Com jogos disputados até o último lance, esporte chega como um dos mais aguardados para a Olimpíada UFU 2023
Por João Maimoni e Felipe Pirovani
Em 19 de agosto, no Campus Educação Física, ocorreu o primeiro evento da temporada esportiva da UFU, o Agita, que tem como objetivo a integração dos calouros nas competições universitárias. As equipes aproveitam a competição para medir forças e mostrar que são os favoritos para a Olimpíada UFU. Com isso em mente, os atletas da modalidade do Handebol entraram em quadra com os nervos à flor da pele, com a motivação de mostrarem que eram os favoritos.
Diferente do ano anterior, o formato não foi o de torneio, apenas amistosos. Porém, a vontade de ganhar dos jogadores não mudou, o que proporcionou jogos eletrizantes. Outra mudança foi a ausência de algumas atléticas que escolheram não participar para evitar possíveis lesões dos jogadores, já visando as partidas da Olimpíada.
Educa x Artes
Com o primeiro jogo do dia sendo as 11h da manhã, as torcidas da Educa e da Artes se mostraram presentes e não pararam de apoiar as equipes em nenhum momento, criando uma atmosfera digna do Agita UFU.
A partida foi extremamente disputada, mas os “cachorrões” conseguiram se manter à frente do placar pela maior parte do tempo, apostando em um estilo de jogo rápido e de contra-ataque. A vitória por 17 a 11 mostrou que o time vem forte para o futuro.
Um bom time começa pelo goleiro e a Educa levou isso a sério, já que ambos os times contaram com goleiros da Atlética Educação Física, que “emprestou” atletas para a Artes. Lucas Barcelo Góis, um dos goleiros que atuou para a rival, destacou que a situação ajuda como um treino e na disputa de titularidade com o calouro Nathan Calisto Siqueira, mostrando que a atlética tem dois goleiros de alto nível.
“A gente tá chegando forte, tamo treinando desde o começo do ano e eu acho que esse ano a Educa chega mais forte do que nunca”, respondeu Góis quando perguntado sobre a expectativa para a Olimpíada UFU.
Humanas x Engenharia
No segundo jogo do dia, a Engenharia, atual campeã da Olimpíada UFU, jogou contra a Humanas, que queria provar que tem o que é necessário para bater de frente com o time campeão.
Apesar da vontade, a Engenharia se mostrou superior, abrindo uma vantagem de 5 a 0 nos primeiros cinco minutos de partida. A Humanas tentou ensaiar uma recuperação, mas não conseguiu aguentar o ritmo acelerado da rival e, com o placar final de 26 a 13, os leões mostraram o porquê de serem os campeões.
Em entrevista ao ARQ, Lucas Reimer, jogador da Engenharia, conta que a equipe passa por um processo de reformulação e rejuvenescimento e que estão se dedicando ao máximo na preparação para a Olimpíada UFU.
“O time a ser batido é com certeza a gente, a gente vem como favorito, vem pra brigar por título de novo, queremos o bicampeonato, estamos fortes, vamos brigar”, afirmou o central.
Monetária x Agrárias
No jogo mais disputado do dia, Monetária e Agrárias se enfrentaram em uma disputa de tirar o fôlego, onde as duas equipes se revezaram na liderança e fizeram valer a expectativa para a partida.
O jogo começou em um clima amistoso, em que ambos os times se cumprimentaram antes do primeiro ataque. O clima acabou bem rápido, já que esse foi o jogo mais físico e faltoso do dia, onde nenhuma das duas equipes queriam dar o braço a torcer. Prova disso, é o total de cinco advertências de dois minutos no jogo e alguns cartões amarelos.
Com o início de jogo frenético, ambas as equipes não conseguiram manter o ritmo para a segunda etapa, onde o jogo esfriou. Com a queda de ritmo e o alto número de faltas, o jogo se manteve equilibrado até o final, com a Agrárias saindo com a vitória em um placar apertado de 17 a 15.
Computação x Psico
Mesmo depois de tanta emoção com as partidas anteriores, o embate entre Computação e Psico ainda reservou várias surpresas, como duas expulsões, uma para cada lado, e o mesmo treinador para ambas as equipes. Esse com certeza foi o jogo mais curioso do dia.
A disputa começou com a Computação dominando as ações e abrindo vantagem no jogo, mas com a expulsão logo cedo do camisa 11, a Psico conseguiu encostar no placar.
Porém, com muitos erros de passes e chutes para os dois lados, a Psico não conseguiu virar o jogo, gerando mais uma expulsão após o camisa 10 do seu time tentar impedir um contra-ataque com uma rasteira.
Com ambas as equipes não conseguindo performar nos seus melhores níveis, o placar não cresceu muito, terminando com a vitória da Computação por 13 a 9.
República Taverna x Exatas
Com a ausência de algumas Atléticas, a República Taverna foi chamada para completar os amistosos e não fez feio. Com a última partida do dia sendo às 17h, a torcida não estava presente em peso, o que não abalou os jogadores que conseguiram fazer uma grande partida.
O jogo começou equilibrado, mas logo a Exatas abriu vantagem no placar, não dando chances para a Taverna, que mesmo atrás no placar, ainda conseguiu manter a moral alta. Com a maior quantidade de gols marcados em um jogo no dia, os “gorilas” conseguiram a vitória por 29 a 16.
Resultados do handebol masculino no Agita UFU 2023/1
Educa 17 x 11 Artes
Engenharia 26 x 13 Humanas
Agrárias 17 x 15 Monetária
Computação 13 x 9 Psico
Exatas 29 x 16 República Taverna
Comments