Imprevistos do vôlei feminino na Olimpíada UFU 2024 envolvem chuva intensa e W.O.
- Arquibancada UFU
- 23 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2024
Oitavas da competição contavam com seis jogos, mas apenas quatro ocorreram
Por Fernanda Pugliero
As oitavas de final do vôlei feminino na Olimpíada UFU 2024 ocorreram nesse fim de semana (19 e 20), na quadra do Sesi Gravatás. Nessa fase, dois jogos foram vencidos por W.O (Fisio x Gnomada Patos e Monetária x Artes), e as partidas do domingo atrasaram em, pelo menos, uma hora, após a chuva deixar a quadra sem condição de jogo.
Psicologia x Engenharia
Para abrir as oitavas, o primeiro jogo contou com a Bateria Charanga, que animou e incentivou suas atletas logo pela manhã, que garantiram a vitória por 2 a 0. A Psico, que estava com um novo técnico na beira da quadra, apresentou uma melhora significativa comparada aos jogos anteriores, mas ainda assim não foi suficiente para se manter viva na competição.
O início do primeiro set foi disputado ponto a ponto, mas assim que a camisa 8 da equipe do Leão, Yasmin Giacomo, chegou no saque, o rumo do jogo mudou. A atleta se manteve no saque por 14 pontos seguidos, algo que já havia ocorrido no jogo da primeira fase. Assim, a Engenharia abriu grande vantagem em um set finalizado em 25 a 12.
No segundo set, a equipe da Fênix conseguiu manter o equilíbrio no placar, e disputou ponto a ponto, sem deixar a adversária disparar na frente. Mesmo assim, não foi suficiente para evitar a derrota, que veio com o resultado final de 25 a 21.
Computação x Moca
O último jogo dessa fase foi tranquilo, sem muita torcida e com domínio da Computação em ambos os sets. Na primeira parte do jogo, a equipe do Lobo conseguiu abrir vantagem no início da partida, e assim manteve até o fim. Venceu o primeiro set por 25 a 13, com os últimos três pontos sendo aces da camisa 6, Laura Pinheiro.
No segundo set, a narrativa foi a mesma, sem muita dificuldade, a equipe da Comp ditou a partida com certa superioridade no placar, que acabou em 25 a 12. A levantadora Amanda Duarte, camisa 9 da Computação, foi a melhor jogadora em campo e marcou alguns pontos por ace ao longo dos dois sets.
Humanas x Aplicada
No início do primeiro set, a Aplicada saiu na frente no placar, mas após a camisa 97 da Humanas, Jessica Pereira, sair do banco de reservas e fazer boas defesas, o time se reergueu e conseguiu recuperar a desvantagem. A Pantera virou o jogo e fechou o set com uma vitória por 25 a 23, a atleta Bárbara Duarte se manteve no saque nos últimos cinco pontos seguidos.
Já no segundo set, a equipe do Canguru se manteve à frente na pontuação o tempo todo, apesar de também ter sido um jogo disputado. As atletas se comunicaram muito em quadra para alinhar o jogo, e garantir o tie-break, que veio após o placar final de 25 a 19. No terceiro set, a equipe roxa e preta esteve à frente em diversos momentos, mas a Aplicada lutou até o fim, e venceu a partida por 20 a 18.
A estudante de Nutrição, Maria Júlia Prata, contou sobre a preparação do time para as oitavas: “A preparação foi intensa, treinamos quatro vezes na semana, marcamos amistoso e treino de condicionamento físico, porque já sabíamos que seria um jogo pegado”.
Direito x Odontologia
O jogo começou após uma hora de atraso, em razão da paralisação devido a chuva que formou poças de água na quadra.
O primeiro set foi marcado pela Odonto, que abriu uma pequena vantagem no início da partida, mas o Guará reagiu, igualou o placar e se manteve vivo na briga até o fim do set, vibrando muito a cada ponto. Ainda assim, a equipe do Panda venceu por 29 a 27.
O segundo set não apresentou muitas surpresas, além do cartão amarelo para o técnico do Direito, por reclamação após um ponto. Com a mesma narrativa do primeiro set, a Odonto fechou a vitória por 25 a 19.
Resultados das oitavas:
Aplicada 2 x 1 Humanas
Engenharia 2 x 0 Psicologia
Computação 2 x 0 Moca
Odontologia 2 x 0 Direito
Fisioterapia (W.O) x Gnomada
Monetária (W.O) x Artes
Comments