top of page

Handebol feminino na Olimpíada UFU 2024 inicia com preocupações sobre integridade física de atletas

Atualizado: 24 de set.

Com a chegada da primeira fase de jogos e diversos acidentes que ocorreram, o receio tomou conta da modalidade, mas não impediu grandes jogos


Por Pedro Franco 



Foi dada a largada para a Olimpíada UFU de 2024! Esse ano, ela ocorre de maneira levemente diferente: devido à reforma no campus Educação Física, as praças esportivas estão espalhadas por toda cidade. Mesmo dentro da Educa, o handebol é sediado na quadra G1, que normalmente contempla o futsal, em detrimento do G2, que está em obras.


Mesmo com menor presença de torcidas pela diversidade de praças, não faltou emoção durante o fim de semana. A primeira fase contou com oito jogos: os vencedores foram classificados diretamente para as oitavas de final, enquanto os perdedores irão disputar a repescagem entre si para tentar mais uma chance na competição. 


As participantes da modalidade em 2024 são Agrárias, Artes, Biológicas, Computação, Direito, Educação Física, Engenharia, Exatas, Fisioterapia, Gnomada Patos, Humanas, Infernal, Medicina, Monetária, Odonto e Psicologia. Lembrando que a Infernal é a união das atléticas do campus Pontal para a disputa.


Engenharia 18 x 6 Direito 


As atuais tricampeãs abriram o fim de semana ao deixar claro que buscam pelo tetra. Com o início mais travado, a Engenharia cercou a entrada da área do Direito, que permitiu a troca de passes sem qualquer resistência. Ao evitar adiantar a marcação, estavam convidando as adversárias para seu gol, que logo foi vazado e seguiu sendo. O primeiro ponto do Guará veio somente no 5 a 1. E o fim do primeiro tempo por 9 a 3.


O segundo tempo começou com um ponto das futuras engenheiras, mas foi marcada por uma cena preocupante. Ao conseguir se livrar da marcação e arremessar no gol, a atleta Maria Fernanda Franco caiu com a cabeça no chão, e ficou imóvel no piso da quadra por um tempo. O socorro dos que estavam no ginásio veio de maneira imediata para a atleta que apresentava estar atordoada.


Porém, o socorro médico profissional demorou a chegar, tendo que ser chamado por pessoas que se voluntariaram a ir atrás de atendimento. Assim, a atleta foi retirada de quadra ao som de aplausos e recebeu tratamento, posteriormente levada ao hospital, com a suspeita de uma concussão. Infelizmente, não foi o único acidente. Luísa Bougleux, do Direito, saiu após impacto no joelho.


Após os infelizes acontecimentos, a partida seguiu normalmente. Com domínio do Leão e sem reação da adversária, o placar foi ampliado, e as atuais campeãs saíram com a vitória por 18 a 6.


Fisioterapia 23 x 15 Gnomada Patos


A partida mais acirrada dessa fase da competição, durante todo o primeiro tempo as oponentes se perseguiram ponto a ponto, sem permitirem a abertura por mais de um gol em nenhum momento. Com a torcida de Patos de Minas presente em peso e enfrentando um atlética que jogava em casa, se sentiam confortáveis no jogo, ao enxergar a vitória como um cenário muito possível.


O primeiro tempo ainda contou com um tiro de sete metros da Gnomada, defendido pela goleira da Fisioterapia, que viu sua atleta Ana Luisa Pains sair de quadra após uma bola atingir seu rosto. O primeiro tempo terminou em 10 a 9 para o Crocodilo.


Com o segundo tempo, o desequilíbrio: a atleta de Patos, Nicolly Dias, uma das principais pontuadoras com cinco gols marcados, foi expulsa, o que trouxe instabilidade para a equipe. Infelizmente, outra cena preocupante. Após vários acidentes, Isabella Belotto, da Gnomada, caiu no chão e foi retirada com ajuda médica após um corte na nuca que estava sangrando muito, e encaminhada para o hospital.


Após esses acontecimentos, a atlética da casa não encontrou a mesma resistência de antes e dominou o resto da partida com facilidade, encerrando o segundo tempo e a partida com 23 a 15.



Educação Física 30 x 8 Biológicas


A terceira partida do feminino da modalidade no dia contou com grande disparidade entre as equipes. A Educação Física, jogando em casa, não permitiu nenhuma esperança de vitória para a Biológicas. O primeiro tempo seguiu dessa forma até o final, a Bio viu o Cachorro ampliar o placar seguidamente, e com isso terminou em 18 a 3.


A mesma toada se repetiu no segundo tempo da partida. A Educa queria garantir uma boa estreia e se postar como uma das candidatas ao título esse ano, perante sua torcida, essa que, assim como de seus oponentes, estava em peso, algo que foi um dos chamativos para a partida sem surpresas.


Sem mudanças, mesmo que a Atlética do Dragão tenha conseguido marcar mais gols que no primeiro tempo, o resultado era inevitável,  30 a 8 para as donas da casa, que se classificaram para as oitavas, enquanto a Bio irá disputar a repescagem. 


Monetária 24 x 7 Computação 


A partida teve quase o mesmo roteiro da anterior, com um domínio indiscutível do Tamanduá. Elas abriram o placar e não permitiram perder a liderança em nenhum momento, com facilidade para entrar na área da Computação. Os gols foram marcados um após o outro, no fim do primeiro tempo, 14 a 3.


Nada mudou para a segunda metade, a defesa do Lobo continuava permitindo espaços para o ataque adversário, esse que veio com menos ímpeto e administrou a vantagem. Dessa forma, sem dificuldades, conquistou a classificação para as oitavas de final e jogou a Comp para a repescagem, com 24 a 7 nos números finais.


Um dos destaques foi Ana Ravila Silva, que no momento era a artilheira do torneio ao liderar o ataque na atlética vermelha para a vitória, e agora aguarda suas adversárias na próxima fase. 


Artes 8 x 4 Exatas


O embate entre o Arlequim e o Gorila contou com a menor pontuação do dia. As duas atléticas aparentavam pouco entrosamento e grandes dificuldades para articular seus ataques, principalmente a Exatas, que constantemente errava passes simples na entrada da área da Artes, o que só não permitiu contra-ataques pela falta de ímpeto adversário.


O tom monótono seguiu pelo resto da partida, que contou com grande presença da torcida artística, gritando e incentivando durante a maior parte do confronto, o que surtiu efeito no placar final, que foi encerrado com 8 a 4 para o Arlequim. As atletas fizeram uma grande festa com sua torcida.



Humanas 10 x 5 Psicologia


O domingo de disputas começou devagar com o jogo entre a Pantera e Fênix, que contou com uma pontuação baixa. Um ponto marcante da partida foi o encontro entre as duas atléticas que se uniram para a disputa do último CIA, e se encontraram logo de cara por ingratidão do sorteio.


O primeiro tempo foi de mais equilíbrio, sem uma grande vantagem no placar para nenhum lado, algo que não seria permitido pelos números finais do tempo, somente 4 a 3 para a Psicologia. Com a vinda da segunda metade, a recuperação da Humanas e a virada, que fez um segundo tempo bem mais consistente.


A atlética roxa subiu de rendimento e viu suas adversárias marcarem somente um gol durante todo o decorrer do período. Com isso, assumiu a liderança no placar e a vitória, com 10 a 5 nos números finais.


Agrárias 33 x 8 Infernal


Uma partida com certa tensão após provocações da Agrárias direcionados à Infernal durante o sorteio do chaveamento, esperava-se que a atlética de Ituiutaba, que realizava seu primeiro jogo na modalidade, viesse com mais garra para ameaçar o Javali, algo que não aconteceu.


Os espaços no bloqueio da nova atlética eram cedidos com extrema facilidade, que via seu gol ser vazado repetidas vezes, como um replay de erros. Cedia contra-ataques que foram muito desperdiçados para a atlética do campus Glória, o que não permitiu um placar mais elástico no final do primeiro tempo, com 14 a 2.


O segundo tempo contou com leve melhora da Infernal, cada ponto era muito comemorado pela torcida, que acompanhava a sua estreia com muito orgulho. Porém, isso não alterou os números finais: vitória da Agrárias por 33 a 8 e provocações da torcida do Javali.



Medicina 16 x 7 Odonto


O último jogo do dia e da primeira fase do handebol. No apagar das luzes da Educa, a Serpente encarou o Panda pela vaga nas oitavas. A Medicina abriu o placar em início de partida travado, mas após isso conquistou o controle total e seguiu ampliando, com muita dificuldade da Odonto para marcar.


As futuras dentistas tiveram leve melhora no final do primeiro tempo ao marcar alguns gols, mas não mudou o panorama geral, 10 a 3 no final do tempo. O segundo começou de maneira similar, mas com uma continuidade da reação vista no final do último período e maior facilidade da Odonto para marcar.


Durante a partida, foi possível ouvir broncas entre as jogadoras da Medicina, que não queriam permitir uma recuperação adversária. No fim, as atletas da Serpente encerraram a partida e o dia em 16 a 7 no números finais.


Resultados da primeira fase


Engenharia 18 x 6 Direito

Fisioterapia 23 x 15 Gnomada Patos

Educação Física 30 x 8 Biológicas

Monetária 24 x 7 Computação 

Artes 8 x 4 Exatas

Humanas 10 x 5 Psicologia 

Agrárias 33 x 8 Infernal 

Medicina 16 x 7 Odonto


Os jogos de repescagem serão disputados no próximo sábado, dia 28.



1 comentário

1 Comment


Daniel Araujo
Daniel Araujo
Sep 24

Sinceramente, no jogo de fisio x patos o juiz foi uma PIADA, merecia começar a trabalhar de verdade ao invés de perder tempo atrapalhando um evento esportivo sério (aliás, um dos maiores do brasil). A isabella abriu a cabeça, teve que ir para o hospital às pressas para tomar ponto e o juiz vem falar que "não foi nada" e que era apenas um "lance de jogo", isso não existe.

Like
bottom of page