas


Computação 2 x 2 Monetária


No jogo das 14h do sábado, Computação e Monetária se enfrentaram em um jogo que teve muita emoção para os dois lados. Welleson, camisa 96 da Monetária, e Maurício, camisa 30 da Computação, foram os destaques do jogo, com cada um marcando dois gols.


A Monetária abriu o placar na primeira etapa, mas a Computação empatou a partida logo depois. No segundo tempo, com as equipes mais cansadas por conta do forte calor e da intensidade da partida, as chances de gol diminuíram bastante. Em uma de suas escapadas pela ponta, Welleson tocou na saída do goleiro para colocar a Monetária na frente mais uma vez.


Depois disso, a partida virou ataque contra defesa. A Computação foi acumulando chances, com a defesa adversária travando os chutes. Até que, no último lance da partida, a Computação bateu um escanteio, a bola espirrou para o alto, e Maurício, de voleio, acertou a bola em cheio no ângulo para empatar um jogaço.


A partida foi para os pênaltis e viu o surgimento de outra estrela: Gustavo Bataglioni. O goleiro reserva da Monetária, que entrou para a disputa de pênaltis, defendeu a segunda cobrança e viu os adversários baterem as outras duas por cima do gol, terminando a disputa em 3 a 0 para a Monetária.


Em entrevista pós-jogo, Gustavo, que estuda Gestão da Informação, disse que a grande credibilidade é da equipe por converter os pênaltis e agradeceu ao treinador pela confiança por colocá-lo em campo em um momento crucial da partida.

Jogadores da Monetária comemoram a vitória nos pênaltis | Foto: João Marcelo Pozatti

Odontologia 4 x 2 Biológicas


Na partida seguinte, outro jogo recheado de emoção. A Odontologia venceu a Biológicas por 4 a 2, mesmo depois de ficar com um a menos em campo durante todo o segundo tempo. A Odonto saiu na frente com dois gols de José Wellington, mas viu Pedro Henrique empatar para a Biológicas. No final da segunda etapa, o atacante da Biológicas passou da marcação e saiu cara a cara com o goleiro, mas o zagueiro fez a falta e acabou sendo expulso.


A Biológicas veio pra cima, pressionando muito a Odonto, que se defendia como dava, tentando sair nos contra-ataques. E em duas escapadas, a Odonto chegou aos gols da classificação, com um de pênalti e outro no finalzinho da partida, para sacramentar a vitória e a classificação para a próxima fase.


Entretanto, nem tudo são flores. No domingo, a partida das 8h seria disputada entre a própria Odonto e a Medicina, mas houve um W.O. da Odonto, classificando a Med para as quartas de final. Perguntado pelo ARQ, Gabriel Júlio, representante da equipe eliminada, respondeu:


“Nossa atlética é de um curso só, e todos sabemos como as atléticas de um curso só têm dificuldade com a quantidade de atletas. O sonho da Odonto sempre foi ter um time de campo e nesse ano tivemos uma safra muito boa de atletas tanto pro futsal, quanto pro futebol de campo. O problema é que nós perdemos três atletas lesionados no Agita e, como a Olimpíada é um campeonato de tiro curto, com muitos jogos, nós jogamos no campo às 12h contra a Biológicas, e no futsal contra a Psicologia às 16h. Como os atletas do futsal e do campo são os mesmos, nossa equipe teve um desgaste muito grande, e muitos estavam lesionados do dia anterior. Por conta disso, muita gente preferiu não jogar o campo para jogar o futsal, e nós ainda levamos pouca gente pro futsal. Por conta dessas lesões, a gente ficou sem atletas e optamos pelo W.O., com muita dor no coração por conta do jogo contra a Biológicas e por sabermos do nosso potencial”.

Atletas da Odonto após o jogo contra a Biológicas | Foto: Mateus Batista

Oitavas


Fisioterapia 3 x 0 Aplicada


No sábado, a Fisioterapia enfrentou a Aplicada e venceu por 3 a 0, com gols de Marcos Antônio, em uma bela batida de falta, e dois gols de Igor Tavares, que foi o grande destaque da partida.


Após um primeiro tempo com poucas chances para ambos os times, no segundo a equipe da Fisio contou com a estrela do seu capitão para vencer a partida. Atuando um pouco mais aberto, Igor quase marcou um golaço de cobertura após uma bela jogada individual e, no lance seguinte, anotou um de bicicleta. Ele também fechou o placar após um belo contra-ataque, após passar pela defesa adversária e bater na saída do goleiro.


Na entrevista pós-jogo, Igor disse que o diferencial da Fisio nessa partida foi o coletivo e que, apesar de terem poucos homens no curso, a equipe sempre chega forte, alcançando as últimas duas semifinais. “Esse ano a gente sonha grande e queremos o título”, completou.

Equipe da Fisio após a vitória por 1 a 0 | Foto: Mariana Gulo

Agrárias 1 x 0 Exumadas Pontal


Já no domingo, os jogos pegaram fogo tanto dentro, quanto fora de campo. No confronto entre Agrárias e Exumadas do Pontal, que é uma atlética recente que surgiu após a fusão entre a 17 de Julho e a Humanas do Pontal, o jogo foi extremamente intenso, com faltas duras, confusões, provocações das torcidas e duas expulsões.


Melhor para a Agrárias, que venceu por 1 a 0, com um belo gol do capitão Gustavo Silva. Ainda tiveram alguns lances de conflito, com encaradas e até uma pequena confusão entre os atletas, que terminou com um expulso para cada lado.


As duas equipes tiveram chances de aumentar o placar: a Agrárias desperdiçou um pênalti na segunda etapa, enquanto a Exumadas teve a chance do empate nos segundos finais, mas o atacante não conseguiu alcançar a bola após cruzamento rasteiro, em um lance que deixou toda a arquibancada em silêncio por conta da tensão.


Após o jogo, Gustavo, autor do gol e capitão da Agrárias, elogiou as duas equipes e atribuiu a confusão da partida ao fato de nenhum dos times querer sair com a derrota.

Agrárias após a vitória contra a Exumadas | Foto: Mariana Gulo

Engenharia Pontal 2 x 1 Direito


Em outro jogo muito pegado, intenso e com expulsões, a Engenharia do Pontal venceu o Direito por 2 a 1 no calorão do meio-dia de domingo. Por conta do clima, as equipes apresentaram um desgaste muito maior, e a temperatura do jogo também subiu.


A Engenharia abriu o placar com Pedro Crivelaro, em uma bela jogada pela ala, onde ele driblou o marcador e tocou na saída do goleiro. Na segunda etapa, a equipe do Pontal fez o segundo gol com Felipe de Paula, em uma jogada de contra-ataque. Durante a comemoração do gol, uma confusão começou: jogadores do Direito reclamaram de um tapa na cara em um de seus atletas, enquanto os da Engenharia reclamavam de uma possível provocação aos seus jogadores.


Os dois bancos de reservas invadiram o campo e a briga começou, com muitas encaradas e empurrões. A confusão durou pouco mais de cinco minutos e terminou com um atleta de cada lado expulso e alguns cartões amarelos. Para fechar o jogo, o Direito ainda diminuiu no último lance da partida, com um gol de Jorge Morais, mas já era tarde.


Na entrevista pós-jogo para o ARQ, Pedro contou, em um relato emocionante, o seu sentimento por conta de estar disputando sua última Olimpíada:

“Sinto um mix de emoções muito grande, porque é meu último semestre aqui. Tivemos a pandemia e todos os cursos perderam atletas muito bons, então a gente teve que reestruturar o time inteiro. A gente não treinou em campo nenhum, só jogamos um amistoso de preparação e eu estou aqui porque eu gosto muito desse clima”.

Equipe da Engenharia Pontal depois da partida contra o Direito | Foto: Mateus Batista

Resultados do primeiro fim de semana


Pré-oitavas


  • Monetária 2 x 2 Computação (pênaltis: 3 x 0 Monetária)

  • Odonto 4 x 2 Biológicas


Oitavas


  • Monte Carmelo 6 x 1 Artes

  • Fisioterapia 3 x 0 Aplicada

  • Engenharia Uberlândia 2 x 0 Humanas

  • Medicina x Odonto - vitória da Medicina por W.O.

  • Agrárias 1 x 0 Exumadas Pontal

  • Engenharia Pontal 2 x 1 Direito

  • Educa 3 x 0 Monetária

  • Exatas 4 x 0 EngBio de Patos


Como ficam as quartas


Todos os jogos serão disputados no próximo sábado, dia 22, no campo da Educa.


  • Moca x Educa - 8h

  • Engenharia Pontal x Medicina - 12h

  • Exatas x Engenharia Uberlândia - 14h

  • Agrárias x Fisioterapia - 16h


Lembrando que o vencedor de Agrárias e Fisio enfrenta quem ganhar entre Engenharia Pontal e Medicina. Quem se classificar entre Moca e Educa enfrenta Exatas ou Engenharia Uberlândia.

0 comentário

Comments


bottom of page